A dor no céu da boca pode ser causada pelo consumo de alimentos quentes ou duros, próteses mal colocadas, aftas, infecção por fungos, mucocele, desidratação, câncer ou síndrome da boca ardente.
Caso seja notado outros sintomas além da dor e desconforto no céu da boca, como mau hálito, aftas que não cicatrizam, irritação na garganta e manchas brancas na boca, é importante que o médico ou o dentista seja consultado para que seja feita uma avaliação da boca e, assim, seja identificada a causa da dor no céu da boca.
O tratamento para a dor no céu da boca varia de acordo com a causa, podendo ser recomendado pelo otorrinolaringologista ou dentista o uso de medicamentos, mudança nos hábitos alimentares ou realização de cirurgia, em alguns casos.
Principais causas
As principais causas de dor e feridas no céu da boca são:
1. Consumo de alimentos quentes ou duros
O consumo de alimentos ou líquidos muito quentes, ácidos ou picantes, ou alimentos muito duros podem causar feridas e cortes no céu da boca, podendo ser acompanhadas por dor e ardência na boca.
O que fazer: para que a dor não seja tão intensa, devem ser evitados alimentos ácidos ou picantes e pode-se ainda aplicar um gel cicatrizante, que forme uma película de proteção da lesão.
Para prevenir este tipo de lesões, deve-se evitar comer alimentos quando ainda estão muito quentes e ter cuidado ao comer alimentos mais duros, como torradas ou comidas com ossos, por exemplo.
2. Próteses mal colocadas
A colocação erradas de próteses dentárias, principalmente próteses da arcada dentária superior, podem causar o surgimento de dor no céu da boca, além de irritação e manchas roxas. Conheça outras causas do céu da boca roxo.
O que fazer: é importante que o dentista seja consultado para que seja feita uma avaliação da prótese e sejam feitos os ajustes necessários, além de também poder ser indicado o uso de pomadas cicatrizantes, principalmente quando são formadas feridas no céu da boca.
3. Aftas
As aftas, também conhecidas por estomatite aftosa, correspondem a pequenas lesões que podem surgir na boca, língua ou garganta e tornar o ato de falar, comer e engolir bastante desconfortável, podendo piorar durante a ingestão de bebidas e alimentos.
O que fazer: para curar a afta pode-se fazer gargarejos com água e sal e aplicar produtos específicos para a cicatrização, como por exemplo, a Omcilon A orobase, Aftliv ou o Albocresil. Veja mais detalhes do que fazer para combater as aftas.
4. Desidratação
A desidratação, causada por uma ingestão de água insuficiente ou uso de determinados remédios, por exemplo, além de dar a sensação de boca seca, pode causar dor e inchaço no céu da boca e propiciar a ocorrência de lesões.
O que fazer: é importante beber, pelo menos, 2 litros de água por dia, ingerir alimentos ricos em água, como melancia, tomate, rabanete ou abacaxi, e evitar o consumo excessivo de álcool, que também favorece a desidratação.
5. Infecção por fungos
A infecção por fungos na boca, principalmente por Candida albicans, também pode provocar dor no céu da boca, além do aparecimento de manchas brancas na boca, aftas e ardência na boca. Confira outros sintomas de candidíase oral.
O que fazer: é importante que o médico seja consultado para que seja confirmado o diagnóstico e iniciado o tratamento, que normalmente é feito como o uso de medicamentos antifúngicos na forma de gel, líquido ou enxaguante bucal.
6. Mucocele
A mucocele, ou cisto mucoso, é uma espécie de bolha, que pode se formar no céu da boca, lábios, língua ou bochecha, devido a uma pancada, mordidas ou devido à obstrução de uma glândula salivar, causando dor e desconforto e podendo ter um tamanho que varia entre poucos milímetros até 2 ou 3 centímetros de diâmetro.
O que fazer: a mucocele regride naturalmente sem a necessidade de tratamento, porém, em alguns casos, pode ser necessário realizar uma pequena cirurgia, para remover o cisto. Conheça mais sobre a mucocele.
7. Síndrome da boca ardente
A síndrome da boca ardente é uma situação em que qualquer parte da boca pode arder, além de também haver dor no céu da boca, formigamento na boca ou alteração no paladar. Confira outros sintomas da síndrome da boca ardente.
O que fazer: é importante que o otorrinolaringologista ou o dentista seja consultado para que seja confirmada a síndrome da boca ardente e, assim, sejam indicadas medidas que ajudam a aliviar os sintomas, de acordo com a causa, como uso de medicamentos, realização de tratamentos dentários ou aplicação de gelo, por exemplo.
8. Câncer
Embora seja muito raro, em alguns casos, a dor no céu da boca pode ser um sintoma de câncer na boca. Alguns sinais e sintomas que podem surgir em simultâneo em pessoas com câncer de boca são mau hálito, surgimentos de aftas frequentes e que demoram muito tempo para cicatrizar, manchas vermelhas e/ou brancas na boca e irritação na garganta, por exemplo.
O que fazer: Na presença destes sintomas, deve-se ir ao clínico geral, o mais brevemente possível, de forma a fazer o diagnóstico e a evitar complicações. Saiba como identificar o câncer de boca e como deve ser o tratamento.
9. COVID-19
A infecção pelo SARS-CoV-2 pode também aumentar o risco de feridas no céu da boca, que causam dor e desconforto, apesar de ser pouco frequente, além de poder também ser notada alteração no paladar e boca seca.
O que fazer: caso seja confirmada a COVID-19, é importante permanecer em isolamento, beber bastante líquidos e ter uma alimentação leve e de fácil digestão para acelerar a recuperação. Caso tenham sido notados outros sintomas de COVID-19, como dor de garganta, dor de cabeça e febre, pode ser indicado pelo médico o uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e/ ou antitérmicos. Veja mais detalhes do tratamento para COVID-19.