A dor de cabeça latejante pode ser causada por ressaca, interromper o consumo de cafeína de forma repentina, enxaqueca, sinusite ou neuralgia occipital, por exemplo.
Esse tipo de dor de cabeça é sentida como uma sensação de pulsação que pode ocorrer em toda a cabeça ou apenas em uma parte, e estar acompanhada de náuseas ou sensibilidade à luz.
Leia também: Tipos de dor de cabeça: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/tipos-de-dor-de-cabecaÉ importante consultar o neurologista ou o clínico geral sempre que surgir dor de cabeça latejante que ocorre com frequência, para que seja identificada a causa e iniciar o tratamento mais adequado.
Sintomas de dor de cabeça latejante
Os principais sintomas de dor de cabeça latejante são:
- Sensação de pulsação na cabeça;
- Náuseas ou vômitos;
- Aumento da sensibilidade à luz ou a cheiros;
- Dor ao mastigar;
- Sensibilidade no couro cabeludo.
A dor de cabeça latejante pode ocorrer em toda a cabeça ou apenas em uma parte ou um lado, e ser sentida na testa, atrás dos olhos, têmporas, topo da cabeça ou base do crânio, por exemplo.
É recomendado consultar o neurologista ou clínico geral sempre que surgir dor de cabeça latejante ou quando é frequente e acompanhada de outros sintomas, para que seja identificada sua causa e indicado o tratamento mais adequado.
Marque uma consulta com o neurologista na região mais próxima de você:
7 causas de dor de cabeça latejante
As principais causas de dor de cabeça latejante são:
1. Enxaqueca
A enxaqueca é uma das principais causas de dor de cabeça latejante moderada a grave, geralmente em apenas um lado da cabeça.
Além disso, pode estar acompanhada de outros sintomas como sensibilidade à luz, lacrimejamento, presença de manchas no campo de visão ou náusea, por exemplo. Saiba identificar todos os sintomas de enxaqueca.
A enxaqueca pode ser desencadeada por alterações hormonais, estresse, cheiros fortes, luzes piscando ou até mesmo por alergia a alimentos, e tende a piorar ao realizar esforços físicos, como andar ou subir escadas.
O que fazer: é importante fazer repouso e permanecer em um ambiente com pouco barulho e pouca luz, pois assim é possível aliviar a enxaqueca. Além disso, caso a enxaqueca seja frequente, é indicado consultar um neurologista para identificar sua causa e se necessário, iniciar o tratamento com remédios. Confira quais são os remédios indicados para enxaqueca.
2. Ressaca
A ressaca pode causar dor de cabeça latejante nos dois lados da cabeça e ocorre devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas que podem resultar em desidratação e dilatação dos vasos sanguíneos do cérebro.
Outros sintomas da ressaca são náuseas, vômitos, sensibilidade ao som e à luz ou mal estar geral.
O que fazer: deve-se beber bastante água e fazer uma alimentação leve. Em alguns casos, pode ser indicado pelo médico o uso de remédios para ressaca para ajudar a aliviar a dor de cabeça e outros sintomas. Veja os principais remédios para ressaca.
3. Abstinência de cafeína
A abstinência de cafeína ocorre quando uma pessoa que toma cafeína regularmente, para de tomar de forma repentina, causando dor de cabeça latejante.
Outros sintomas da abstinência de cafeína são, irritabilidade, ansiedade ou dor muscular, por exemplo.
O que fazer: deve-se reduzir a quantidade de bebidas com cafeína gradualmente, para evitar a dor de cabeça latejante. No entanto, caso surja, pode-se utilizar analgésicos, como o paracetamol, por exemplo, para aliviar a dor de cabeça.
Leia também: 7 formas naturais para aliviar a dor de cabeça rápido tuasaude.com/5-passos-para-aliviar-a-dor-de-cabeca-sem-remedios4. Sinusite
A sinusite pode causar sintomas semelhantes à enxaqueca, como dor de cabeça latejante, principalmente na testa ou em volta dos olhos.
A sinusite é uma inflamação dos seios nasais, podendo ser causada por infecções por bactérias ou alergias, por exemplo.
O que fazer: é recomendado lavar o nariz com soro fisiológico, fazer nebulizações 3 vezes por dia e tomar remédios para sinusite, de acordo com a recomendação do otorrinolaringologista, para reduzir a inflamação dos seios nasais. Veja como é feito o tratamento da sinusite.
5. Cefaleia em salvas
A dor de cabeça latejante também pode ser causada pela cefaleia em salvas, sendo que geralmente a dor é intensa e mais frequente atrás de um dos olhos ou órbitas, ou um dos lados da cabeça.
Além disso, outros sintomas são nariz escorrendo, inchaço da pálpebra e lacrimejamento do olho, que ocorrem do lado em que se tem a dor de cabeça. Veja mais sintomas da cefaleia em salvas.
O que fazer: o tratamento da cefaleia em salvas normalmente é feito com a inalação de oxigênio a 100% e, em alguns casos, o neurologista também pode indicar medicamentos, como verapamil ou lítio, para evitar o retorno das crises.
6. Arterite temporal
A arterite temporal é uma inflamação dos vasos, que quando afeta artérias das têmporas na cabeça, causando dor de cabeça latejante na parte lateral da testa, em apenas um lado ou nos dois.
Além disso, a dor tende a piorar com o toque, dificultando tarefas como pentear os cabelos e levando a pessoa a evitar dormir sobre o lado afetado, e outros sintomas, como febre e indisposição, também ocorrem.
O que fazer: deve-se consultar um reumatologista para iniciar o tratamento mais adequado, que pode ser feito com o uso de corticoides, analgésicos ou antitérmicos para aliviar os sintomas. Entenda como é feito o diagnóstico e o tratamento da arterite temporal.
7. Neuralgia occipital
A neuralgia occipital é a inflamação dos nervos da região occipital, que fica na base do crânio, logo acima da nuca.
Essa inflamação pode causar dor de cabeça latejante intensa e constante nessa região, e que piora ao mexer o pescoço, podendo irradiar para o topo e para a região próxima às orelhas.
O que fazer: deve-se fazer o tratamento indicado pelo neurologista que normalmente envolve repouso, uso de medicamentos ou realização de cirurgia nos casos mais graves.
Leia também: Dor de cabeça forte: 6 causas comuns (e o que fazer) tuasaude.com/dor-de-cabeca-forteQuando ir ao médico
É importante consultar o neurologista nas seguintes situações:
- Dor de cabeça latejante que não melhora ou é frequente;
- Alterações na visão, como visão dupla ou embaçada;
- Dor que piora ao se movimentar;
- Fraqueza no corpo;
- Dor de cabeça repentina.
Além disso, deve-se ir imediatamente ao pronto socorro caso surjam dificuldade para falar, dormência ou dificuldade de movimentar um lado do corpo ou confusão mental, pois pode ser sinal de condições mais graves, como AVC, por exemplo. Saiba identificar os sintomas de AVC.