Excesso de vitamina C: sintomas, causas e riscos

O excesso de vitamina C pode provocar alguns sintomas estomacais, como náuseas, vômitos e diarreia, principalmente quando se consome mais de 2000 mg por dia de suplemento de vitamina C.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Ter uma alimentação saudável e equilibrada é suficiente para garantir a necessidade diária de vitamina C, sendo importante consumir alimentos como kiwi, morango, laranja, brócolis e pimentão, por exemplo.

Por isso, o uso de suplemento de vitamina C deve ser feito sob orientação do médico ou nutricionista, caso haja necessidade, já que pode ser necessária uma avaliação do estado geral de saúde da pessoa e seus antecedentes médicos para adaptar a dose e o tempo do tratamento e, assim, seja possível evitar a ingestão excessiva da vitamina.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas do excesso de vitamina C

Os sintomas mais comuns que podem indicar excesso de vitamina C incluem:

  • Diarreia;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Azia;
  • Dor abdominal.

Os sintomas geralmente envolvem o sistema digestório, devido à não absorção do excesso dessa vitamina, no entanto, existem outros sintomas que também podem estar relacionados ao excesso de vitamina C, principalmente ardência ao urinar e aumento do volume da urina.

Caso se esteja tomando algum suplemento com vitamina C e surjam estes sintomas, é importante consultar um médico.

O que causa excesso de vitamina C

O excesso de vitamina C geralmente está relacionado com a ingestão de grande quantidade diária dessa vitamina, o que acontece principalmente por meio de suplementos, especialmente quando são ingeridos sem orientação médica e na dose superior a 3 gramas por dia.

É importante mencionar que o consumo de alimentos ricos em vitaminas C não é responsável pelo excesso de vitamina C no corpo. Conheça os alimentos ricos vitamina C.

Ricos da vitamina C em excesso

A vitamina C tem baixa toxicidade, porém o seu consumo em excesso pode aumentar o risco de:

1. Pedra nos rins

Altas doses de vitamina C podem contribuir para a formação de pedras (cálculos) nos rins, principalmente em pessoas que já possuem doenças renais ou predisposição a estas.

2. Aumentar a absorção de ferro

O excesso de vitamina C poderia causar um excesso de absorção de ferro a níveis intestinal, já que essa vitamina faz com que o ferro que se encontra nos alimentos de origem vegetal, seja absorvida no intestino mais facilmente.

Essa situação poderia afetar principalmente pessoas que possuem doenças como a hemocromatose hereditária, talassemia, anemia falciforme ou deficiência de G6PDF, uma vez que poderia aumentar a quantidade de ferro no organismo e provocar complicações. Por isso, as pessoas que possuem essas doenças devem consultar o médico antes de ingerir suplementos de vitamina C.

Como eliminar o excesso de vitamina C

Para eliminar o excesso de vitamina C no corpo, é importante beber água, pois isso ajuda o organismo a facilitar a eliminação do excesso dessa vitamina através da urina. Além disso, também é recomendado parar a ingestão do suplemento de vitamina C e consultar o médico.