Escápula alada: o que é, sintomas, causas e tratamento

A escápula alada é uma situação rara caracterizada pela posição incorreta da escápula, que é o osso encontrado nas costas, que está conectado com o ombro e com a clavícula e que é sustentado por vários músculos, resultando em dor e desconforto na região do ombro.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ortopedista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Apesar de rara, essa situação pode acontecer devido ao enfraquecimento dos músculos que sustentam a escápula devido à doença ou como consequência de lesões no ombro ou de condições que afetem os nervos presentes no local como levantamento de peso excessivo ou lesões repetitivas relacionados com o trabalho, por exemplo.

O tratamento da escápula alada deve ser feito de acordo com a recomendação do ortopedista e normalmente é feito por meio de exercícios de fisioterapia. Em casos mais graves, pode ser indicada a realização de cirurgia com o objetivo de descomprimir o nervo e reposicionar a escápula.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sinais e sintomas de escápula alada são:

  • A escápula se projeta visivelmente nas costas ao levantar o braço ou fazer algumas atividades;
  • Fraqueza e diminuição da mobilidade do ombro;
  • Rigidez no ombro;
  • Dor, incômodo e desconforto no ombro, pescoço e coluna;
  • Formigamento no braço;
  • Estalo ao movimentar o ombro.

Esses sintomas, quando não tratados podem levar ao comprometimento da realização de atividades do dia a dia, como escovar os dentes, pentear os cabelos e segurar sacolas, por exemplo.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da escápula alada é feito pelo ortopedista por meio de avaliação clínica, em que é verificada a posição da escápula, além de serem realizados alguns movimentos com o braço e com os ombros para verificar se há limitação do movimento e se a pessoa sente alguma dor ou desconforto que seja indicativo de lesão nos nervos.

Marque uma consulta com o ortopedista mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para que seja feito o diagnóstico de escápula alada e seja iniciado o tratamento mais adequado:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Além disso, o médico pode recomendar a realização do exame de eletromiografia com o objetivo de verificar a atividade muscular e diagnosticas alterações nervosas. Entenda para que serve e como é feito o exame de eletromiografia.

Causas de escápula alada

As principais causas de escápula alada são:

  • Contratura muscular;
  • Lesões por esforço repetitivo;
  • Deslocamento do ombro, sendo a escápula alada uma consequência;
  • Perda progressiva da função muscular;
  • Pancadas e traumas fortes;
  • Infecções.

A escápula alada pode acontecer tanto devido a lesão nos nervos como devido ao enfraquecimento dos músculos que sustentam a escápula, que são principalmente os músculos serrátil anterior e trapézio.

Como é feito o tratamento

O tratamento para escápula alada deve ser feito de acordo com a recomendação do ortopedista e com a causa dessa alteração, sendo na maioria das vezes indicada a realização de exercícios de fisioterapia para relaxar e fortalecer os músculos, além de estimular a mobilidade do ombro, sendo a fisioterapia também importante para aliviar a dor e o desconforto.

Nos casos mais graves, que é quando a escápula alada acontece como consequência da compressão de um nervo, pode ser necessária a realização de cirurgia para descomprimir o nervo, seguida de sessões de fisioterapia para favorecer a recuperação.

Além disso, de acordo com a gravidade da escápula alada, o ortopedista também pode indicar a realização da estabilização da escápula, em que, com auxílio de uma tipoia, a escápula fica presa às costelas, evitando que fique em posição incorreta. ​​​​​​