O exame anti hbs é solicitado para verificar se a pessoa possui imunidade contra o vírus da hepatite B, seja ela adquirida por meio da vacinação ou através da cura da doença. Esse exame é feito a partir da análise de uma pequena amostra de sangue em que é verificada na corrente sanguínea a quantidade de anticorpos contra o vírus da hepatite B.
Normalmente o exame anti-hbs é solicitado juntamente com o exame HBsAg, que é o exame em que se verifica a presença do vírus no sangue, sendo, portanto, utilizado para diagnóstico.
Assim, após avaliar os níveis de anti-hbs, o médico pode confirmar a infecção, principalmente se existirem sintomas de infecção e, assim, indicar o tratamento mais adequado, que normalmente envolve o repouso, alimentação leve e uso de medicamentos, em alguns casos. Conheça mais sobre a hepatite B.
Para que serve
O exame anti hbs serve para avaliar a produção de anticorpos pelo organismo contra uma proteína presente na superfície do vírus da hepatite B, a HBsAg.
Assim, por meio do exame anti-hbs o médico pode verificar se a pessoa foi imunizada ou não contra a hepatite B, por meio da vacinação, além de verificar se o tratamento é eficaz ou houve cura, quando o diagnóstico para a hepatite B foi confirmado.
Exame HBsAg
Enquanto que o exame anti-hbs é solicitado com o objetivo de verificar a imunidade e a resposta ao tratamento, o exame HBsAg é solicitado pelo médico para saber se a pessoa está infectada ou teve contato com o vírus da hepatite B. Ou seja, esse exame é solicitado para diagnosticar a hepatite B. Saiba mais sobre o exame HBsAg.
O HBsAg é uma proteína presente na superfície do vírus da hepatite B e é útil para diagnosticar a hepatite B aguda, recente ou crônica.
Normalmente o exame HBsAg é solicitado juntamente com o exame anti-hbs, pois assim é possível verificar se o vírus está circulando na corrente sanguínea e se o organismo está atuando sobre ele.
Quando a pessoa possui hepatite B, no laudo consta HBsAg reagente, sendo o resultado importante para o médico, pois assim é possível iniciar o tratamento. Entenda como é feito o tratamento da hepatite B.
Como é feito
Para fazer o exame anti-hbs não é necessário qualquer tipo de preparo ou jejum e é feito a partir da coleta de uma pequena amostra de sangue, que é encaminhada para o laboratório para análise.
No laboratório, o sangue passa por um processo de análise sorológica, em que é verificada a presença de anticorpos específicos contra o vírus da hepatite B.
Esses anticorpos são formados após entrar em contato com o vírus ou devido à vacinação, em que o organismo é estimulado a produzir esses anticorpos, conferindo imunidade para a pessoa para o resto da vida.
Saiba quando a vacina contra a hepatite B deve ser tomada.
Como entender os resultados
O resultado do exame anti-hbs varia de acordo com a concentração de anticorpos contra o vírus da hepatite B na corrente sanguínea, sendo os valores de referência:
- Anti-hbs menor que 10 mUI/ mL - não reagente. Essa concentração de anticorpos não é suficiente para proteger contra a doença, sendo importante que a pessoa seja vacinada contra o vírus. No caso do diagnóstico da hepatite B já ter sido feito, essa concentração indica que não houve cura e que o tratamento não está sendo eficaz ou está em fase inicial;
- Anti-hbs entre 10 mUI/ mL e 100 mUI/ mL - indeterminado ou satisfatório para vacinação. Essa concentração pode indicar que a pessoa foi vacinada contra o vírus da hepatite B ou que está em tratamento, não sendo possível determinar se houve cura da hepatite B. Nesses casos, é recomendado que o exame seja repetido após 1 mês;
- Anti-hbs maior que 100 mUI/ mL - reagente. Essa concentração indica que a pessoa possui imunidade contra o vírus da hepatite B, seja por meio da vacinação ou através da cura da doença.
Além de avaliar o resultado do exame anti-hbs, o médico também analisa o resultado do exame HBsAg. Assim, quando se está fazendo acompanhamento de uma pessoa já diagnosticada com hepatite B, o resultado HBsAg não reagente e anti-hbs positivo indica que a pessoa está curada e que não há mais vírus circulantes no sangue. A pessoa que não possui hepatite B também apresenta os mesmos resultados e a concentração de anti-hbs superior a 100 mUI/ mL.
No caso de HBsAg e anti-hbs positivos, é indicado repetir o exame após 15 a 30 dias, pois pode indicar um resultado falso positivo, formação de complexos imunológicos (imunocomplexos) ou infecção por subtipos diferentes do vírus da hepatite B.