Ducto entupido: sintomas, 5 causas (e o que fazer)

Atualizado em fevereiro 2024

O ducto entupido é a obstrução do ducto mamário principalmente durante a amamentação, sendo causado por usar sutiã muito apertado, longos intervalos entre as mamadas ou produção exagerada de leite, por exemplo.

Essas condições podem levar à formação de cristais de leite que obstruem a passagem do leite no ducto mamário, causando sintomas como sensação de um caroço duro na mama, vermelhidão ou dor na mama.

Leia também: Dor nos seios: 11 principais causas (e o que fazer) tuasaude.com/dor-nos-seios

O ducto mamário entupido pode ser facilmente prevenido com o uso de sutiãs adequados ou aumento da frequência das mamadas, no entanto, se não ocorrer melhora dos sintomas, deve-se consultar o obstetra, pois a obstrução do ducto pode resultar em infecções na mama.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de ducto entupido

Os principais sintomas de ducto entupido são:

  • Dor ou sensibilidade na região do ducto afetado;
  • Dor que pode aumentar durante ou logo após a amamentação;
  • Vermelhidão ou escurecimento da pele da mama;
  • Sensação de caroço duro ao pressionar a mama;
  • Leite mais grosso e pegajoso;
  • Inchaço ou sensação de calor na mama;
  • Diminuição ou interrupção do fluxo de leite durante a mamada.

Além disso, é comum a mulher apresentar uma bolha de leite no mamilo quando o ducto está entupido e nos casos de infecção também pode ter febre ou calafrios.

É importante consultar o obstetra ou o mastologista casos surjam sintomas de ducto entupido, para ter orientações adequadas de forma a promover a desobstrução do ducto, aliviar os sintomas e evitar complicações, como a mastite.

Marque uma consulta com o obstetra na região mais próxima de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Obstetras e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

5 causas de ducto entupido

As principais causas de ducto entupido na mama são:

1. Usar sutiã muito apertado

Usar sutiã muito apertado, pode causar compressão nas mamas e aumentar o risco da formação de cristais de leite no ducto, causando seu entupimento.

O que fazer: deve-se utilizar sutiãs de tamanho adequado para mama e aplicar compressas frias na região para aliviar o desconforto. Caso a dor não melhore, deve-se consultar o obstetra ou o mastologista, que podem indicar analgésicos, como o paracetamol, para aliviar a dor.

2. Longos intervalos entre as mamadas

Longos intervalos entre as mamadas também pode levar ao surgimento de ducto mamário entupido, pois o baixo fluxo de leite pode promover a formação de cristais no ducto mamário.

O que fazer: não interromper a amamentação e amamentar sob livre demanda, pois o fluxo de leite ajuda a dissolver os cristais de leite e a desobstruir o ducto. Durante a amamentação é importante usar diferentes posições e a comprimir suavemente a mama, logo atrás da área dolorida.

Leia também: 10 benefícios da amamentação para a saúde do bebê tuasaude.com/beneficios-do-leite-materno-para-o-bebe

3. Produção excessiva de leite

O ducto entupido da mama também pode ser causado pela produção excessiva de leite que pode se acumular na mama e levar à formação de leite empedrado, também conhecido como ingurgitamento mamário.

Isso geralmente acontece nos primeiros dias da amamentação, pois a produção de leite é maior. Entenda melhor o que é ingurgitamento mamário

O que fazer: caso a mama esteja muito cheia de leite, pode-se oferecer a mama ao bebê ou extrair suavemente o leite com as mãos para aliviar o desconforto. No entanto, é recomendado não amamentar ou extrair o leite excessivamente, pois pode piorar os sintomas. Confira outras formas de acabar com o leite empedrado

4. Pega incorreta da mama

Quando o bebê tem uma pega incorreta da mama, o fluxo e a saída do leite não acontece de forma adequada o que pode aumentar o risco de ducto da mama entupido.

O que fazer: para ter uma boa pega da mama, deve-se posicionar o bebê com a boca no nível do mamilo. Em seguida, deve-se mover o bebê para que ele abocanhe o mamilo e a aréola da mama, permanecendo com o queixo encostado no peito e o nariz livre para respirar. Veja como amamentar corretamente

Leia também: 6 melhores posições para amamentar tuasaude.com/posicao-correta-para-a-amamentacao

5. Aplicar muita pressão ao massagear

Aplicar muita pressão ao massagear a mama pode resultar em obstrução do ducto mamário, devido a danos ou cicatrizes no tecido da mama.

Além disso, colocar muita pressão na mama ao massagear pode aumentar o risco de inflamações.

O que fazer: massagear suavemente o peito, com a palma da mão, fazendo movimentos circulares, sem colocar muita pressão. 

Quando ir ao médico

É importante a mulher consultar o obstetra ou o mastologista quando os sintomas de ducto entupido duram por mais de 48 horas ou quando surgem sintomas, como:

  • Endurecimento da mama;
  • Febre acima de 38ºC;
  • Calafrios;
  • Mal-estar geral.

Esses sintomas podem ser sugestivos de infecção na mama, chamada mastite, que deve ser tratada com orientação médica, podendo ser indicado o uso de remédios para aliviar a dor ou antibióticos para eliminar as bactérias. Veja como é feito o tratamento da mastite

O ducto pode entupir fora da amamentação?

O ducto da mama pode entupir fora da amamentação, e ocorre devido a um acúmulo de líquidos no ducto, por uma condição de saúde chamada ectasia do ducto mamário.

Isso faz com que o ducto fique mais largo e grossos, o que favorece o acúmulo de líquidos.

A ectasia do ducto mamário é uma condição relativamente comum e pode desaparecer espontaneamente ou ser tratada pelo mastologista com o uso de remédios ou cirurgia nos casos mais graves.

Como prevenir

Algumas formas de prevenir o ducto entupido são:

  • Evitar o uso de sutiãs apertados ou armação ou alças apertadas;
  • Evitar sutiãs com e roupas justas ou apertadas ou porta bebês;
  • Amamentar frequentemente e sob livre demanda;
  • Esvaziar completamente a mama, a cada mamada;
  • Verificar se o bebê tem uma boa pega da mama.

Além disso, deve-se evitar posições que coloquem muito peso ou pressão na mama durante a amamentação.

Leia também: Como resolver 6 problemas comuns da amamentação tuasaude.com/como-solucionar-problemas-comuns-da-amamentacao

Vídeos relacionados