O que é:
O fanciclovir é um antiviral indicado para o tratamento de infecções causadas pelo vírus Herpes simplex, como herpes labial ou herpes genital inicial ou recorrente, ou tratamento do herpes zoster agudo.
Esse remédio age reduzindo a multiplicação do vírus Herpes simplex, evitando a infecção de novas células e diminuindo o tempo de duração dos sintomas da herpes genital ou labial, além de reduzir a dor aguda causada pela herpes-zoster.
O fanciclovir pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos de 125 mg ou 500 mg com o nome comercial Penvir e deve ser usado com indicação do ginecologista, urologista ou dermatologista.
Para que serve
O fanciclovir é indicado para o tratamento de:
- Herpes labial recorrente;
- Herpes genital inicial ou recorrente;
- Herpes zoster aguda.
O fanciclovir deve ser usado com indicação médica e tomado desde o início dos primeiros sintomas de herpes, pois impede a multiplicação do vírus, evitando a formação de novas bolhas ou feridas, acelerando a recuperação. Saiba identificar os primeiros sintomas de herpes.
Marque uma consulta com um dermatologista na região mais próxima:
O fanciclovir cura herpes?
O fanciclovir não cura a herpes, seja a herpes labial, genital ou zoster, pois não elimina o vírus do organismo, atuando apenas reduzindo a sua multiplicação , diminuindo o tempo dos sintomas e evitando a infecção de novas células no corpo.
Não existe cura para a infecção por herpes simplex ou herpes-zoster, pois o vírus é capaz de permanecer inativo no organismo, podendo ser reativado quando o sistema imune está enfraquecido.
No entanto, no caso da herpes-zoster existe a vacina, que indicada para prevenir o desenvolvimento da herpes-zoster, reduzir a dor ou prevenir a neuralgia pós-herpética. Conheça os principais tipos de vacina da herpes zoster e quando tomar.
Como tomar
O fanciclovir deve ser tomado por via oral, com um copo de água, antes ou após uma refeição, e deve ser iniciado assim que surgem os primeiros sintomas de herpes.
A forma de uso varia com o tipo de herpes e inclui:
1. Herpes genital
As doses recomendadas para herpes genital em adultos são:
- Tratamento da infecção inicial (primeiro episódio de herpes genital): 1 comprimido de 250 mg, 3 vezes por dia, durante 5 dias.
- Herpes genital recorrente: 1 comprimido de 250 mg, 2 vezes por dia, durante 5 dias, devendo ser iniciado até 6 horas após o início dos sintomas.
- Supressão da herpes genital: 1 comprimido de 250 mg, 2 vezes por dia, durante 1 ano de tratamento. A terapia de supressão da herpes genital, normalmente é indicada quando a pessoa apresenta mais de 6 episódios de herpes genital em 1 ano.
Para pessoas infectadas pelo HIV, o tratamento da herpes genital com fanciclovir é feito com doses de 1 comprimido de 500 mg, 2 vezes por dia, durante 7 dias.
O tratamento de supressão para herpes genital, deve ser feito com o acompanhamento com o ginecologista ou urologista regularmente e testes de função hepática, pelo menos a cada 6 meses, para avaliar a função do fígado, uma vez que o tratamento é prolongado e pode causar danos no fígado. Veja os principais exames que avaliam a função do fígado.
Além dos comprimidos de fanciclovir, o médico também pode recomendar o uso de pomadas antivirais para serem usadas junto com o tratamento com comprimidos. Vejas as principais pomadas para herpes genital.
2. Herpes labial
Para o tratamento da herpes labial em adultos infectados pelo HIV, as doses normalmente indicadas do fanciclovir são de 1 comprimido de 500 mg, 2 vezes por dia, durante 7 dias, ou conforme orientado pelo médico.
O tratamento com fanciclovir para herpes labial deve ser iniciado o mais breve possível, ou por um período de até 48 horas após o início dos sintomas, para que o tratamento seja eficaz.
Além dos comprimidos de fanciclovir, também existem pomadas ou curativos que podem ser indicados pelo médico para a herpes labial. Veja outros tratamentos para a herpes labial.
3. Herpes zoster
As doses de fanciclovir para o tratamento da herpes-zoster aguda são de 1 comprimido de 500 mg, 3 vezes por dia, durante 7 dias.
O tratamento da herpes-zoster deve ser iniciado assim que a infecção tenha sido diagnosticada, de forma a evitar complicações, como a neuralgia pós-herpética, que é a continuação da dor por várias semanas ou meses após o desaparecimento das bolhas na pele. Entenda o que é a neuralgia pós-herpética e como é feito o tratamento.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do fanciclovir são dor de cabeça, tontura, diarreia, excesso de gases intestinais, náusea, formigamento ou dormência nas mãos, pés, pernas e braços, coceira na pele ou rash cutâneo.
Além disso, embora sejam menos comuns, podem surgir efeitos colaterais que devem ser comunicados ao médico imediatamente, como confusão mental, pouca ou nenhuma urina, dor ao urinar, inchaço nos pés ou tornozelos, dificuldade para respirar, falta de ar ou cansaço excessivo.
Quem não deve usar
O fanciclovir não deve ser usado por crianças ou adolescentes com menos de 18 anos, ou por pessoas que tenham alergia ao fanciclovir, valaciclovir ou aciclovir, ou a qualquer um dos componentes do comprimido.
Durante a gravidez ou amamentação, o fanciclovir só deve ser usado se indicado pelo médico, após avaliação dos benefícios do tratamento para a mulher e potenciais riscos para o bebê.
O fanciclovir deve ser usado com cautela em pessoas com intolerância à lactose, pois o comprimido contém lactose na sua formulação.