Dor de cabeça forte: 6 causas comuns (e o que fazer)

Atualizado em dezembro 2023

A dor de cabeça forte normalmente é causada por estresse, enxaqueca ou sinusite, mas também pode indicar uma crise hipertensiva, acidente vascular encefálico e tumores cerebrais nos casos mais graves.

Dependendo da sua causa, a dor de cabeça forte pode ser acompanhada de outros sintomas como náusea, vômitos, alterações na visão, confusão mental, sonolência, febre, obstrução nasal e catarro amarelado.

Em caso de dor de cabeça forte, é indicado consultar um neurologista especialmente caso a dor seja frequente. No entanto, se surgirem sintomas como confusão mental, sonolência, pressão alta ou fraqueza em partes do corpo, é recomendado procurar uma emergência para avaliação.

Imagem ilustrativa número 1

O que pode ser a sua dor de cabeça forte

Para saber o que pode estar causando a sua dor de cabeça forte, por favor responda às seguintes questões:

AA6
Em que região sente a dor?

Esta ferramenta serve apenas como meio de orientação e, por isso, não deve substituir uma consulta com o médico, que é o profissional mais adequado para confirmar o diagnóstico e recomendar o tratamento adequado.

O que pode ser a dor de cabeça forte

As principais causas de dor de cabeça são:

1. Estresse

O estresse algumas vezes pode causar uma dor de cabeça forte, devido à contração excessiva de músculos do pescoço e/ou cabeça, que é conhecida como cefaleia tensional. Entenda melhor o que é a cefaleia tensional e os sintomas. 

No entanto, a dor normalmente não é acompanhada de outros sintomas e nem é intensa ao ponto de impedir a pessoa de realizar suas tarefas diárias, causando apenas a sensação de aperto ou pressão na cabeça.  

O que fazer: a dor de cabeça tende a passar em poucas horas na medida em que a pessoa relaxa. No entanto, caso a dor seja muito forte ou frequente, é recomendado consultar um neurologista e o tratamento pode envolver medicamentos, como paracetamol, ibuprofeno ou amitriptilina, e psicoterapia.

2. Enxaqueca

A enxaqueca pode causar uma dor de cabeça muito forte em algumas pessoas, que tende a afetar apenas um dos lados da cabeça e ser acompanhada de outros sintomas como náuseas, vômitos e intolerância ao barulho e/ou luz.

Quando a dor de cabeça é forte, a pessoa pode não conseguir realizar suas tarefas diárias e qualquer movimento com a cabeça pode piorar o incômodo, fazendo com que prefira repousar, especialmente em lugar quieto e escuro. Conheça os principais sintomas da enxaqueca.

O que fazer: em caso de suspeita de enxaqueca é importante consultar um neurologista. O tratamento pode envolver medicamentos analgésicos para aliviar a dor de cabeça e anticonvulsivantes para prevenir as crises, por exemplo.

Além disso, são recomendadas mudanças de hábitos, como dormir o suficiente e sempre nos mesmos horários, evitar ficar sem se alimentar por muito tempo e praticar exercícios físicos regularmente, para evitar as crises. Veja as opções de tratamento para a enxaqueca.

3. Sinusite

A dor de cabeça forte pode ser causada por sinusite, especialmente nos casos em que a inflamação nas cavidades dos ossos da face é mais intensa. É comum também surgirem outros sintomas como febre, sensação de pressão no rosto, obstrução nasal e catarro amarelado. Saiba mais sintomas de sinusite. 

O que fazer: é recomendado consultar um otorrinolaringologista em caso de suspeita de sinusite. O tratamento pode envolver o uso de antitérmicos, analgésicos, antibióticos, corticoides nasais, descongestionantes e a lavagem nasal, de acordo com a orientação do médico.

4. Crise hipertensiva

A dor de cabeça forte pode surgir devido a um grande aumento da pressão arterial, podendo ser indicativa de crise hipertensiva, e especialmente quando a dor é muito intensa, pode ser um sinal de maior gravidade.  

Além disso, a crise hipertensiva também pode provocar sintomas como crise convulsiva, confusão mental, irritabilidade e/ou sonolência e alterações da visão nos casos mais graves. Confira outros sintomas de crise hipertensiva. 

O que fazer: deve-se medir a pressão arterial para verificar se está muito alterada. Especialmente se a pressão estiver acima de 180 x 110 mmHg, é recomendado procurar uma emergência, podendo ser indicado o uso de anti-hipertensivos para baixar a pressão.

Além disso, é importante consultar um cardiologista dentro dos próximos dias para uma avaliação e verificar a necessidade de usar anti-hipertensivos diariamente ou fazer ajustes nas doses dos medicamentos já utilizados.

5. AVC

O acidente vascular encefálico (AVC) pode causar uma dor de cabeça muito forte e repentina. Além disso, a pessoa também pode apresentar náusea, vômitos, dificuldade para falar e/ou movimentar partes do corpo e, nos casos mais graves, perda da consciência. Conheça os principais sintomas de AVC. 

O que fazer: é recomendado procurar uma emergência em caso de suspeita de AVC. O tratamento pode envolver medicamentos para restaurar a circulação de sangue para o cérebro, controle da pressão arterial e cirurgia nos casos mais graves, devendo ser iniciado o quanto antes.

6. Tumor cerebral

Embora seja raro, a dor de cabeça forte também pode ser causada por tumores no cérebro, sendo comum também surgir outros sintomas como fraqueza em partes do corpo, sonolência ou irritabilidade, crise convulsiva, vômitos e/ou alterações na visão. Conheça os principais sintomas do tumor no cérebro.

O que fazer: é recomendado consultar um neurologista para uma avaliação detalhada quando existe suspeita de um tumor cerebral. Quando confirmado o diagnóstico, a dor de cabeça tende a melhorar com o tratamento do tumor, que pode envolver cirurgia e quimioterapia. Veja as principais opções de tratamento dos tumores no cérebro.

Qual médico consultar

Em caso de dor de cabeça forte, é recomendado consultar um neurologista, que é o médico mais indicado para iniciar a avaliação deste sintoma e descartar doenças graves como tumores no cérebro.

Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o neurologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Neurologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Dependendo das alterações verificadas no exame, o neurologista pode encaminhar a pessoa para outros especialistas, como um cardiologista ou otorrinolaringologista, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.

Vídeos relacionados