Estriol (Ovestrion): para que serve e como usar

Estriol é um remédio hormonal indicado para reposição hormonal na menopausa, ajudando a aliviar os sintomas vaginais relacionados com a falta do hormônio estrogênio.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse remédio pode ser comprado em farmácias ou drogarias, com o nome comercial de Ovestrion, sob a forma de creme vaginal ou comprimidos.

O estriol deve ser usado somente com indicação do ginecologista, após avaliação do estado de saúde e riscos da reposição hormonal na menopausa. Veja como é feita a reposição hormonal na menopausa.

Mulher na menopausa tomando comprimido

Para que serve

O estriol é indicado para:

  • Reposição hormonal na menopausa;
  • Melhorar a cicatrização de cirurgias vaginais em mulheres na pós-menopausa;
  • Auxiliar na avaliação da secreção vaginal em mulheres na pós-menopausa.

O estriol é um tipo de estrogênio, que tem suas quantidades diminuídas na menopausa, podendo deixar a parede da vagina fina e seca, causar desconforto durante o contato íntimo e aumentar o risco de infecções vaginais.

Por isso, esse remédio é indicado na menopausa ou pós menopausa, para repor o estrogênio no corpo e aliviar esses sintomas. Saiba identificar os sintomas da menopausa.

Estriol serve para infecção urinária?

O estriol não serve para tratar infecção urinária, no entanto, quando usado como terapia de reposição hormonal na menopausa, pode ajudar a aliviar os sintomas genitourinários e reduzir o risco de infecção urinária.

Leia também: 9 principais sintomas de infecção urinária tuasaude.com/sintomas-de-infeccao-urinaria

Como usar

A forma de usar o estriol varia de acordo com sua apresentação e a condição a ser tratada, sendo que as orientação gerais são:

1. Estriol creme vaginal

O estriol creme vaginal deve ser usado intravaginal, colocando o creme no aplicador e depois introduzi-lo no canal vaginal profundamente para liberar a pomada.

A posologia normalmente recomendada é atrofia do trato genitourinário é de 1 aplicação por dia, durante as primeiras semanas, conforme orientação médica.

Essa aplicação pode ser diminuída pelo médico para 1 aplicação duas vezes por semana.

O aplicador deve ser lavado com água morna e sabonete neutro após o seu uso.

2. Estriol comprimidos orais

O estriol comprimido deve ser tomado por via oral, com um copo de água e sempre no mesmo horário.

A dose normalmente recomendada para o tratamento dos sintomas da menopausa é de 4 a 8 mg por dia (2 a 4 comprimidos de 2 mg, ou 4 a 8 comprimidos de 1 mg) durante as primeiras semanas.

Após esse período, o ginecologista pode diminuir a dose gradativamente para 1 a 2 mg por dia (1/2 a 1 comprimido de 2 mg, ou 1 a 2 comprimidos de 1 mg).

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do estriol incluem vômito, dores de cabeça, câimbras, sensibilidade nas mamas e coceira ou irritação local.

Quem não deve usar

O estriol não deve ser usado por mulheres grávidas ou mulheres com sangramento vaginal sem diagnóstico.

Além disso, o estriol não deve ser usado nos casos de otosclerose, câncer de mama, tumores malignos, hiperplasia endometrial, tromboembolismo venoso, doença tromboembólica arterial, doença hepática aguda, porfiria ou alergia a algum dos componentes da fórmula.

Vídeos relacionados

COMO NÃO ENGORDAR NA MENOPAUSA

04:02 | 64.172 visualizações

MENOPAUSA | Dieta para Aliviar Sintomas

06:23 | 514.247 visualizações