Ervilha: 8 benefícios e como consumir (com receitas)

A ervilha é uma leguminosa que apresenta benefícios para a saúde como prevenir a prisão de ventre, regular o açúcar no sangue, favorecer a perda de peso e melhorar a saúde dos olhos.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esses benefícios se devem a características nutricionais como alto valor de proteínas vegetais, fibras, vitaminas do complexo B e A, minerais como cálcio, potássio e ferro, assim como compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, como flavonoides e taninos.

A ervilha pode ser comprada no mercado fresca, congelada, enlatada, desidratada, na forma de farinha ou pasta à base de ervilha, por exemplo, podendo ser usada no preparo de caldos, sopas, tortas ou como complemento de outros pratos.

Imagem ilustrativa número 1

8 benefícios da ervilha

Os principais benefícios da ervilha são:

1. Melhora a saúde intestinal

As ervilhas possuem fibras, principalmente insolúveis, que contribuem para a formação das fezes e favorecem o trânsito intestinal, ajudando a prevenir a prisão de ventre, a formação de hemorroidas e doenças como a síndrome do intestino irritável e o câncer de cólon.

2. Regula o açúcar no sangue

As fibras e proteínas da ervilha ajudam a regular o açúcar no sangue, porque diminuem a velocidade de absorção de carboidratos e promovem a saciedade.

Além disso, as ervilhas apresentam baixo índice glicêmico, sendo uma boa opção de alimento para pessoas com pré-diabetes ou diabetes. Veja outros alimentos de baixo índice glicêmico.

3. Favorece a saúde dos olhos

As ervilhas são ricas em luteína e zeaxantina, carotenoides com ação antioxidante que ajudam a manter a saúde visual, porque são os principais componentes do pigmento da mácula na retina.

Esses carotenoides melhoram a saúde dos olhos e previnem doenças oculares como catarata e a degeneração macular relacionada à idade. Confira mais alimentos bons para a saúde dos olhos.

4. Ajuda no ganho de massa muscular

As ervilhas favorecem o ganho de massa muscular, porque são uma excelente fonte de proteína vegetal, contendo aminoácidos essenciais para o corpo, como lisina, leucina, fenilalanina e, em menor quantidade, metionina e treonina.

Além disso, a ervilha é uma boa opção de proteína especialmente para pessoas que seguem um estilo de alimentação vegetariana. Conheça mais alimentos ricos em proteína vegetal.

5. Promove a perda de peso

O consumo de ervilhas em uma alimentação saudável e equilibrada promove a perda de peso, por ser um alimento com poucas calorias e rico em nutrientes como fibras e proteínas que aumentam o tempo de digestão dos alimentos e promovem a sensação de saciedade.

6. Previne o envelhecimento precoce

A vitamina A e os carotenoides presentes nas ervilhas possuem propriedades antioxidantes, que ajudam a cuidar da saúde da pele, prevenindo a formação de rugas e as marcas de expressão, além de protegê-la contra os danos causados ​​pelos raios UV. Saiba os principais tipos de alimento antienvelhecimento.

7. Protege o coração e vasos

As ervilhas possuem fibras, flavonoides, carotenoides e antioxidantes, nutrientes e compostos antioxidantes que ajudam a reduzir os níveis de colesterol "ruim", diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, derrame e infarto. Veja outros alimentos bons para o coração.

Além disso, as ervilhas também contêm magnésio, cálcio e potássio, minerais que ajudam a controlar a pressão arterial, reduzindo o risco de pressão alta.

8. Auxilia na prevenção do câncer

A ervilha contém carotenoides, flavonoides, catequinas e ácido cafeico, compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que previnem os danos celulares causados ​​pelos radicais livres, auxiliando na prevenção do surgimento de alguns tipos de câncer, como o de cólon e próstata.

Propriedades das ervilhas

As ervilhas têm propriedades digestivas, antioxidantes, anti-inflamatórias, antidiabéticas, antiobesidade, anticancerígenas, anti-hipertensivas e hipertróficas. 

Essas propriedades se devem aos nutrientes e compostos bioativos que a ervilha apresenta, como flavonoides, carotenoides e compostos fenólicos, além de fibras, proteínas, vitamina A, vitamina K, vitaminas do complexo B e minerais, como potássio e magnésio.

Tabela de informação nutricional

A tabela abaixo mostra a informação nutricional para cada 100g de ervilha fresca crua, o que equivale a 4 colheres de sopa cheias:

Componentes 4 colheres de sopa cheias (100 g) de ervilha crua
Energia 81 calorias
Proteínas 5,42 g
Lípidos 0,4 g
Carboidratos 14,4 g
Fibras 5,7 g
Cálcio 25 mg
Ferro 1,47 mg
Magnésio 33 mg
Potássio 244 mg
Zinco 1,24 mg
Vitamina B1 0,266 mg
Vitamina B2 0,132 mg
Vitamina B3 2,09 mg
Vitamina B6 0,169 mg
Folato 65 mcg
Vitamina A 38 mcg
Betacaroteno 449 mcg
Luteína + zeaxantina 2480 mcg
Vitamina K 24,8 mcg

Para obter os benefícios da ervilha, é importante que essa leguminosa seja incluída em uma alimentação saudável e equilibrada, além de fazer atividade física regularmente.

Marque uma consulta com o nutricionista mais próximo para saber como incluir a ervilha na alimentação:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como consumir

A ervilha pode ser consumida em saladas e sopas ou adicionada no preparo de frango e carne, por exemplo. Além disso, também podem ser utilizadas na forma de farinha para preparar pães, massas, crepes e panquecas, sendo uma leguminosa bastante versátil.

A porção recomendada de leguminosas em uma refeição, como a ervilha, é de 1/2 xícara de chá, aproximadamente 170 g. Em caso de desconforto no estômago, a porção indicada é 1/3 xícara de chá, cerca de 100 g.

A ervilha tem ácido fítico e saponinas, substâncias que, quando são consumidas em excesso, podem diminuir a absorção de nutrientes como ferro e cálcio, por exemplo. Além disso, a ervilha também contém lecitinas e frutooligossacarídeos, compostos que, em algumas pessoas, podem causar gases. Por isso, antes de consumir as ervilhas, é aconselhado deixá-las de molho entre 8 a 12 horas, descartar a água e e, seguida, cozinhá-las.

Receitas saudáveis com ervilha

Algumas receitas saudáveis ​​com ervilhas são:

1. Sopa de ervilha

Ingredientes:

  • ½ xícara (de chá) de ervilha ou ervilha crua ;
  • 2 litros de água;
  • 2 dentes de alho picados;
  • ½ xícara (de chá) de cebola picada;
  • 1 colher (de sopa) de coentros frescos picados;
  • 1 colher (de chá) de azeite;
  • Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Em uma panela, colocar o azeite e refogar o alho e a cebola. Adicionar a água, o sal, a pimenta e as ervilhas, cozinhando até levantar a fervura.

Depois, reduzir o fogo para médio e cozinhar por 30 minutos ou até que as ervilhas estejam macias. Adicionar o coentro e cozinhar por mais 10 minutos.

2. Torta de ervilha

Ingredientes:

  • 100 gramas de queijo ralado;
  • 2 ovos;
  • 1 lata de ervilha com água;
  • 1 xícara (de chá) de tomate sem semente picado;
  • 2 xícaras (de chá) de farinha de trigo;
  • 1/2 xícara (de chá) de azeite;
  • 1 xícara (de chá) de cebola bem picada;
  • 1 xícara (de chá) de cheiro verde picado;
  • 1 colher (de sopa) de fermento químico em pó;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Misturar bem todos os ingredientes com uma colher em uma tigela, mas adicionar por último o fermento em pó. Untar uma assadeira e polvilhar com farinha de trigo e, em seguida, adicionar a mistura. Deixar assar em forno médio por 40 minutos.

3. Creme de ervilha com ricota

Ingredientes:

  • 170g de ricota;
  • 6 ramos de folhas de hortelã cortadas em pedaços pequenos;
  • 1 pitada de pimenta;
  • 1 colher (de chá) de sal
  • 1/2 Kg de ervilha
  • 1/2 colher (de chá) de bicarbonato de sódio;
  • 2 colheres (de sopa) de azeite;
  • 500ml de água;
  • 1 pitada de sal;
  • 6 fatias de pão torrado.

Modo de preparo:

Em um tacho, colocar as ervilhas, a água, o sal e o bicarbonato e cozinhar durante 30 minutos ou até ficarem bem macias. Em seguida, escorrer a água e misturar as ervilhas com a ricota, a hortelã, o azeite, a flor de sal e a pimenta.

Espalhar a mistura sobre as fatias de pão torrado, decorar com algumas folhas de hortelã e regar com um fio de azeite. Servir em seguida.