Como aliviar a dor nos pés na gravidez

Para aliviar a dor nos pés na gravidez, é recomendado usar calçados confortáveis e que permitam que todo o pé esteja apoiado, assim como realizar massagem nos pés no final do dia, ajudando a aliviar não só a dor no pé mas também o inchaço.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Obstetra perto de você! Parceria com Buscar Médico

A dor nos pés na gravidez é comum e acontece principalmente devido às alterações hormonais e na circulação sanguínea, alterações ósseas e aumento de peso comum da gravidez. Confira outras causas de dor nos pés e o que fazer.

No entanto, se a dor nos pés for muito intensa e dificultar a caminhar ou se ela estiver presente por mais de uma semana ou piorar com o passar do tempo, deve-se ir ao ortopedista ou fisioterapeuta para identificar sua causa e iniciar o tratamento adequado com a fisioterapia, já que os remédios devem ser evitados durante a gravidez.

Imagem ilustrativa número 2

8 formas de aliviar a dor nos pés na gravidez

Algumas formas de aliviar a dor nos pós na gravidez são:

1. Usar calçados confortáveis

O uso de calçados confortáveis podem ajudar a evitar e a aliviar a dor e o desconforto nos pés na gravidez.

Desta forma, é recomendado usar sapatos baixos, com sola de até 5 cm de altura, pois assim é possível apoiar bem o pé, distribuindo o peso de forma adequada e evitando possíveis dores tanto no pé quanto na região lombar.

O hábito de usar diariamente sapatos desconfortáveis pode agravar a situação, gerando doenças ortopédicas como joanete, esporão e artrite nos dedos, por exemplo.

Por isso, o ideal é no dia a dia usar sapatos confortáveis deixando aqueles que podem criar mais desconforto, apenas para ocasiões especiais.

2. Usar palmilhas ortopédicas

O uso de palmilhas ortopédicas ou protetores para o calcanhar, ajudam a reduzir a dor no pé e pressão no calcanhar.

Isso porque, esses dispositivos ajudam a absorver melhor o impacto durante a caminhada, evitando a dor nos pés.

3. Evitar o uso de rasteirinhas

O uso de sandálias rasteiras e de saltos muito altos não é indicado, pois além de favorecer a dor no pé, também pode resultar em entorses e dor na lombar, por exemplo.

Além disso, o uso de rasteirinhas pode aumentar o ressecamento da pele dos pés, especialmente a do calcanhar, e causar rachaduras, provocando dor no calcanhar na gravidez. 

4. Massagem nos pés

A massagem nos pés também pode ajudar a aliviar a dor e diminuir o inchaço, que também é frequente na gravidez, podendo ser feita ao fim do dia, por exemplo.

Para fazer a massagem, pode-se usar um creme hidratante ou algum óleo e pressionar os pontos mais doloridos. Dessa forma, é possível não só aliviar a dor nos pés, mas também promover o relaxamento. Veja como fazer uma massagem relaxante nos pés.

5. Elevar os pés

Elevar ligeiramente os pés no final do dia podem também ajudar a aliviar a dor, assim como ajudar a diminuir o inchaço, pois favorece a circulação sanguínea.

Assim, pode-se elevar ligeiramente os pés sobre o braço do sofá, a cabeceira da cama ou na parede para promover o alívio dos sintomas.

Além disso, para aliviar a dor nos pés na gravidez e prevenir o inchaço, pode ser interessante também apoiar a perna em um banquinho quando estiver sentada, assim é possível descansar a perna e os pés, aliviando a dor e o desconforto.

6. Evitar ficar muito tempo de pé

Não ficar muito tempo em pé, ajuda a melhorar a circulação sanguínea das pernas e retorno do sangue para o coração aliviando o inchaço nos pés que pode causar dor, especialmente no final do dia.

7. Usar meias de compressão

As meias de compressão facilitam o retorno do sangue das pernas para o coração e melhoram a circulação sanguínea e linfática, o que ajuda a reduzir o inchaços nos pés que pode causar dor ou desconforto.

Além disso, as meias de compressão diminuem a sensação de cansaço nas pernas e nos pés. Veja outras formas de aliviar o inchaço nos pés na gravidez.

O uso das meias de compressão devem ser feitos com indicação e orientação do obstetra, que pode indicar a mais mais adequada, pois existem vários tipos e tamanhos.

Para usar as meias de compressão, deve-se colocá-las pela manhã assim que acordar, ainda na posição deitada e retirar à noite antes de dormir. 

8. Banho de contraste

O banho de contraste ajuda a desinchar os pés, aliviando a dor e o desconforto, pois ajuda a melhorar a circulação sanguínea.

Para fazer o banho de contraste é necessário dois recipientes, como baldes ou bacias com capacidade para cobrir os pés e o tornozelos. Em seguida deve-se colocar água quente em um recipiente e água fria ou gelada no outro. 

Assista o vídeo a seguir com dicas de como fazer o banho de contraste:

Tratamento caseiro para PÉS INCHADOS

03:50 | 2.593.595 visualizações

Principais causas

A dor nos pés é frequente na gravidez e ocorre devido ao inchaço das pernas e dos pés que é proporcionado pelas alterações hormonais e aumento da dificuldade do retorno venoso dos pés para o centro do corpo, o que também favorece o inchaço dos pés e desconforto para andar.

Além disso, outras situações que podem causar dor nos pés durante a gravidez são:

  • Pancada direta que pode acontecer ao tropeçar em algo;
  • Uso de sapatos inadequados, com salto muito alto, ou solas pouco confortáveis;
  • Formato do pé, tendo o pé chato ou a curvatura do pé muito alta;
  • Rachaduras nos pés e calos que indicam uso de sapatos desconfortáveis ou até mesmo que a forma de caminhar não é a mais correta;
  • Esporão de calcâneo, que é na verdade um calo ósseo que se forma normalmente no calcanhar, causando intensa dor ao pisar devido a inflamação da fáscia plantar;
  • Joanete, que surge após utilizar sapatos de salto alto com bico fino de forma frequente durante anos, que leva a uma deformidade nos pés.

Assim, é importante que seja identificada a causa da dor nos pés na gravidez para que seja possível iniciar o tratamento mais adequado para aliviar a dor e o desconforto, podendo a massagem e o uso de sapatos mais confortáveis serem suficientes.

No entanto, caso a dor não passe, é recomendado consultar o obstetra ou o ortopedista para uma avaliação, e identificar a causa da dor nos pés, e assim, ser recomendado o tratamento mais adequado. 

Marque uma consulta com um obstetra na região mais próxima:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Vídeos relacionados

EXERCÍCIOS PARA JOANETE (e COMO NUNCA TER!)

06:45 | 864.192 visualizações

Tratamento caseiro para PÉS INCHADOS

03:50 | 2.593.595 visualizações