5 exames para detectar a endometriose

Os principais exames que detectam a endometriose são o exame ginecológico, ultrassom transvaginal, ressonância magnética e dosagem do marcador CA 125 no sangue. 

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

No entanto, nos casos em que os sintomas são muito intensos, o ginecologista pode indicar a realização de exames que permitam avaliar outras partes do corpo e assim verificar a gravidade da endometriose.

A endometriose é caracterizada pela presença de tecido endometrial, que é o tecido que reveste internamente o útero, em locais fora do útero, como no peritônio, ovários, bexiga ou nos intestinos, por exemplo, podendo causar sintomas como cólicas intensas, dor durante o contato íntimo ou dificuldade para engravidar.

Leia também: Endometriose: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/endometriose

Conheça mais detalhes da endometriose no vídeo a seguir com o Dr Maurício Abrão:

6 sintomas para descobrir ENDOMETRIOSE · com Dr. Mauricio Abrão

14:03 | 21.410 visualizações

Principais exames

Os exames que normalmente são pedidos pelo médico para ajudar no diagnóstico da endometriose são:

1. Exame ginecológico

O exame ginecológico pode ser realizado na investigação e diagnóstico da endometriose, devendo o ginecologista observar a vagina e útero com o espéculo. Além disso, de acordo com as características observadas, pode ser também realizada a observação do reto com o objetivo de procurar cistos, o que pode ser indicativo de endometriose intestinal.

Marque uma consulta com o ginecologista mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para iniciar a investigação da endometriose:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Ultrassom pélvica ou transvaginal

O exame de ultrassom é um dos primeiros exames realizados na investigação da endometriose, podendo ser pélvico ou realizado por via transvaginal. Para fazer esse exame é recomendado esvaziar completamente a bexiga, pois assim é possível visualizar melhor os órgãos.

O exame de ultrassom é muito útil também no diagnóstico da endometriose ovariana, em que o tecido endometrial cresce nos ovários, mas também consegue identificar a endometriose na bexiga, vagina e na parede do reto.

Leia também: Ultrassom transvaginal: o que é, para que serve e preparo tuasaude.com/ultrassom-transvaginal

3. Exame de sangue CA 125

O CA 125 é um marcador que está presente no sangue e cuja dosagem é normalmente solicitada para avaliar o risco da pessoa desenvolver câncer ou cisto no ovário e endometriose, por exemplo, já que nessas situações os níveis de CA 125 no sangue estão elevados. Assim, quando o resultado do CA 125 é superior a 35 UI/mL é importante que o médico solicite outros exames para que seja possível confirmar o diagnóstico. Veja o que é o exame CA 125 e como entender o resultado.

4. Ressonância magnética

A ressonância magnética é solicitada quando há suspeita de massas ovarianas que precisam ser melhor avaliadas, além de também ser indicada com o objetivo de investigar a endometriose profunda, que afeta também o intestino. Esse exame pode mostrar as fibroses espalhadas e as alterações na pelve, no tecido subcutâneo, na parede abdominal, e até mesmo na superfície do diafragma.

5. Videolaparoscopia

A videolaparoscopia é o melhor exame para identificar a endometriose porque não deixa nenhuma dúvida da doença, no entanto não é o primeiro exame a ser realizado, já que se trata de um exame mais invasivo, além de que é possível concluir o diagnóstico por meio da realização de outros exames.

Além de poder ser indicado no diagnóstico da endometriose, a videolaparoscopia pode também ser solicitado para acompanhar a evolução da doença e verificar se está havendo resposta ao tratamento. Entenda como é feita a videolaparoscopia.

Exames complementares

Alguns exames complementares também podem ser recomendado pelo médico para observar melhor a gravidade da endometriose, como ressonância a endoscopia retal. 

Dependendo da extensão da endometriose, o médico pode indicar o uso de pílula contínua, por 6 meses, uso de DIU ou a realização de cirurgia para retirar o tecido que está crescendo fora do útero, podendo provocar infertilidade se os órgãos pélvicos também forem retirados.

Leia também: Cirurgia de endometriose: quando fazer, riscos e recuperação tuasaude.com/cirurgia-para-endometriose

Teste online de sintomas

Se acha que pode ter endometriose, selecione os seus sintomas, para saber quais as chances:

  1. 1. Dor intensa na região pélvica e que piora durante a menstruação
  2. 2. Menstruação abundante
  3. 3. Cãibras durante a relação sexual
  4. 4. Dor ao urinar ou defecar
  5. 5. Diarreia ou prisão de ventre
  6. 6. Fadiga e cansaço excessivo
  7. 7. Dificuldade para engravidar

O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o ginecologista.

Vídeos relacionados

6 sintomas para descobrir ENDOMETRIOSE · com Dr. Mauricio Abrão

14:03 | 21.410 visualizações