Exames laboratoriais, como hemograma, glicemia de jejum, hemoglobina glicada e ácido úrico, podem ser solicitados para diagnosticar um problema de saúde, ajudar no acompanhamento de uma doença ou avaliar a eficácia de um tratamento médico
Os exames laboratoriais de rotina mais indicados para a mulher é o papanicolau e para o homem, é o PSA, um exame que pode ser solicitado em casos de suspeitas de hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo.
Os exames laboratoriais devem ser solicitados pelo médico e podem ser realizados em hospitais e laboratórios particulares ou pelo SUS.

Exames de sangue
Os principais exames de sangue são:
1. Hemograma
O hemograma é um exame laboratorial indicado para avaliar as células do sangue, como glóbulos vermelhos, leucócitos, ou glóbulos brancos, hematócritos e plaquetas. Entenda melhor para que serve o hemograma.
O hemograma completo ajuda na identificação e acompanhamento de situações como anemia, infecções, inflamações, insuficiência renal, artrite reumatoide, linfoma e leucemia, por exemplo.
Como é o preparo: é recomendado evitar atividade física 24 horas antes e não consumir bebidas alcoólicas pelo mínimo de 48 horas antes deste exame. No entanto, não é necessário fazer jejum antes do hemograma.
Valores de referência: os valores normais do hemograma variam de acordo como o tipo de célula do sangue. Assim, para as hemácias ou valor normal é de 4.2 a 5.9 milhões/ µL e leucócitos totais de 4000 a 11000/ µL. Veja todos os valores de referência do hemograma.
2. Perfil lipídico (colesterol total, LDL, HDL, VLDL e triglicerídeos)
O perfil lipídico, ou lipidograma, é um exame laboratorial que analisa a quantidade de colesterol "ruim", ou LDL, colesterol "bom", ou HDL, colesterol VLDL, triglicerídeos e colesterol total no sangue.
Quando estas substâncias estão em valores muito acima ou abaixo do normal, podem indicar um risco para o surgimento de doenças cardiovasculares, como angina, infarto, AVC ou trombose venosa, por exemplo.
Como é o preparo: para realizar este exame, é recomendado fazer um jejum de 9 a 12 horas, conforme as diretrizes de cada laboratório.
Valores de referência: os valores de colesterol total devem ser menores que 190 mg/dL, e o de colesterol LDL (ruim) menores que 130 mg/dL, em pessoas com risco cardiovascular baixo. Saiba como entender o resultado do exame de colesterol para adultos e crianças.
Leia também: Lipidograma (exame de perfil lipídico): o que é e o que indica tuasaude.com/lipidograma3. Glicemia de jejum
Por ser um exame laboratorial que mede a taxa de glicose na circulação sanguínea, a glicemia de jejum pode ser solicitada pelo médico para diagnosticar e acompanhar situações, como pré-diabetes e diabetes.
Como é o preparo: é recomendado fazer jejum de alimentos sólidos e líquidos, exceto água, por 8 horas antes da coleta deste exame.
Valores de referência: a glicemia de jejum normal deve ter o valor de até 99 mg/dL.
Leia também: Glicemia de jejum: o que é, valores de referência (e resultados) tuasaude.com/glicemia-de-jejum4. Hemoglobina glicada
A hemoglobina glicada (Hb1AC) é um exame laboratorial de sangue que avalia os níveis de glicose nos últimos três meses antes do exame. Conheça melhor para que serve a hemoglobina glicada.
O exame de hemoglobina glicada é indicado pelo médico para ajudar no diagnóstico da diabetes. Já pessoas que já possuem a doença, este exame ajuda a avaliar se o tratamento é eficaz ou é feito de forma correta.
Como é o preparo: diferente da glicose em jejum, a hemoglobina glicada não necessita de jejum ou qualquer outro preparo.
Valores de referência: o valor normal de hemoglobina glicada é entre 4,7% e 5,6%. Valores entre 5,7% e 6,4% podem indicar pré-diabetes e acima de 6,5% diabetes.
5. Ureia e creatinina
O exame laboratorial de ureia mede a quantidade dessa substância no sangue, ajudando a avaliar se o funcionamento dos rins e do fígado. Saiba mais sobre para que serve o exame de ureia.
Já o exame de creatinina é indicado pelo médico para investigar possíveis alterações nos rins, como infecção ou insuficiência renal, pois nessas condições a creatinina não é eliminada corretamente, ficando mais alta que o normal.
Como é o preparo: para fazer o exame de ureia e creatinina não é necessário fazer jejum ou qualquer outro preparo.
Valores de referência: para a ureia, os valores normais devem estar entre 19,3 e 49,2 mg/dL. Já para creatinina, os valores normais são entre 0,60 a 1,2 mg/dL para mulheres e 0,70 a 1,3 mg/dL para homens.
Leia também: Creatinina: o que é, quando fazer o exame (e valores normais) tuasaude.com/creatinina6. TGO e TGP
O TGO (AST) e o TGP (ALT) são exames laboratoriais que podem ser solicitados pelo médico para avaliar possíveis problemas de saúde, como hepatite, cirrose, gordura no fígado, lesão muscular e infecção urinária, por exemplo.
Como é o preparo: não é necessário nenhum preparo para realizar este exame. No entanto, deve-se informar ao laboratório e ao médico os medicamentos que esteja usando.
Valores de referência: os valores normais de TGO devem estar entre 5 e 40 U/L e o de TGP entre 7 e 56 U/L.
Leia também: TGO e TGP: o que são, para que servem e valores de referência tuasaude.com/tgo-tgp7. TSH
O exame laboratorial TSH é usado para avaliar a função da tireoide, sendo geralmente solicitado pelo médico na suspeita de alterações desta glândula, como hipotireoidismo, hipertireoidismo e tireoidite de Hashimoto, por exemplo.
Como é o preparo: geralmente não é necessário preparo para fazer este exame. Contudo, alguns medicamentos podem interferir no exame e, por isso, deve-se comunicar ao médico e laboratório os remédios em uso.
Valores de referência: os valores de referência do TSH variam com a idade, sendo que para adultos com mais de 18 anos, os valores normais são entre 0,3 e 4,5 mUI/l (μUI/mL).
Leia também: Exame TSH: para que serve (e porque está alto ou baixo) tuasaude.com/exame-tsh8. Ácido úrico
O ácido úrico é um exame laboratorial de sangue ou urina, que pode ser solicitado pelo médico para avaliar a função dos rins, acompanhar o tratamento da gota e identificar condições como rabdomiólise e síndrome de lise tumoral.
Como é o preparo: de um modo geral, não é necessário preparo para este exame. No entanto, alguns laboratórios podem solicitar a realização de um jejum.
Valores de referência: os valores de ácido úrico no sangue variam com a idade e o gênero, sendo considerado normal entre 3,7 e 8,0 mg/dL, em homens após os 16 anos, e entre 2,7 e 6,1 mg/dL, em mulheres após os 13 anos.
Leia também: Ácido úrico: o que é, exame (e porque está baixo ou elevado) tuasaude.com/o-que-e-acido-urico9. PCR (proteína C reativa)
O PCR (proteína C reativa) é um exame laboratorial usado para auxiliar no diagnóstico de inflamações ou infecções por vírus ou bactérias.
Assim, o PCR pode ser solicitado pelo médico quando existe suspeita de doenças inflamatórias intestinais, apendicite, artrite reumatoide, lúpus, asma ou sepse.
O exame PCR é feito através de coleta de uma amostra sangue.
Como é o preparo: não é necessário nenhum preparo para realizar o exame RT-PCR.
Valores de referência: o resultado desse exame considerado normal é abaixo de 10 mg/L ou 1 mg/dL, endo que quando apresenta valores acima do de referência, pode indicar inflamações ou infecções, sendo necessários exames complementares indicado pelo médico para confirmar o diagnóstico.
Leia também: Proteína C reativa (PCR): o que é, para que serve e porque está alta tuasaude.com/proteina-c-reativa10. Albumina
O exame laboratorial de albumina analisa os níveis desta proteína no sangue, ajudando a identificar possíveis problemas, como desnutrição, problemas renais, colite ulcerativa e pancreatite, por exemplo.
Como é o preparo: não é necessário jejum ou qualquer outro preparo para fazer este exame.
Valores de referência: o valor considerado normal é de 35 a 50 g/L (3,5 a 5 g/dL) de albumina no sangue para maiores de 16 anos.
Leia também: Exame de albumina: para que serve e valores de referência tuasaude.com/exame-de-albuminaExames de fezes
Os principais exames laboratoriais de fezes são:
1. Exame de fezes simples
O exame de fezes simples tem como objetivo avaliar as características das fezes, presença de muco, vírus, bactérias ou protozoários, por exemplo.
Esse exame ajuda a identificar alterações no intestino, reto ou estômago, como infecções.
Como é o preparo: esse exame não exige preparo. As amostras são colhidas pela pessoa, que devem ser colocadas em um pote identificado e, em seguida, levado para o laboratório. Veja o passo a passo de como fazer o exame de fezes.
Valores de referência: o exame de fezes é considerado normal quando é negativo para presença de hemácias ou leucócitos, pus, muco, vírus, bactérias ou protozoários.
Além disso, os valores normais de pH devem estar entre 7.0 e 7.5, por exemplo.
2. Parasitológico de fezes
O exame parasitológico de fezes é feito para identificar a presença de parasitas ou vermes nas fezes.
Como é o preparo: não é necessário nenhum preparo específico, apenas que as fezes sejam coletadas em um recipiente limpo e seco e depois com a pazinha coletar porções de fezes para o frasco do laboratório.
Valores de referência: o resultado desse exame é fornecido como positivo ou negativo para a presença de cistos, trofozoítos, ovos ou vermes adultos, como Entamoeba histolytica, Giardia lamblia, Ascaris lumbricoides ou Taenia sp. por exemplo. Veja os principais parasitas detectados no parasitológico de fezes.
3. Sangue oculto nas fezes
O exame laboratorial de sangue oculto nas fezes pode ser solicitado pelo médico para avaliar a presença de pequenas quantidades de sangue nas fezes.
Geralmente, esse exame é solicitado para identificar doenças como pólipos ou doenças inflamatórias intestinais ou câncer de intestino.
Como é o preparo: não é necessário nenhum preparo específico. No entanto, é recomendado evitar consumir carnes vermelhas, alguns tipos de legumes e verduras, além de não ingerir bebidas alcoólicas.
Leia também: Sangue oculto nas fezes: o que pode ser e como entender o resultado tuasaude.com/sangue-oculto-nas-fezesValores de referência: o resultado desse exame é fornecido como positivo ou negativo para a presença de sangue nas fezes. Quando positivo, o médico pode solicitar outros exames, como colonoscopia, por exemplo.
4. Coprocultura
A coprocultura é um exame laboratorial que tem como objetivo identificar bactérias que estejam causando infecções intestinais.
Como é o preparo: não é necessário preparo especial, sendo apenas indicado que a pessoa colete as fezes e coloque no frasco do laboratório que seja analisada.
Valores de referência: o resultado desse exame é fornecido como normal ou alterado, sendo que alterado indica a presença de bactérias, como Salmonella spp., Campylobacter spp., ou aumento do crescimento da Escherichia coli.
Exames de urina
Os principais exames laboratoriais de urina são:
1. Urinálise
A urinálise ou EAS (Elementos Anormais do Sedimento) é um exame laboratorial que pode ser solicitado pelo médico para identificar infecções urinárias, problemas nos rins e avaliar o estado de saúde geral da pessoa.
Como é o preparo: este exame não precisa de preparo e, geralmente, a pessoa urina em um frasco de colheita, devendo limpar a região genital antes e desprezar o primeiro jato de urina.
Para alguns tipos de exame, a urina de 24 horas pode ser colhida em casa e armazenada em geladeira.
Leia também: Exame de urina (EAS): para que serve, preparo e resultados tuasaude.com/exame-de-urinaValores de referência: os valores normais do exame de urina EAS são ausência de glicose, proteínas, cetonas, bilirrubina, urobilinogênio, sangue e nitrito, alguns (poucos) leucócitos, cristais, cilindros e raras células epiteliais.
Além disso, o pH da urina deve estar entre 5,5 e 7,5 e a densidade entre 1,005 a 1,030.
2. Urina de 24 horas
O exame laboratorial de urina de 24 horas é solicitado pelo médico para avaliar a função dos rins, através da coleta da urina durante 24 horas.
Como é o preparo: não é preciso nenhum preparo específico, sendo indicado coletar a urina no frasco fornecido pelo laboratório, desprezando o primeiro jato de urina e coletando uma amostra de cada urina no período de 24 horas.
Valores de referência: os valores normais da urina de 24 horas são de proteínas totais menor que 150 mg, albumina menor que 30 mg e clearance de creatinina entre 80 e 120 mL/min. Saiba como entender o resultado da urina 24 horas.
3. Urocultura
A urocultura é um exame laboratorial para identificar a presença de bactérias na urina no caso de suspeita de infecções urinárias.
Em alguns casos, o médico pode pedir a urocultura com antibiograma, para avaliar a sensibilidade da bactéria ao antibiótico e, assim, indicar o melhor tratamento.
Leia também: Urocultura com antibiograma: o que é, para que serve e como é feita tuasaude.com/urocultura-com-antibiogramaComo é o preparo: não é necessário nenhum preparo específico. No entanto, é recomendado coletar a urina no recipiente fornecido pelo laboratório, após a higiene da região genital e desprezar o primeiro jato de urina.
Valores de referência: o resultado desse exame pode dar negativo ou positivo para a presença de bactérias, sendo também indicado o tipo de bactéria encontrada na urina.
Exames laboratoriais de rotina
Os principais exames de rotina, conhecidos também como check-up, são:
- Hemograma completo;
- Glicemia de jejum;
- Exame de fezes;
- Exame de urina;
- Perfil lipídico;
- TSH e T4;
- Ureia e creatinina;
- TGO e TGP.
Os tipos e a frequência dos exames de rotina devem ser estabelecidos pelo clínico geral ou outro médico, conforme o estado de saúde familiar e da pessoa.
Leia também: Check-up médico: quando fazer e lista de exames tuasaude.com/check-up-medicoExames laboratoriais de rotina feminino
O principal exame laboratorial de rotina feminino é o papanicolau, um exame ginecológico que avalia as células do colo do útero, ajudando a identificar possíveis alterações, como inflamação, infecção pelo HPV e câncer.
Leia também: 12 exames ginecológicos de rotina (e para que servem) tuasaude.com/exames-ginecologicosAlém disso, outros exames laboratoriais de rotina feminino são dosagem hormonal, glicemia de jejum, hemograma completo, ferro e ferritina.
Exames laboratoriais de rotina pediátrica
Os exames principais laboratoriais de rotina pediátrica são:
- Hemograma;
- Perfil lipídico;
- Glicemia de jejum;
- T4 e TSH;
- Dosagem de ferro e ferritina.
Além disso, outros exames que o pediatra também pode pedir para a criança incluem exames de fezes e de urina.
Exames laboratoriais de rotina masculino
O PSA é o principal exame laboratorial de rotina masculino.
Esse exame é indicado pelo menos 1 vez ao ano para todos os homens a partir dos 45 anos de idade ou em casos de suspeita de hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo.
O exame PSA é simples e indolor, sendo feito através da coleta de uma pequena amostra de sangue. Entenda melhor para que serve o PSA.
Exames laboratoriais na gravidez
Os principais exames laboratoriais na gravidez são:
- Hemograma;
- Tipo sanguíneo e fator Rh;
- Glicemia em jejum;
- Exame de urina e urocultura;
- TSH e T4.
Além disso, outros exames de rotina na gravidez são a pesquisa de infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatite B e C, por exemplo.
Outros exames são de toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus. Veja a lista completa de exames na gravidez.