A escabiose, é uma doença infecciosa de pele que provoca sintomas como coceira intensa, principalmente à noite, e o surgimento de pequenas bolhas parecidas com espinhas em regiões como axilas, cotovelo, genitais e espaços entre os dedos das mãos, por exemplo.
Também conhecida como sarna humana, a escabiose é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei que é facilmente transmitido de pessoa para pessoa, através do contato físico direto, ou com o uso de objetos contaminados, como roupas, lençóis e colchões.
A escabiose tem cura e o tratamento deve ser indicado pelo dermatologista, que inclui a aplicação de remédios na forma de sabonetes ou loções como permetrina e benzoíla, e o uso oral de ivermectina. Veja os remédios indicados para escabiose.
Principais sintomas
Os principais sintomas de escabiose são:
- Coceira intensa na pele, que aumenta durante a noite;
- Presença de pequenas bolhas com crostas que coçam;
- Linhas finas e onduladas esbranquiçadas ou da cor da pele.
Os principais locais onde surgem as lesões da escabiose são abdômen, umbigo, axilas, cotovelos, punhos, entre os dedos das mãos e dos pés, parte inferior das nádegas, dobras dos braços, atrás dos joelhos, orelhas, genitais, pescoço, pés e debaixo das mamas.
Nos homens, as lesões surgem geralmente nos genitais, no pênis e no escroto. Enquanto que nas mulheres, as lesões aparecem mais nos mamilos. Já em bebês e crianças muito pequenas, as lesões podem parecer bolhas cheias de água e costumam surgir nas plantas dos pés, palmas das mãos, couro cabeludo, pescoço e rosto.
Teste online de sintomas
Para saber quais as suas chances de estar com escabiose, por favor, selecione os sintomas que está sentindo:
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da escabiose é feito pelo dermatologista através da avaliação do histórico de saúde da pessoa e da observação das lesões.
Se deseja uma avaliação com um médico, marque uma consulta com o dermatologista mais próximo da sua região:
A avaliação das lesões pode ser feita também com o uso da dermatoscopia, que é um exame em que é usado um aparelho que permite observar a estrutura mais interna da pele. Conheça mais sobre a dermatoscopia.
Além disso, o médico também pode solicitar um exame parasitológico, que é feito através da raspagem da lesão, para identificar o ácaro causador da escabiose. Embora não seja muito comum, a biópsia de pele também pode ser solicitada para ajudar a identificar ovos, larvas, fezes e ácaros.
Como se pega a escabiose
A transmissão da escabiose pode acontecer através do contato direto com a pele de pessoas que têm a doença ou com objetos infectados com o parasita, como roupas, colchão, lençol e toalhas de banho, por exemplo.
É importante lembrar que, mesmo quando a pessoa tem escabiose mas não apresenta sintomas, a doença pode ser transmitida para outras pessoas.
Como é feito o tratamento
O tratamento para a escabiose é feito com o uso de inseticidas, antiparasitários ou escabicidas, na forma de sabonetes, cremes ou comprimidos orais, como:
- Permetrina 5%: é uma loção que deve ser aplicada em todo o corpo 1 vez por semana, por 2 semanas;
- Benzoato de benzila: na forma de sabonete esse medicamento é aplicado 1 vez por dia durante o banho, onde produzirá uma espuma que deve ficar na pele até secar;
- Enxofre 6% em vaselina ou creme: esse medicamento é indicado para bebês com menos de 2 meses e deve ser aplicado no corpo todo durante 3 noites seguidas, que deverão ser repetidas após 1 semana;
- Ivermectina: é um comprimido que pode ser indicado para tratar a escabiose principalmente para pessoas que não respondem ao tratamento com cremes ou loções, ou idosos, por exemplo. A recomendação geralmente é de 1 dose de 0,2 mg/Kg de peso corporal, devendo-se repetir essa dosagem em 7 e 14 dias.
Mesmo quando a pessoa com escabiose não apresenta sintomas, a doença pode ser transmitida para outras pessoas. Por isso, é importante que todas as pessoas que estiveram em contato direto também façam o tratamento.
Remédios caseiros para escabiose
Alguns remédios caseiros que ajudam a aliviar os sintomas da escabiose incluem massagem com azeite de oliva, compressas de arruda e banho com chá de camomila. Veja outros remédios caseiros indicados para escabiose.
Cuidados durante o tratamento
Durante o tratamento, é importante manter alguns cuidados para ajudar na eliminação dos ácaros e evitar a transmissão dessa infecção, incluindo:
- Trocar diariamente e lavar roupas, toalhas e roupas de cama usadas pela pessoa com escabiose, com água quente (55 a 60ºC) e passar à ferro ou colocar na secadora;
- Tomar banho pelo menos 1 vez por dia;
- Escovar as unhas com sabonetes próprios para eliminar os parasitas;
- Evitar partilhar roupas, roupas de cama e toalhas de banho;
- Desinfetar objetos compartilhados com várias pessoas, como aparelhos de academia, pentes de cabelo ou cadeiras;
- Evitar relações sexuais e contato físico com outras pessoas até a conclusão do tratamento;
- Limpar bem o chão da casa e aspirar tapetes e móveis, como poltronas e sofás.
Em casos onde não é possível lavar as roupas, deve-se colocá-las em um saco plástico, deixando bem fechado por pelo menos 3 dias. Essa medida impede que o ácaro se alimente, acabando por ser eliminado.