Dorsalgia é a dor nas costas na coluna torácica, entre o pescoço e a região lombar, causando sintomas dor entre as omoplatas, sensação de dormência nos braços ou pescoço ou rigidez na coluna.
Esse tipo de dor nas costas pode ser causado por traumas, má postura, distensão muscular, hérnia de disco, artrose na coluna, infecções ou fibromialgia, por exemplo.
Leia também: Dor nas costas: o que pode ser e o que fazer tuasaude.com/dor-nas-costasO tratamento da dorsalgia é feito pelo ortopedista ou reumatologista e varia de acordo com sua causa, podendo ser indicado uso de remédios, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia.

Sintomas de dorsalgia
Os principais sintomas de dorsalgia são:
- Dor na coluna torácica, entre as omoplatas;
- Dor que pode irradiar para o pescoço, ombros ou braços;
- Sensação de dormência ou formigamento nos braços ou pescoço;
- Dor no tórax, sensação de peso ou dormência no peito;
- Rigidez na coluna, que dificulta as atividades do dia a dia;
- Dor ou tensão muscular.
Além disso, a dorsalgia pode estar acompanhada de sintomas como febre, perda de peso sem motivo aparente, hematomas ou feridas na região dorsal.
Na presença de sintomas de dorsalgia, deve-se consultar o ortopedista ou reumatologista para que sua causa seja identificada e indicado o tratamento mais adequado.
Onde dói na dorsalgia?
A dorsalgia dói no meio das costas, que é a região região dorsal da coluna, que fica entre a região do pescoço e a lombar ou fundo das costas.
Essa dor pode estar localizada somente no meio das costas ou irradiar para os ombros, pescoço ou braços.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da dorsalgia é feito pelo ortopedista ou reumatologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exame físico.
Marque uma consulta com o ortopedista na região mais próxima de você:
Além disso, o médico pode solicitar exames para identificar a causa da dorsalgia.
Qual exame detecta dorsalgia?
Os principais exames para detectar a causa da dorsalgia são raio X da coluna, ressonância magnética, tomografia computadorizada ou eletromiografia.
Em alguns casos, também podem ser solicitados exames, como hemograma completo, proteína C reativa, fator antinuclear (FAN), fator reumatoide ou hemocultura, por exemplo.
Leia também: Hemocultura: o que é, quando é indicada e como é feita tuasaude.com/hemoculturaPossíveis causas
As principais causas da dorsalgia são:
- Má postura;
- Distensão ou espasmos musculares;
- Traumas na coluna torácica, por quedas ou acidentes;
- Fraturas na coluna dorsal ou hérnia de disco torácica;
- Artrose na coluna, osteoporose, artrite reumatoide ou espondilite anquilosante;
- Infecções, como osteomielite.
Além disso, outras causas são fibromialgia, mieloma múltiplo, metástase de outro tipo de câncer, estresse excessivo ou cifoescoliose congênita.
A dorsalgia também pode ser causada por pedra na vesícula, pneumonia ou pleurisia, provocando dor que pode irradiar para as costas.
Leia também: Dor no tórax: 15 causas principais (e o que fazer) tuasaude.com/dor-no-toraxQuando a dorsalgia é grave
A dorsalgia é grave quando a dor nas costas está acompanhada de outros sintomas como febre, perda de peso sem motivo aparente, hematomas nas costas, ou diminuição da amplitude dos movimentos.
Além disso, quando a dorsalgia surge após queda, acidente ou devido a fraturas, também é uma situação mais grave.
Nesses casos, é recomendado ir ao pronto-socorro imediatamente.
Tipos de dorsalgia
Os principais tipos de dorsalgia são:
1. Dorsalgia aguda
A dorsalgia aguda é a dor na região dorsal ou torácica intensa, que surge de repente e dura menos de 6 semanas.
Esse tipo de dorsalgia geralmente é causada por má postura, distensão muscular, fratura na coluna ou hérnia de disco, por exemplo.
Leia também: Hérnia de disco: o que é, tipos, sintomas e tratamento tuasaude.com/hernia-de-disco2. Dorsalgia subaguda
A dorsalgia subaguda é caracterizada pela presença de dor na região dorsal que dura entre 6 a 12 semanas.
3. Dorsalgia crônica
A dorsalgia crônica é a dor nas costas, na região dorsal, que dura 12 semanas ou mais.
Geralmente, esse tipo de dor pose ser constante ou ir e voltar.
A dorsalgia crônica, normalmente, é causada por artrose na coluna, artrite reumatoide, espondilite anquilosante, artrite ou fibromialgia, por exemplo.
Leia também: Artrose na coluna: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/artrose-na-colunaTratamentos para dorsalgia
O tratamento para dorsalgia deve ser feito com orientação do ortopedista ou reumatologista de varia de acordo com sua causa.
Os principais tratamentos para dorsalgia são:
1. Repouso
O repouso para dorsalgia pode ser indicado pelo médico para ajudar a aliviar a dor, evitando esforços excessivos ou repetitivos que podem piorar a dor nas costas.
No entanto, o repouso deve ser feito por pouco tempo, de acordo com a orientação médica, pois ficar na cama pode causar rigidez na coluna e músculos fracos.
2. Terapia frio-calor
A terapia frio-calor é feita com a utilização de compressas frias e quentes, para ajudar a diminuir a inflamação e relaxar a musculatura das costas.
Este tipo de terapia utiliza compressas de gelo durante as primeiras 48 a 72 horas, aplicada na região dorsal da coluna, deixando agir por 15 a 20 minutos, 2 a 3 vezes por dia.
Após o período inicial, deve-se fazer as compressas quente, aplicadas na região dorsal por 20 a 30 minutos, de 2 a 3 vezes por dia.
3. Remédios para dorsalgia
Os remédios para dorsalgia podem ser indicados pelo médico para ajudar a aliviar a dor nas costas e varia de acordo com sua intensidade e causa.
Os principais remédios para dorsalgia são:
- Analgésicos ou anti-inflamatórios, como paracetamol, ibuprofeno ou diclofenaco;
- Opioides, como tramadol ou codeína;
- Relaxantes musculares, como ciclobenzaprina ou diazepam;
- Antidepressivos, como amitriptilina;
- Anticonvulsivante, como gabapentina ou pregabalina.
Além disso, em alguns casos, o médico também pode fazer injeções de corticoide ou anestésicos na coluna, para aliviar a dorsalgia.
Nos casos de infecções, o médico pode indicar o uso de antibióticos.
Leia também: 9 remédios para dor na coluna (e quando ir ao médico) tuasaude.com/remedio-para-dor-na-coluna4. Fisioterapia
A fisioterapia para dorsalgia é indicada pelo médico para aliviar os sintomas e a inflamação na coluna dorsal, sendo feita pelo fisioterapeuta.
Esse tipo de tratamento envolve a realização de exercícios de alongamentos e fortalecimento para as costas, métodos de aquecimento ou uso de aparelhos, como o TENS. Saiba o que é e como é feito o TENS.
Além disso, pode ser feita a recuperação postural global (RPG) principalmente quando a dorsalgia é causada por má postura.
Confira no vídeo a seguir mais dicas que pode fazer para combater a dor nas costas:
O que fazer para aliviar a dor nas costas
02:57 | 823.336 visualizações5. Cirurgia na coluna
A cirurgia para dorsalgia é feita nos casos mais graves como fraturas na coluna torácica ou quando existe compressão de nervos na coluna.
Além disso, a cirurgia também pode ser indicada nos casos de dorsalgia crônica, quando os outros tratamentos não foram eficazes para aliviar os sintomas.
Leia também: Cuidados para recuperar da cirurgia na coluna tuasaude.com/cuidados-apos-cirurgia-da-coluna6. Terapia cognitivo comportamental
A terapia cognitivo comportamental pode ser indicada pelo médico quando a dorsalgia é causada por estresse excessivo ou doenças crônicas.
Esse tipo de tratamento é feito pelo psicólogo com desenvolvimento de estratégias para ajudar a pessoa a lidar com as emoções, ansiedade ou estresse, e melhorar a qualidade de vida.
7. Mudanças no estilo de vida
As mudanças no estilo de vida ajudam a complementar o tratamento da dorsalgia e a evitar novas crises de dor nas costas.
Desta forma, é recomendado parar de fumar, no caso de pessoas que têm o hábito de fumar, beber pelo menos 2 litros de água por dia, praticar atividades físicas e exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, e manter o peso adequado.
Além disso, deve-se evitar carregar muito peso ou realizar atividades repetitivas que possam causar dor nas costas, principalmente pessoas