A doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal que provoca sintomas como diarreia frequente, dor abdominal, sangue nas fezes e até febre.
Não se conhecem exatamente as causas da doença de Crohn, mas parece estar relacionada a fatores genéticos ou mal funcionamento do sistema imunológico.
A doença de Crohn não tem cura, no entanto, o tratamento permite aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida, devendo ser feito de acordo com a orientação de um nutricionista e um gastroenterologista.
Principais sintomas
Os sintomas que caracterizam a doença de Crohn são:
- Diarreia frequente;
- Sangue ou muco nas fezes;
- Dor abdominal;
- Vontade repentina para evacuar;
- Cansaço excessivo;
- Perda de apetite e peso;
- Febre.
Algumas pessoas também podem apresentar outros sintomas que não parecem diretamente relacionados com a inflamação do intestino, como surgimento de aftas frequentes, articulações doloridas, suores noturnos ou alterações na pele.
Leia também: 6 principais sintomas da doença de Crohn (com teste online) tuasaude.com/como-identificar-a-sindrome-de-crohnTeste online de sintomas
Se acha que pode ter doença de Crohn, selecione o que está sentindo para saber as suas chances:
O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o gastroenterologista ou proctologista.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da doença de Crohn normalmente é feito por um proctologista ou gastroenterologista, através da observação dos sintomas apresentados e do histórico de saúde da pessoa.
Além disso, podem ser indicados alguns exames como colonoscopia, endoscopia ou exame de fezes, para descartar outras hipóteses de diagnóstico, como infecção intestinal ou colite ulcerativa, por exemplo, que podem apresentar sintomas semelhantes.
Marque uma consulta com o médico mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para avaliar o risco de ter doença de Crohn:
Possíveis causas
A doença de Crohn ainda não tem as causas totalmente esclarecidas, no entanto acredita-se que possa ser influenciada por fatores como:
- Genética: a doença de Crohn parece ser mais comum em pessoas que têm um parente próximo com a doença;
- Alterações do sistema imunológico: levam a uma resposta exagerada do organismo durante uma infecção, provocando um ataque às células do sistema digestivo;
- Alterações na microbiota intestinal: pode causar desequilíbrio na quantidade de bactérias presentes no intestino, alterando seu funcionamento;
- Cigarro: o cigarro possui substâncias como a nicotina, monóxido de carbono e radicais livre que podem alterar a forma como o sangue flui para os intestinos.
A doença de Crohn pode manifestar-se em qualquer fase da vida, porém é mais comum após períodos de grande estresse ou preocupação. Além disso, pode também acontecer devido ao uso prolongado e/ ou sem indicação médica de medicamentos como anticoncepcionais orais, antibióticos ou anti-inflamatórios como ibuprofeno ou diclofenaco, por exemplo.
Como é feito o tratamento
O tratamento da doença de Crohn deve sempre ser feito de acordo com a orientação do gastroenterologista e do nutricionista e tem como objetivo reduzir a inflamação do intestino, aliviando os sintomas e prevenindo complicações. Os principais tratamentos para a doença de Crohn são:
1. Uso de medicamentos
Os medicamentos utilizados no tratamento da doença de Crohn devem sempre ser recomendados pelo gastroenterologista e são indicados para aliviar os sintomas ou evitar as crises e incluem:
- Corticoides como prednisona ou budesonida para ajudar a reduzir a inflamação do intestino;
- Aminossalicilatos como sulfasalazina ou mesalazina que agem reduzindo a inflamação para prevenir e reduzir as crises;
- Imunossupressores como azatioprina, mercaptopurina ou metotrexato que ajudam a diminuir a ação do sistema imunológico e podem ser usados nos casos em que não ocorre melhora com o uso de outros medicamentos;
- Medicamentos biológicos como infliximabe, adalimumabe, certolizumabe pegol ou vedolizumab que ajudam a modular as ações do sistema imunológico;
- Antibióticos como ciprofloxacino ou metronidazol podem ser usados nos casos de complicações por infecção, supercrescimento bacteriano ou doença perianal.
Além disso, outros medicamentos para aliviar os sintomas podem ser utilizados como medicamentos para diarreia, dor ou suplementos vitamínicos no caso de deficiência nutricional por má absorção dos alimentos.
2. Alimentação adequada
A inflamação no intestino causada pela doença de Crohn pode prejudicar a digestão e a absorção dos alimentos, podendo causar diarréia, dor abdominal ou atraso no crescimento de crianças, por isso é importante fazer uma dieta balanceada, orientada por um nutricionista ou nutrólogo, e evitar ingestão de alimentos que possam piorar os sintomas como café, chocolate ou verduras cruas, por exemplo. Saiba o que comer na doença de Crohn.
Além disso, se mesmo com a dieta adequada, não apresentar melhora na absorção dos nutrientes ou redução dos sintomas, pode ser indicado pelo médico uma alimentação específica feita por nutrição enteral ou parenteral.
3. Cirurgia
A cirurgia pode ser indicada pelo médico se as mudanças na dieta ou tratamento com medicamentos não forem eficazes para melhorar os sintomas da doença de Crohn ou se surgirem complicações como fístulas ou estreitamento do intestino.
Durante a cirurgia, o médico remove porções danificadas do intestino e reconecta as partes saudáveis.
Veja no vídeo a seguir como é feito o tratamento da doença de Crohn:
3 principais doenças que causam DIARREIA
07:01 | 103.300 visualizaçõesPossíveis complicações
A doença de Crohn pode causar algumas complicações no intestino ou em outras partes do corpo como pele ou ossos, por exemplo. Outras possíveis complicações dessa doença incluem:
- Estreitamento do intestino que pode levar à obstrução e necessidade de cirurgia;
- Ruptura do intestino;
- Formação de úlceras no intestino, na boca, no ânus ou na região genital;
- Formação de fístulas no intestino que são uma conexão anormal entre diferentes partes do corpo, por exemplo entre o intestino e a pele ou entre o intestino e outro órgão;
- Fissura anal que é uma pequena rachadura no ânus;
- Desnutrição que pode levar à anemia ou osteoporose;
- Inflamação nas mãos e pernas com aparecimento de caroços sob a pele;
- Aumento da formação de coágulos sanguíneos que podem causar obstrução de veias e artérias.
Além disso, a doença de Crohn aumenta o risco de desenvolver câncer de intestino, sendo indicado fazer acompanhamento médico regular e exame de colonoscopia, conforme a indicação médica. Saiba como é feita a colonoscopia.