Encefalomalacia: o que é, sintomas, causas e tratamento

A encefalomalacia é caracterizada pelo "amolecimento cerebral" ou perda do tecido de uma região do cérebro, podendo, algumas vezes, causar sintomas como confusão mental, fraqueza e atraso no desenvolvimento da criança.

A encefalomalacia pode ser provocada por diversas condições, como hemorragia, acidente vascular cerebral, traumatismo craniano, cirurgia ou ainda por infecções bacterianas ou fúngicas.

O diagnóstico da encefalomalacia é feito pelo neurologista ou pediatra, e o tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos, sessões de fisioterapia e, em alguns casos, a realização de uma cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

As principais características da encefalomalacia são:

  • Fraqueza de um lado do corpo;
  • Dor de cabeça;
  • Confusão mental;
  • Dificuldades na compreensão e comunicação, ou afasia;
  • Mudanças de comportamento.

A encefalomalacia geralmente não provoca sintomas. No entanto, os sintomas podem surgir como consequência das causas da encefalomalacia, como hemorragia, acidente vascular cerebral, traumatismo craniano, cirurgia ou infecções, por exemplo.

Encefalomalacia em bebê

A encefalomalacia em bebês e crianças geralmente surge na forma de cistos no cérebro, podendo ser provocada pela falta de oxigênio ou sangue, durante a gravidez, parto ou após o parto.

Em bebês e crianças, a encefalomalacia pode provocar atraso no desenvolvimento motor ou da fala, epilepsia, contrações musculares involuntárias, paralisia de membros, deficiência visual ou auditiva.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da encefalomalacia deve ser feito pelo neurologista ou pediatra, através da avaliação do histórico de saúde da pessoa e dos possíveis sintomas apresentados.

Para confirmar o risco de encefalomalacia, marque uma consulta com o especialista próximo de você:

Marcar consulta Parceria com Rede D'Or disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Para confirmar o diagnóstico, o médico também pode solicitar exames de imagem, como ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Tipos de encefalomalacia

Os principais tipos de encefalomalacia são:

  • Encefalomalacia com amolecimento vermelho: acontece quando o suprimento de sangue é restaurado numa parte do cérebro que foi interrompida antes por um êmbolo, causando um infarto hemorrágico;
  • Encefalomalacia com amolecimento amarelo: ocorre quando o infarto hemorrágico se dissolve e apodrece, criando um buraco preenchido com um líquido amarelado.

Já a encefalomalacia com amolecimento branco é uma condição onde o tecido necrosado é reabsorvido e substituído por um cisto.

Possíveis causas

As possíveis causas da encefalomalacia incluem:

  • Acidente vascular cerebral;
  • Hemorragia;
  • Traumatismo craniano;
  • Cirurgias.

Além disso, a encefalomalacia também pode ser causada por infecções bacterianas ou fúngicas.

Como é feito o tratamento

A encefalomalacia não tem cura e o tratamento pode ser feito com o acompanhamento periódico do médico, através de exames de imagem para avaliar 

Conforme a causa dessa condição, o médico pode indicar o uso de medicamentos e reabilitação, incluindo sessões de fisioterapia e terapia ocupacional.

Leia também: Terapeuta ocupacional: o que é, o que faz e quais doenças trata tuasaude.com/terapeuta-ocupacional

Em alguns casos, o médico também pode recomendar a realização de uma cirurgia para retirar a parte do cérebro que está lesionada.