Doença da arranhadura do gato: o que é, sintomas, causa e tratamento

A doença da arranhadura do gato é uma infecção causada pela Bartonella henselae, que pode ser transmitida para as pessoas após o arranhão de um gato infectado. Essa bactéria é capaz de proliferar a inflamar a parede dos vasos sanguíneos, deixando o local lesionado com uma bolha vermelha característica da doença e que pode complicar causando uma celulite, que é um tipo de infecção na pele ou uma adenite.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Infectologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Apesar de ser uma doença transmitida por gatos, nem todos os gatos são portadores da bactéria. No entanto, como não é possível saber se o gato possui ou não a bactéria, é importante que seja levado a consultas periódicas no veterinário para que sejam feitos exames e seja feita a desparasitação, prevenindo essa e outras doenças.

O tratamento para a doença da arranhadura do gato deve ser orientado pelo infectologista ou clínico geral, sendo normalmente indicado o uso de antibióticos.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas da doença da arranhadura do gato são:

  • Bolha vermelha em torno do local do arranhão;
  • Gânglios linfáticos inflamados, popularmente chamadas de ínguas;
  • Febre alta que pode ser de 38 a 40ºC;
  • Dor e rigidez no local lesionado;
  • Falta de apetite e emagrecimento sem causa aparente;
  • Problemas de visão como vista embaçada e ardência nos olhos;
  • Irritabilidade.

Os sintomas costumam surgir alguns dias após o arranhão do gato, sendo importante que o infectologista ou clínico geral seja consultado.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da doença da arranhadura do gato é feito pelo clínico geral ou infectologista a partir da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, levando em consideração de a pessoa sofreu algum arranhão do gato e quando isso aconteceu.

Além disso, para confirmar o diagnóstico, é indicada a realização de exame de sangue para investigar a presença da bactéria Bartonella henselae, que é transmitida pelo gato no momento do arranhão e que leva ao aparecimento dos sinais e sintomas da doença.

Marque uma consulta com o infectologista mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para avaliar a possibilidade da doença da arranhadura do gato:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Causa da doença da arranhadura do gato

A doença da arranhadura do gato acontece devido à entrada da bactéria Bartonella henselae no organismo após arranhão de um gato infectado por essa bactéria. No entanto, nem todas as pessoas desenvolvem a doença, sendo mais fácil de acontecer em pessoas que possuem o sistema imunológico mais frágil devido à doenças crônicas, uso de medicamentos ou realização de transplantes, por exemplo.

Como é o tratamento

O tratamento da doença da arranhadura do gato é feito com antibióticos como Amoxicilina, Ceftriaxona, Clindamicina, de acordo com a orientação do médico, para que a bactéria consiga ser eliminada de forma eficaz. Além disso, os gânglios linfáticos inchados e com líquido podem ser drenados com agulhas, para que a dor seja aliviada.

Nos casos mais graves, quando a febre permanece e quando surge um caroço num gânglio linfático próximo do local do arranhão, pode ser necessário fazer uma cirurgia para retirar o caroço que se forma, sendo realizada também uma biópsia para que seja detectada as alterações presentes. Após a cirurgia pode ser preciso colocar um dreno para eliminar as secreções que podem continuar saindo por mais alguns dias.

A maioria das pessoas que sofrem a doença da arranhadura do gato se recuperam em poucas semanas após o início do tratamento.