O que é:
O DIU de prata é um método contraceptivo eficaz para evitar a gravidez, já que por ser composto por cobre e prata pode promover a alteração das características do útero da mulher e deixar o muco cervical mais espesso, interferindo na mobilidade do espermatozoide e prevenindo a fecundação.
O DIU de prata possui o formato de "Y", sendo mais fácil de ser inserido pelo ginecologista, e é indicado principalmente para mulheres que possuem o útero menor.
É importante que o tipo de DIU seja discutido com o ginecologista para que sejam avaliadas as vantagens e desvantagens de cada tipo e se há necessidade de fazer uso de um DIU hormonal, por exemplo. Veja mais sobre os tipos de DIU.
Como funciona
O DIU de prata libera continuamente cobre e prata no útero por um período de 5 anos. O cobre liberado atua diretamente nas paredes do útero, o endométrio, dificultando a implantação de um possível óvulo fecundado e o desenvolvimento de uma gravidez. Além disso, o cobre liberado é capaz de promover o aumento da espessura no muco cervical, dificultando a movimentação do espermatozoide, além de também promover uma ação inflamatória capaz de induzir a morte dos espermatozoides.
Ao mesmo tempo que há liberação do cobre, há liberação da prata, que atuam impedindo a oxidação do cobre no útero e, consequentemente, promovendo aumento do efeito contraceptivo do DIU.
Qual a diferença entre o DIU de cobre e o DIU de prata?
Tanto o DIU de cobre quanto o DIU de prata são dispositivos intrauterinos que não possuem hormônios. No entanto, o DIU de cobre é formado apenas de cobre, enquanto que o de prata contém cobre e prata. Além disso, por conter prata, o DIU de prata pode ter menos efeitos colaterais que o de cobre, porém só pode permanecer no útero por 5 anos, enquanto que o DIU de cobre pode permanecer por 10 anos. Conheça mais sobre o DIU de cobre.
O DIU de prata tem hormônio?
O DIU de prata é um tipo de dispositivo intrauterino não hormonal, ou seja, não contém hormônios em sua composição, diferentemente do DIU Mirena. Assim, o DIU de prata apresenta efeitos colaterais menos intensos que o hormonal e o seu efeito no corpo é devido à liberação de cobre e de prata.
Como colocar o DIU de prata
O DIU de prata deve ser colocado no consultório do ginecologista e é um procedimento simples e rápido, podendo durar até 20 minutos. Para isso, a mulher deve ficar em posição ginecológica, com as pernas afastadas, e o médico deve inserir o dispositivo até o útero, deixando um pequeno fio dentro da vagina para garantir que o DIU está colocado de forma correta.
O DIU de prata pode ser colocado em qualquer fase do período menstrual, no entanto é importante que sejam seguidas as orientações do ginecologista, que pode recomendar que a colocação seja feita durante o período menstrual, que é quando o útero está mais dilatado, facilitando a colocação.
Possíveis efeitos colaterais
O DIU de prata não está relacionado com muitos efeitos colaterais, no entanto nos primeiros meses após a colocação, é possível haver alteração do ciclo menstrual, leve desconforto abdominal e pequeno sangramento após a colocação do DIU.
Além disso, por conter prata em sua composição, não costuma ser notado aumento do fluxo menstrual e das cólicas após a colocação do DIU de prata, diferentemente do que acontece com o DIU de cobre.