8 sintomas de doença celíaca (e o que fazer)

A doença celíaca pode causar sintomas, como diarreia gordurosa, desconforto e/ou inchaço no abdome, vômitos, perda de peso e cansaço, que variam em intensidade e frequência, nem sempre sendo facilmente notados.

A doença celíaca é uma doença autoimune em que a ingestão de glúten agride o intestino delgado, resultando na sua inflamação e dificultando a absorção de nutrientes que passam pelo trato digestivo.

Leia também: Doença celíaca: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento tuasaude.com/doenca-celiaca

Em caso de suspeita de doença celíaca, é recomendado consultar um gastroenterologista. O seu tratamento consiste em eliminar alimentos com glúten da alimentação permanentemente, como aqueles à base trigo, centeio ou cevada.

Paciente falando os seus sintomas para a médica no consultório

Principais sintomas

Os principais sintomas da doença celíaca são:

1. Diarreia

A diarreia é um dos sintomas mais frequentes da doença celíaca devido à má absorção de gordura. Assim, é comum a quantidade de gordura nas fezes aumentar fazendo com que se tornem mais volumosas, claras, “grudentas” e mal cheirosas, o que é conhecido como esteatorreia. Veja o que é esteatorreia e os sintomas.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Dor ou desconforto no abdome

A doença celíaca pode provocar dor ou desconforto recorrentes no abdome devido à dificuldade de absorção dos alimentos. No entanto, essa dor normalmente é leve e transitória.

3. Inchaço na barriga

Devido à má absorção dos nutrientes dos alimentos pelo intestino, é comum pessoas com doença celíaca notarem algum inchaço na barriga que pode ser acompanhado ou não de desconforto leve no abdome.

Leia também: Barriga inchada: 9 causas comuns e o que fazer tuasaude.com/barriga-inchada

4. Vômitos

Devido a intolerância ao glúten, a doença celíaca pode causar sintomas como náusea e/ou vômitos que são mais frequentes após ingerir alimentos que contêm esta proteína.  

5. Prisão de ventre

Embora seja menos frequente, a doença celíaca também pode causar prisão de ventre em algumas pessoas devido às alterações no funcionamento do intestino, fazendo com as fezes se tornem mais difíceis de serem eliminadas. 

6. Perda de peso

É comum a pessoa com doença celíaca apresentar uma perda de peso que não está relacionada com dietas ou exercícios físicos, por exemplo, devido às alterações na mucosa do intestino que prejudicam a absorção de nutrientes. 

Leia também: 9 causas de perda de peso rápida (e quando se preocupar) tuasaude.com/conheca-as-doencas-que-podem-causar-perda-de-peso

No entanto, especialmente em crianças, além da perda de peso, a má absorção pode resultar em dificuldade de crescimento, por exemplo. 

7. Cansaço

O cansaço provocado pela doença celíaca normalmente está associado ao desenvolvimento de anemia, que resulta da dificuldade do intestino em absorver nutrientes como vitamina B12, folato e ferro. Conheça outros sintomas de anemia.

8. Dificuldade de coagulação do sangue

A inflamação no intestino causada pela doença celíaca também pode afetar a absorção de vitamina K e, portanto, pode prejudicar a produção de substâncias importantes para a coagulação do sangue.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da doença celíaca é feito pelo gastroenterologista ou clínico geral baseado nos sintomas apresentados e resultado de exames, como a pesquisa de anticorpos específicos no sangue e a endoscopia digestiva alta, além da resposta do organismo à exclusão do glúten da dieta.

A endoscopia digestiva alta é um exame que frequentemente é indicado para confirmar o diagnóstico da doença celíaca, porque permite visualizar a parede do intestino e fazer a sua biópsia, em que se pode identificar alterações características dessa condição. Saiba para que serve a endoscopia e como é feita.

O que fazer

Em caso de suspeita de doença celíaca é recomendado consultar um gastroenterologista ou clínico geral para que o diagnóstico seja confirmado e seja iniciado o tratamento mais adequado, que é feito com a eliminação de alimentos que contêm glúten da dieta.

Idealmente, a alimentação deve ser orientada por um nutricionista, sendo normalmente recomendado evitar o consumo de alimentos que contenham trigo, centeio ou cevada, por exemplo. 

Leia também: Dieta para doença celíaca: o que comer e o que evitar tuasaude.com/dieta-para-doenca-celiaca

Quando o tratamento é feito corretamente de acordo com as orientações do médico e nutricionista, os sintomas da doença celíaca tendem a melhorar em poucas semanas.

Vídeos relacionados