Dozemast: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

O Dozemast é um suplemento à base de vitamina B12 que pode ser recomendado para combater a deficiência de vitamina B12, além de ajudar no tratamento da hiperhomocisteinemia e neuropatias.

Existem dois tipos deste suplemento, o Dozemast 1000 mg sublingual, que contém mecobalamina, e o Dozemast NP, que é um comprimido composto por metilcobalamina, além de L-carnitina e outras vitaminas do complexo B.

Leia também: Metilcobalamina: o que é, para que serve e como tomar tuasaude.com/metilcobalamina

O Dozemast é comercializado em farmácias, na forma de comprimidos sublinguais ou comprimidos orais. No entanto, por apresentar algumas contraindicações, esse suplemento deve ser usado somente com a indicação de um médico ou nutricionista.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Dozemast pode ser indicado para:

1. Tratar a deficiência de vitamina B12

O Dozemast pode ser indicado para tratar a deficiência de vitamina B12, uma condição que pode ser causada por baixo consumo de alimentos fonte ou enriquecidos com esse nutriente.

Esse suplemento também ajuda a prevenir e tratar a deficiência de vitamina B12 em pessoas com doença inflamatória intestinal, que fizeram cirurgia bariátrica ou que usam medicamentos que diminuem a absorção dessa vitamina.

Leia também: Falta de Vitamina B12: sintomas, causas (e tratamento) tuasaude.com/sintomas-da-falta-de-vitamina-b12

2. Ajudar no tratamento da hiperhomocisteinemia

O Dozemast pode ajudar no tratamento da hiperhomocisteinemia, uma condição onde os níveis do aminoácido homocisteína estão acima de 15 µmol/L no sangue e que pode ser causada por deficiência de vitamina B12, vitamina B6 e folato, por exemplo.

Leia também: Homocisteína: o que é, quando fazer o exame e o que significa alta e baixa tuasaude.com/homocisteina

3. Aliviar os sintomas de neuropatias

Por atuar na formação da mielina, um composto que protege os neurônios, recuperando os nervos danificados, o Dozemast pode ajudar a aliviar os sintomas das neuropatias, como a neuropatia periférica.

Além disso, por ter propriedades analgésicas, o Dozemast também pode ajudar a diminuir as dores em neuropatias, neuralgias e a dor na lombar.

Como tomar

O Dozemast deve ser tomado conforme a apresentação desse suplemento.

1. Dozemast 1000 mcg sublingual

O Dozemast de 1000 mcg sublingual é absorvido diretamente na corrente sanguínea por ser bem dissolvido na língua, estando disponível 15 minutos após a ingestão.

Além disso, o Dozemast também é bem absorvido pelo organismo por conter mecobalamina, ou metilcobalamina, que é uma forma ativa e de alta disponibilidade da vitamina B12.

Como tomar: colocar 1 comprimido debaixo da língua e ficar com a boca fechada, sem engolir ou mastigar até o suplemento dissolver completamente. Não é recomendado partir, abrir ou mastigar o Dozemast sublingual.

O tempo de uso e a dosagem deste suplemento varia conforme os objetivos a serem tratados, devendo, por isso, ser tomado de acordo com a orientação do nutricionista ou médico.

2. Dozemast NP comprimido

O Dozemast NP é um suplemento que, além de conter metilcobalamina, também possui L-carnitina e outras vitaminas do complexo B e vitamina K, nutrientes que também ajudam a restaurar as fibras nervosas e aliviar os sintomas da neuropatia, como dores, pontadas e formigamentos.

Como tomar: geralmente é aconselhado tomar 1 comprimido por dia, junto com um copo de água. Entretanto, é importante tomar esse suplemento sempre conforme a orientação do nutricionista ou médico.

Composição do Dozemast

O Dozemast 100 mcg sublingual contém mecobalamina (vitamina B12), além de fosfato de cálcio dibásico, celulose microcristalina, aroma, sucralose, dióxido silício, lactose, manitol, glicose monoidratada, crospovidona e estearato de magnésio.

Já o Dozemast NP é composto por tartarato de L-carnitina, cloridrato de piridoxina (vitamina B6), menaquinona-7 (vitamina K2), D-pantotenato de cálcio, vitamina B2, nitrato de tiamina, metilcobalamina e L-metilfolato de cálcio.

O dozemast NP também contém outros ingredientes, como agente de massa celulose microcristalina, amido, dióxido de silício e estearato de magnésio, hidroxipropilmetilcelulose, corante dióxido de titânio, vermelho allura Ac e carmim de índigo, por exemplo.

Existe um melhor horário para tomar Dozemast?

Não existe um melhor horário para tomar o Dozemast. Assim, pode-se tomar esse suplemento após qualquer refeição do dia, como café da manhã, almoço ou jantar, por exemplo.

No entanto, deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas junto com o Dozemast, já que o álcool diminui a absorção deste suplemento.

Diferença entre Mecobe e Dozemast

O Mecobe é um suplemento na forma de comprimido sublingual, encontrado em dosagens de 500 e 1000 mcg. Esse suplemento contém vitamina B12, sendo indicado somente para tratar a deficiência de vitamina B12 em pessoas que usam o medicamento metformina ou para tratar a hiperhomocisteinemia.

Já o Dozemast também contém vitamina B12, mas é encontrado na forma de comprimido sublingual ou comprimido oral.

No entanto, o Dozemast pode ser indicado para qualquer pessoa com deficiência de vitamina B12, além de também ajudar no tratamento da hiperhomocisteinemia e neuropatias.

Possíveis efeitos colaterais

Embora seja pouco comum, os possíveis efeitos colaterais do Dozemast incluem perda do apetite, vômitos ou náuseas.

Em casos mais raros, esse suplemento também pode causar rash cutâneo, ou exantema, que é caracterizado pelo surgimento de manchas vermelhas, coceira, febre, dor de cabeça e ardência na pele. Conheça mais sobre o exantema.

Dozemast engorda?

O Dozemast não engorda por não conter calorias. No entanto, como algumas pessoas com deficiência de vitamina B12 podem apresentar perda do apetite, o Dozemast ajuda a regular a fome, podendo promover o ganho de peso.

Leia também: Tomar vitamina B12 engorda? tuasaude.com/medico-responde/vitamina-b12-engorda

Quem não pode usar

O Dozemast não deve ser usado por crianças ou pessoas com intolerância ou alergia aos ingredientes deste suplemento.

Pessoas que tomam remédios como fenobarbital, primidona, pirimetamina, ácido valproico e hidantoína, não devem usar o Dozemast, já que esse suplemento diminui a eficácia desses medicamentos.

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando, assim como pessoas com insuficiência renal ou hepática, só devem usar o Dozemast com a orientação do médico.

Pessoas que tomam medicamentos ou suplementos como ácido ascórbico, potássio de liberação lenta, aminosalicilatos, colestiramina, colchicina, neomicina, nitratos, cloranfenicol, fluorouracil, inibidores de próton, metformina ou anticonvulsivantes, devem conversar com o médico antes de usar o Dozemast.

Isso acontece porque esses medicamentos podem interagir com o Dozemast, diminuindo a sua absorção ou ação, ou aumentando os seus efeitos colaterais.

Vídeos relacionados

VITAMINA B12: para que serve, sintomas de falta, onde encontrar na natureza e suplementação

06:53 | 1.147.081 visualizações