A dor de cabeça pode ser causada por má postura, estresse ou ansiedade, problemas de visão, bruxismo ou alterações hormonais durante o ciclo menstrual ou gravidez.
No entanto, em alguns casos, pode ser indicativa de problemas de saúde, como enxaqueca, sinusite, desidratação ou meningite, e estar acompanhada de outros sintomas como enjoo, vômitos ou febre, por exemplo.
Leia também: Dor de cabeça e enjoo: o que pode ser (e como aliviar) tuasaude.com/dor-de-cabeca-e-enjooGeralmente, a dor de cabeça diminui após repousar ou aumentar a ingestão de água. No entanto, caso piore, demore mais de 2 dias para melhorar ou seja acompanhada de outros sintomas, deve-se consultar o clínico geral para iniciar o tratamento adequado.
O que pode ser a sua dor de cabeça:
Para descobrir a possível causa da sua dor de cabeça, por favor responda às seguintes questões:
Esta é apenas uma ferramenta para tentar identificar a possível causa da sua dor de cabeça e, por isso, não deve substituir a consulta com um médico, que é o profissional mais adequado para confirmar o diagnóstico e recomendar o tratamento adequado.
11 principais causas da dor de cabeça
As principais causas de dor de cabeça são:
1. Má postura
A dor de cabeça e na nuca é normalmente sinal de problemas na coluna causados pela má postura ao longo do dia, por exemplo, não sendo considerada grave.
O que fazer: nos casos em que a dor de cabeça é devido à má postura, é recomendado apenas que a pessoa fique de repouso e coloque uma compressa morna no pescoço até que a dor diminua.
No entanto, caso a dor se mantenha por mais de 1 dia ou seja acompanhada de outros sintomas deve-se consultar imediatamente um clínico geral para que sejam realizados exames e possa ser identificada a causa e iniciado o tratamento adequado.
2. Bruxismo
O bruxismo é o ato de apertar ou ranger os dentes de forma inconsciente, constante e excessiva, o que causa uma pressão sobre os dentes e tensão nos músculos responsáveis pela mastigação, levando ao surgimento de sintomas, como dor de cabeça ao acordar ou dor nas articulações da mandíbula.
O que fazer: deve-se consultar o dentista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado, que normalmente inclui a utilização de uma placa de bruxismo na hora de dormir. Veja outras opções de tratamento para o bruxismo.
3. Problemas de visão
Quando a dor de cabeça é acompanhada também pela dor nos olhos, é normalmente sinal de problemas de visão, como miopia ou hipermetropia, por exemplo.
O que fazer: deve-se consultar um oftalmologista para fazer a correção da visão e diminuir o desconforto. Veja o que fazer para combater a vista cansada.
4. TPM
Durante a tensão pré-menstrual (TPM), que ocorre de 1 a 2 semanas antes da menstruação, podem surgir dor de cabeça, enxaqueca, inchaço abdominal ou sensibilidade nas mamas.
Isto pode ocorrer devido a alterações dos níveis de estrogênio e progesterona, o que é normal durante o ciclo menstrual, podendo também influenciar na quantidade de serotonina no cérebro, um hormônio responsável por controlar o humor e a sensação de bem estar.
O que fazer: algumas formas de aliviar a dor de cabeça da TPM são fazer repouso, beber bastante água e aumentar o consumo de alimentos ricos em triptofano, como banana ou abacate, por exemplo. Confira a lista completa de alimentos ricos em triptofano.
Além disso, deve-se consultar o ginecologista que pode indicar o uso de remédios analgésicos ou triptanos, de forma a aliviar os sintomas, especialmente se são frequentes.
5. Gravidez
A dor de cabeça na gravidez é um sintoma normal no primeiro trimestre devido às alterações hormonais ou até por cansaço, estresse, desidratação ou hipoglicemia.
No entanto, a dor de cabeça na gravidez pode ser perigosa quando surge depois das 24 semanas, associada a dores abdominais e náuseas, pois pode indicar pressão alta ou pré-eclâmpsia. Veja outras causas da dor de cabeça na gravidez.
O que fazer: deve-se repousar e aumentar a ingestão de água, fazer refeições leves de 3 em 3 horas e em pouca quantidade ou uma massagem na cabeça.
No entanto, caso se apresente sintomas de pressão alta ou pré-eclâmpsia, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro, pois é uma emergência médica que deve ser tratada adequadamente e de forma rápida. Saiba como é feito o tratamento da pré-eclâmpsia.
6. Desidratação
A desidratação pode surgir por não beber água suficiente durante o dia, estar em ambientes com temperaturas muito altas ou diarreia, por exemplo, levando ao surgimento de dor de cabeça intensa.
Outros sintomas da desidratação são tontura, sede excessiva, boca seca e cansaço, por exemplo. Saiba identificar todos os sintomas de desidratação.
O que fazer: usar roupas largas para aliviar o desconforto causado pelo calor excessivo e diminuir a produção de suor, e manter-se hidratado ingerindo cerca de 8 a 10 copos de água por dia, pois assim é possível evitar a desidratação. Nos casos mais graves de desidratação, pode ser necessário internamento hospitalar para receber soro na veia e outras medicações.
7. Enxaqueca
A enxaqueca pode causar dor de cabeça constante, que pode ser latejante ou pulsátil e pode durar vários dias, sendo normalmente difícil de aliviar ou parar a dor, e pode ser acompanhada por enjoo, vômitos e sensibilidade à luz ou ao barulho. Conheça outras causas da dor de cabeça constante.
O que fazer: é recomendado relaxar e repousar em um local escuro e tomar um remédio analgésico ou triptanos, indicados pelo neurologista. É importante também identificar alguns hábitos que possam estar relacionados com o aumento da intensidade da dor, pois assim o tratamento pode ser mais direcionado.
Por outro lado, no caso da dor ser muito intensa e durar mais de uma semana, é importante consultar o neurologista para que sejam feitos exames e possa ser identificada a causa e indicado tratamento seja o mais adequado.
Leia também: Dor de cabeça latejante: 7 causas, sintomas (e o que fazer) tuasaude.com/dor-de-cabeca-latejante8. Sinusite
A dor de cabeça na testa é um sintoma frequente de sinusite ou gripe e surge devido à inflamação dos seios nasais presentes nesta região.
O que fazer: nesses casos é indicado lavar o nariz com soro fisiológico, fazer nebulizações 3 vezes por dia e tomar remédios para sinusite, de acordo com a recomendação do otorrinolaringologista. Assim, é possível diminuir a inflamação dos seios nasais. Veja como é feito o tratamento da sinusite.
9. Meningite
A meningite é a inflamação das membranas que envolvem o cérebro e pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas, podendo causar dor de cabeça forte.
Além da dor de cabeça, outros sintomas são febre alta e repentina, dor e dificuldade para movimentar o pescoço e para encostar o queixo na região peitoral ou até convulsões, por exemplo.
O que fazer: o tratamento da meningite deve ser feito no hospital pois é uma emergência médica, e envolve o uso de remédios antibióticos, antivirais, antiparasitários ou antifúngicos, o que varia de acordo com sua causa. Veja como é feito o tratamento da meningite.
10. Estresse ou ansiedade
O estresse ou ansiedade excessivos podem causar tensão nos músculos da cabeça, ombros, pescoço e costas, resultando em espasmos musculares e dor de cabeça tensional, que normalmente se inicia na frente da cabeça e olhos e se espalha para toda a cabeça e pescoço.
Esse tipo de dor de cabeça geralmente surge no final do dia ou após situações de grande estresse.
O que fazer: adotar medidas para reduzir o estresse e a ansiedade é a atitude mais eficaz para evitar as dores musculares. Assim, é importante adotar uma dieta equilibrada, praticar exercício físico regular, gerir bem o tempo e descansar o suficiente para repôr energias.
Além disso, pode-se fazer uma massagem relaxante e, em alguns casos, pode ser necessário fazer terapia com a ajuda de um psicólogo ou até usar remédios indicados pelo psiquiatra. Saiba como aliviar o estresse a a ansiedade.
Confira no vídeo a seguir como fazer uma massagem para aliviar a dor de cabeça:
Parar a Dor de Cabeça Sem Remédios
01:48 | 945.573 visualizações11. COVID-19
A dor de cabeça é um dos sintomas que podem surgir devido à COVID-19, sendo normalmente acompanhada por outros sintomas como dor muscular generalizada, dor na garganta, febre, tosse seca e persistente e cansaço excessivo.
O que fazer: deve-se seguir as orientações do clínico geral que pode indicar o uso de medicamentos que ajudem a aliviar os sintomas, como analgésicos e antitérmicos.
É importante também que a pessoa fique em isolamento após a confirmação do diagnóstico, pois assim é possível prevenir a infecção de outras pessoas. Veja mais sobre os sintomas de COVID-19.
Quando ir ao médico
É recomendado ir ao médico quando a dor de cabeça surge após pancadas ou acidentes, demora mais de 2 dias para desaparecer ou piora ao longo do tempo.
Além disso, é importante procurar o pronto-socorro se a dor de cabeça for acompanhada de sintomas, como:
- Febre superior a 38ºC;
- Dor no pescoço ou dificuldade para baixar a cabeça;
- Vômitos;
- Tonturas;
- Dificuldade para enxergar ou andar;
- Convulsões.
Nestes casos, o médico poderá pedir exames, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado. Confira quais são os remédios mais indicados para tratar a dor de cabeça.