10 exercícios para eliminar gordura visceral

Os exercícios para eliminar a gordura visceral, como caminhada rápida, corrida, remo, pedalada ou ginástica funcional, trabalham a parte cardiovascular e a força, aumentando a queima de calorias e a diminuir a gordura na região abdominal e no restante do corpo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Cardiologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A gordura visceral é muito perigosa, pois aumenta o risco de desenvolver doenças, como diabetes, pressão alta e doenças do coração, além de causar a barriga saliente provocando desconforto estético. 

Além dos exercícios físicos, para eliminar a gordura visceral, deve-se combinar uma dieta que facilita a queima de gordura, pois aquelas ricas em açúcares e gorduras facilitam o acúmulo de gordura e crescimento da barriga. Confira como deve ser a dieta para eliminar gordura visceral.

Assista o video com os melhores exercícios para eliminar gordura visceral:

Perca barriga com estes 7 exercícios

11:10 | 591.928 visualizações

10 exercícios para eliminar gordura visceral

Os principais exercícios para eliminar gordura visceral são:

1. Caminha rápida

A caminhada rápida, com passos acelerados, ajuda a aumentar os batimentos cardíacos, o gasto calórico e a queima de gordura visceral. Veja outros benefícios da caminhada.

Para fazer a caminhada rápida, deve-se movimentar rápido, mexendo também os braços, a um ritmo de cerca de 5 a 6,5 km por hora.

É recomendado fazer pelo menos 150 a 300 minutos de caminhada rápida por semana, o que corresponde a 22 a 43 minutos de caminhada por dia, ou 30 a 60 minutos, 5 vezes por semana, por exemplo.

2. Corrida

A corrida intensifica os batimentos cardíacos, aceleram o metabolismo e são, por isso, uma ótima forma de perder gordura visceral.

Entretanto, para colher bons resultados, é necessário praticar esta modalidade por, pelo menos, 30 minutos a 1 hora, 3 a 5 vezes por semana. Confira como fazer um treino de corrida para queimar gordura.

3. Pular corda

Pular corda é um ótimo exercício, pois é intenso, sendo que 30 minutos desta prática é capaz de causar a perda de 300 calorias, além de ajudar a tonificar os músculos das pernas coxas, coxas, bumbum e abdômen. 

Este exercício não é recomendado para quem tem problemas osteoarticulares dos joelhos, sendo também recomendado ter um tênis que absorva melhor o impacto do salto.

Leia também: 10 melhores exercícios aeróbicos para perder a barriga tuasaude.com/exercicios-aerobicos-para-emagrecer

4. Natação

A natação é um exercício completo que trabalha o corpo todo reduzindo a gordura corporal, inclusive a gordura visceral.

Isso porque é um exercício que trabalha o sistema cardiovascular e tem um gasto calórico alto, ajudando na queima de gordura, além de não ter impacto, o que reduz o risco de lesões.

5. Remo

O remo é um outro excelente exercício para eliminar gordura visceral, pois acelera o metabolismo e o gasto calórico, melhora a força e a definição muscular, além de não ter impacto.

Esse exercício pode ser feito na academia na máquina de remo, na intensidade e número de séries recomendadas pelo profissional de educação física.

6. Andar de bicicleta

Andar de bicicleta é uma ótima forma de eliminar gordura visceral, pois trabalha a parte cardiovascular e pode provocar uma intensa queima de calorias.

Para isto, é necessário que o exercício seja praticado, pelo menos, 3 vezes por semana, por 30 a 60 minutos, e de forma intensa, sem apenas estar passeando.

Assim, andar de bicicleta pode queimar até 400 calorias por hora, além de fortalecer as pernas e o abdômen. 

7. Dançar 

A dança é uma ótima forma de exercício aeróbico, e quando praticada pelo menos 3 vezes por semana, é excelente para perder gordura abdominal.

Algumas modalidade incluem zumba, fitdance, dança de salão ou hip hop, por exemplo, e são capazes de eliminar até 600 calorias em 1 hora, além de combater a depressão, melhorar o equilíbrio e melhorar a postura. 

8. Exercícios funcionais

Um bom treino funcional, orientado por profissional de educação física, pode causar uma grande perda de calorias e diminuir em poucas semanas a gordura visceral.

Este tipo de atividade consiste em se exercitar sem o uso de aparelhos de academia, utilizando o peso do próprio corpo, e o auxílio de cabos elásticos, pequenos pesos e bolas, por exemplo. 

Como são exercícios muito dinâmicos e elaborados de acordo com os objetivos de cada pessoa, a ginástica funcional é muito indicada para quem deseja emagrecer e perder gordura.

Além disso, o treino funcional também ajudar a fortalecer os músculos de corpo, incluindo abdômen, lombar, bumbum e coxas. Confira algumas opções de exercícios funcionais.

9. HIIT

O HIIT é um treino intervalado de alta intensidade que ajuda na eliminação da gordura visceral.

Isso porque favorece o aumento do metabolismo, o que ajuda ano processo de perda de gordura, além de promover melhora do condicionamento físico e regular a pressão arterial.

Esse tipo de exercício consiste em realizar determinado exercício em alta intensidade por um período de 30 segundo a 1 minuto, realizar repouso pelo mesmo tempo e depois voltar a realizar o exercício.

A quantidade de repetições de exercício deve ser estabelecido pelo profissional de educação física de acordo com o objetivo e capacidade cardiorrespiratória da pessoa. Veja mais detalhes sobre o treino de HIIT.

10. Praticar crossfit

O crossfit é uma ótima forma de exercício para queimar calorias e eliminar a gordura visceral por ser muito dinâmico e utilizar vários grupos de músculos ao mesmo tempo.

Desta forma, além de emagrecer, também melhora a capacidade física, aumenta a resistência e fortalece os músculos.

O crossfit pode ser praticado em academias de musculação, em academias próprias da modalidade ou em casa, com a orientação de um educador físico. Confira como começar a praticar crossfit.

Vídeos relacionados

GORDURA VISCERAL: o que é, como medir e como controlar

09:39 | 38.483 visualizações

Perca barriga com estes 7 exercícios

11:10 | 591.928 visualizações

BENEFÍCIOS DE PULAR CORDA

03:06 | 422.951 visualizações