A dor de cabeça na gravidez é um sintoma comum durante o 1º trimestre de gestação, sendo causada por alterações hormonais normais da gestação, cansaço, congestão nasal, baixos níveis de açúcar no sangue, estresse ou fome, podendo ser aliviada com repouso, hidratação ou alimentação leve.
No entanto, a dor de cabeça na gravidez também pode ser causada por situações mais sérias, especialmente pelo aumento da pressão arterial, que, se for constante e se aparecer acompanhada de dor no estômago e visão embaçada, pode ser um sinal de pré-eclâmpsia.
Neste caso, a grávida deve ir imediatamente ao obstetra para confirmar a causa e iniciar o tratamento adequado, uma vez que a pré-eclâmpsia pode prejudicar gravemente a gestação, se não for corretamente avaliada e tratada. Entenda melhor o que é a pré-eclâmpsia e o que deve ser feito.
Sintomas de dor de cabeça na gravidez
Os principais sintomas de dor de cabeça na gravidez são:
- Dor latejante ou pulsante;
- Dor intensa em um ou nos dois lados da cabeça;
- Dor atrás dos olhos;
- Aumento da sensibilidade à luz;
- Náuseas ou vômitos.
A dor de cabeça é muito comum no início da gravidez, principalmente devido as alterações hormonais normais da gestação e aumento do fluxo sanguíneo no corpo, e geralmente melhora à medida que a gestação evolui.
Marque uma consulta com o obstetra na região mais próxima para o acompanhamento pré-natal:
Dor de cabeça na gravidez é perigoso?
A dor de cabeça na gravidez, especialmente no primeiro trimestre é um sintoma comum, que não oferece risco ao bebê.
No entanto, no 2º ou 3º trimestre, a dor de cabeça na gravidez pode pode ser um sintoma da pré-eclâmpsia, que é uma complicação grave e perigosa que necessita de atendimento médico imediato. Saiba identificar todos os sintomas da pré-eclâmpsia.
Principais causas
As principais causas da dor de cabeça na gravidez são:
- Alterações hormonais normais na gestação;
- Estresse excessivo ou cansaço;
- Má nutrição;
- Enjoos matinais, hiperemese gravídica ou desidratação;
- Má qualidade do sono ou dormir pouco;
- Sinusite ou congestão nasal;
- Fome ou baixos níveis de açúcar no sangue;
- Sedentarismo;
- Abstinência à cafeína.
Essas causas são mais comuns no primeiro trimestre da gravidez. Já no segundo ou terceiro trimestres, a dor de cabeça pode ser causada por pressão alta, diabetes gestacional ou até ganho de peso excessivo.
Por isso, é importante fazer o acompanhamento pré-natal com o obstetra, de forma a identificar a causa da dor de cabeça, uma vez que no caso da pressão alta existe um risco aumentando de pré-eclâmpsia, eclâmpsia, AVC, parto prematuro, descolamento prematuro da placenta ou baixo peso do bebê ao nascer.
Como aliviar a dor de cabeça naturalmente
Antes de iniciar o uso de algum remédio para aliviar a dor de cabeça, a grávida deve optar por opções naturais como:
1. Repouso
O repouso é uma ótima forma de aliviar a dor de cabeça, especialmente se causada por cansaço excessivo, estresse ou noites mal dormidas, por exemplo.
Desta forma, é recomendado descansar em um ambiente tranquilo, bem arejado, sem ruído e com as luzes apagadas.
2. Beber bastante água
Beber bastante água ajuda a manter o corpo hidratado e aliviar a dor de cabeça, principalmente se foi causada por enjoos matinais ou hiperemese gravídica, que podem levar à desidratação.
3. Aplicar compressa de água fria
Aplicar uma compressa de água fria na testa ou na nuca, pode ajudar a aliviar a dor de cabeça, pois promove a contração dos vasos sanguíneos, melhorando a dor.
4. Aplicar compressa de água morna
Aplicar uma compressa de água morna em redor dos olhos e do nariz, pode ajudar a aliviar a dor de cabeça causada por congestão nasal ou sinusite, por exemplo.
Além disso, outra forma de aliviar a dor de cabeça nesses casos, é fazer a lavagem nasal com soro fisiológico, pois ajuda a eliminar o catarro do nariz e seios nasais, aliviando a dor de cabeça. Saiba como fazer a lavagem nasal com soro.
5. Massagear a testa
Fazer uma pequena massagem na testa, na base do nariz e na nuca, utilizando as pontas dos dedos, pode ajudar a aliviara tensão muscular e aliviar a dor de cabeça. Saiba como massagear a cabeça para aliviar a dor.
6. Fazer escalda pés
Fazer um escalda-pés com bolinhas de gude, mergulhando os pés e movimentando-os sobre as bolinhas ajuda a relaxar, aliviar a tensão ou o estresse, aliviando a dor.
7. Fazer refeições leves
Fazer refeições leves de 3 em 3 horas e em pouca quantidade, dando preferência para a ingestão de alimentos secos e de fácil digestão, como salada refogada, carnes brancas, frutas frescas ou pão integral, por exemplo, .
Além disso, deve-se evitar comer frituras, alimentos engordurados, comidas apimentadas ou muito condimentadas.
8. Fazer exercícios leves
Fazer exercícios leves, como caminhada ou alongamentos, ajudam a reduzir o estresse e melhorar a circulação sanguínea, ajudando a aliviar a dor de cabeça.
9. Acupuntura
A acupuntura também é uma ótima solução natural para aliviar as dor de cabeça constante na gravidez, ou para aliviar as náuseas e vômitos da gestação, devendo ser feita por um profissional experiente nesse tipo de terapia. Veja os principais benefícios da acupuntura.
Veja também esta técnica super simples ensinada pela nossa fisioterapeuta para aliviar a dor de cabeça:
Parar a Dor de Cabeça Sem Remédios
01:48 | 945.562 visualizaçõesRemédios para aliviar a dor de cabeça
O uso de medicamentos durante a gravidez só deve ser feito sob a indicação do obstetra, uma vez que alguns medicamentos podem ser prejudiciais para a grávida ou para o bebê.
Normalmente, o obstetra só indica o uso de algum medicamento quando a dor de cabeça é muito intensa, não passa com medidas naturais ou é acompanhada de outros sintomas como náuseas e vômitos, por exemplo, sendo indicado, na maioria das vezes, o uso de paracetamol. Veja como usar o paracetamol na gravidez.
Quando ir ao médico
Embora seja muito comum a grávida sentir dor de cabeça durante a gravidez, devido às alterações hormonais, é importante sempre consultar o obstetra.
Além disso, deve-se procurar o pronto-socorro se a dor de cabeça for acompanhada de outros sintomas, como:
- Dor de cabeça frequente ou que dura muito tempo;
- Dor de cabeça intensa ou que surge de repente;
- Dor de estômago ou no abdômen;
- Náuseas ou vômitos;
- Febre;
- Visão borrada ou embaçada;
- Inchaço e rápido ganho de peso;
- Diminuição da quantidade de urina e da vontade de urinar;
- Desmaio;
- Convulsões.
Esses sintomas podem ser sinal de algum problema de saúde que pode prejudicar a gravidez, como a pré-eclâmpsia ou eclâmpsia. Veja outros sintomas da eclâmpsia.