É possível engravidar fora do período fértil, embora a chance de isso acontecer seja mínima, especialmente se a relação sexual ocorrer antes da ovulação. Depois da ovulação, a gestação é muito mais difícil, já que o óvulo já foi liberado e já passou as trompas de Falópio, não podendo ser fecundado.
O período fértil é o conjunto de dias durante os quais existe maior facilidade para engravidar. Assim, esses dias podem ser usados por mulheres que querem engravidar, para aumentar suas chances, ou evitados, por quem não deseja engravidar.
Leia também: Período fértil: quando é, sintomas (e como calcular) tuasaude.com/periodo-fertilOs dias com maior possibilidade de engravidar em todo o ciclo são os 3 dias antes da ovulação, incluindo o dia da ovulação. Isso porque é nesse período que o óvulo maduro é liberado dos ovários, podendo ser fecundado.

Quando é possível engravidar fora do período fértil
É possível engravidar fora do período fértil se existir relação em até 5 dias antes da ovulação, já que o espermatozoide, nas condições ideais, pode conseguir sobreviver por até 5 dias dentro da vagina.
O período fértil ocorre entre os 3 dias antes e 3 dias após a ovulação e, por isso, se a mulher tiver relação desprotegida nesses dias tem maiores chances de engravidar.
Leia também: Período fértil: quando é, sintomas (e como calcular) tuasaude.com/periodo-fertilAlém disso, engravidar fora do período fértil pode acontecer pois muitas mulheres não ovulam sempre no mesmo dia e, por isso, os dias férteis podem variar entre os ciclos
Porque pode acontecer gravidez fora do período fértil
Algumas situações que podem causar uma gravidez fora do período fértil são:
- Ciclo menstrual irregular: quando a duração entre uma menstruação e outra varia de um mês para outro, dificulta prever quando será a ovulação;
- Estresse e mudanças na rotina ou na saúde: podem alterar o equilíbrio hormonal e afetar o momento da ovulação;
- Métodos de previsão da ovulação: técnicas como calendário, medição da temperatura basal ou o método de Billings podem ser difíceis de aplicar corretamente e nem sempre são precisos;
- Ciclos menstruais curtos: nestes casos, o risco de gravidez aumenta se a mulher tiver relações sexuais durante ou imediatamente após a menstruação;
- Aleitamento materno: embora a amamentação pode suprimir a ovulação, não é um método contraceptivo confiável, já que a ovulação pode reaparecer antes do retorno da menstruação.
Além disso, em casos raros, a mulher pode ovular duas vezes no mesmo ciclo, ampliando a janela de fertilidade e aumentando as chances de gravidez.
Como saber quando acontece a ovulação
Normalmente, a ovulação acontece 14 dias antes da menstruação, o que, numa mulher com um ciclo de regular de 28 dias, também corresponde ao 14º dia do ciclo após a menstruação.
No entanto, em mulheres com ciclo regular maior ou menor, o ideal é calcular o dia da ovulação 14 dias antes da data esperada para a menstruação.
Sintomas de ovulação
Os sintomas que podem surgir com a ovulação, são:
- Ligeiro aumento da temperatura corporal;
- Presença de um pequeno corrimento transparente e viscoso;
- Aumento da libido.
Mulheres que têm um ciclo irregular têm maior dificuldade para saber com antecedência o período fértil e, por isso, caso não estejam tentando engravidar devem usar outras formas de prevenir a gravidez, como a pílula anticoncepcional ou o preservativo.
Mulheres que tomam pílula não têm ovulação e, por isso, não têm risco de engravidar. Confira outros métodos que ajudam a evitar uma gravidez indesejada.
Já para quem está querendo engravidar, o período fértil é a melhor fase do ciclo menstrual para tentar para tentar iniciar a gestação, tendo relações sexuais mais frequentes.
Leia também: Como engravidar mais rápido: 6 dicas comprovadas tuasaude.com/como-engravidar-rapidoCalculadora do período fértil
Coloque os seus dados na calculadora a seguir e saiba quando será o seu próximo período fértil para aumentar as chances de engravidar:
A calculadora do período fértil é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o ginecologista.
Leia também: Como calcular o período fértil do ciclo irregular tuasaude.com/periodo-fertil-na-menstruacao-irregular