O que é:
A Femina é uma pílula anticoncepcional que contém as substâncias ativas o estrogênio etinilestradiol e progestogênio desogestrel, sendo utilizada para evitar a gravidez e regular a menstruação. Para isso, é recomendado que seja tomado 1 comprimido diariamente durante 21 dias e depois que seja feita uma pausa de 7 dias.
Caso haja esquecimento, dependendo da semana de esquecimento, é importante que outro método contraceptivo seja utilizado para prevenir a gravidez, uma vez que há menor concentração de hormônio na circulação.
A Femina anticoncepcional pode ser encontrada em farmácias e drogarias e deve ser usada de acordo com a orientação do ginecologista, sendo importante relatar qualquer sintoma que tenha surgido devido ao uso desse medicamento.
Para que serve
O anticoncepcional Femina é indicado com o objetivo de regular o ciclo menstrual e prevenir a ocorrência de gravidez, já que como é constituído por estrogênio e progesterona, impede a ovulação, de forma que caso haja ejaculação dentro do canal vaginal, o espermatozoide não encontrará óvulo para ser fecundado. Entenda como funciona o anticoncepcional.
Como usar
O modo de uso da Femina deve ser orientado pelo ginecologista e consiste no uso de 1 comprimido por dia, no mesmo horário, sem interrupção durante 21 dias, seguindo-se uma pausa de 7 dias. O primeiro uso desse anticoncepcional deve ser feito no 1º dia de menstruação.
O que fazer se esquecer
Quando o esquecimento é inferior a 12 horas do horário habitual, tomar o comprimido esquecido e ingerir o próximo comprimido no horário correto. Neste caso, o efeito contraceptivo da pílula está mantido.
No entanto, quando o esquecimento é superior a 12 horas do horário habitual, deve-se consultar a seguinte tabela:
Quando mais de 1 comprimido da mesma cartela é esquecido, deve-se consultar o médico. Quando ocorrem vômitos ou diarreia intensa 3 a 4 horas após a ingestão do comprimido, é recomendado utilizar outro método contraceptivo durante os próximos 7 dias.
Possíveis efeitos colaterais da Femina
Os principais efeitos colaterais da Femina podem ser sangramento fora da menstruação, infecções vaginais, infecções urinárias, tromboembolismo, sensibilidade nas mamas, náuseas, vômitos e aumento da pressão arterial.
Quando não é indicado
A Femina é contraindicada em pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula, gravidez, hipertensão grave, problemas de fígado, sangramento vaginal, presença de riscos de doenças cardiovasculares ou porfiria.