Feno grego: o que é, para que serve (e como usar)

Evidência científica

O feno grego, também conhecido como fenacho ou alforvas, é uma planta medicinal da espécie Trigonella foenum-graecum, que possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antidiabéticas, sendo muito utilizada como remédio caseiro para diabetes, cólica menstrual ou colesterol alto, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

A parte utilizada do feno grego são as sementes, de onde são extraídas as substâncias ativas com propriedades medicinais. No entanto, as folhas frescas ou secas do feno grego também podem ser usadas na culinária, como tempero no preparo de alimentos ou pães, por exemplo.

O feno grego para uso medicinal pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou feiras livres, sendo utilizado na forma de chá, pó ou cápsulas, e deve ser usado com orientação de um médico ou fitoterapeuta.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O feno grego é indicado para:

1. Regular o açúcar no sangue

Alguns estudos mostram que a fibra solúvel presente na semente do feno grego é rica em galactomanana, uma substância capaz de reduzir a absorção de açúcar da alimentação, ajudando a regular os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, as sementes dessa planta também podem ajudar a melhorar a resistência à insulina, pois possuem um aminoácido, 4-hidroxiisoleucina, que estimula a produção de insulina pelas células beta do pâncreas.

2. Ajudar a perder peso

O feno grego ajuda a emagrecer pois é rico em fibras, que reduzem a fome e aumentam a sensação de saciedade.

Além disso, possui substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, como os flavonóides e o ácido caféico, que diminuem a absorção de gorduras e açúcar pelos intestinos, ajudando na perda de peso. Confira outros alimentos que ajudam a emagrecer.

3. Protege contra doenças cardiovasculares

Por ser rico em fibras, as sementes do feno grego ajudam a reduzir a absorção de gorduras da alimentação, o que ajuda a regular os níveis de colesterol ruim e controlar a pressão arterial, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares graves como infarto do miocárdio ou aterosclerose, por exemplo.

4. Diminuir as cólicas menstruais

Alguns estudos mostram que o pó do feno grego, preparado com as sementes desta planta, quando utilizado durante o período menstrual, ajuda a aliviar os sintomas de cólicas, além de cansaço, dor de cabeça, sensação de falta de energia ou até tontura.

Isto porque as sementes contêm substâncias anti-inflamatórias, como alcaloides, saponinas e apigeninas, que reduzem a inflamação causada pelo útero durante a menstruação.

Além disso, o extrato do feno grego pode ajudar a aliviar os sintomas associados à síndrome dos ovários policísticos, por regular os níveis dos hormônios LH e FSH, o que ajuda a reduzir o tamanho dos cistos, a normalizar o ciclo menstrual e a melhorar a fertilidade.

5. Melhorar o funcionamento do sistema digestivo

Por ser rico em fibras, as sementes do feno grego ajudam a melhorar o funcionamento do sistema digestivo, contribuindo para uma boa digestão e para deixar as fezes mais amolecidas, o que auxilia na prisão de ventre.

Além disso, as folhas frescas do feno grego também podem ser usadas para auxiliar em problemas como indigestão, excesso de gases intestinais ou fígado lento.

6. Estimular a produção de testosterona

Alguns estudos mostram que o extrato do feno grego pode ajudar a regular os níveis dos hormônios GnRH e LH, aumentar a sensibilidade dos testículos a esses hormônios e estimular a produção de testosterona.

Além disso, a planta parece ser capaz de aumentar a quantidade de espermatozoides, melhorar o estado de alerta mental, o humor e o desejo sexual.

7. Combater inflamações

As sementes do feno grego são ricas em substâncias anti-inflamatórias como alcaloides, flavonoides, aminoácido 4-hidroxiisoleucina e furostanol, que agem reduzindo a produção de substâncias inflamatórias como prostaglandinas e citocinas, sendo muito úteis para auxiliar no tratamento de inflamações na garganta, além de artrite ou dores musculares.

8. Melhorar a qualidade da pele

Os antioxidantes e as substâncias anti-inflamatórias presentes no feno grego tonificam e limpam a pele por serem antissépticas e esfoliantes, melhorando a qualidade da pele, além de tratar problemas como alergias, acne, eczema ou psoríase.

Além disso, as substâncias antioxidantes do feno grego impedem a formação de radicais livres que danificam as células e, assim, retardam o envelhecimento da pele.

O feno grego também possui ação antifúngica e antibacteriana, podendo ser usado para auxiliar no tratamento de caspa no couro cabeludo, furúnculos ou feridas na pele, por exemplo.

9. Auxiliar no combate ao câncer

Alguns estudos em laboratório usando células do câncer de pâncreas, pulmão e linfoma, mostram que algumas substâncias presentes no extrato aquoso ou alcoólico do feno grego, como diosgenina, esqualeno e naringenina, podem ajudar a diminuir a multiplicação e aumentar a morte de células desses tipos de câncer.

No entanto, ainda são necessários estudos em humanos que comprovem esse benefício.

10. Estimular a produção de leite materno

De acordo com alguns estudos científicos, o feno grego poderia ajudar a estimular a produção de leite materno, no entanto ainda não é totalmente esclarecido de que forma essa planta medicinal pode ter esse efeito. Acredita-se que o efeito seja devido aos fitoestrogênios que o feno grego possui.

Ainda são necessários mais estudos que permitam confirmar esse efeito do feno grego.

Como usar

As folhas de feno grego são populares na culinária indiana, podendo ser usadas para temperar pratos ou preparar algumas receitas, como pão.

Já para uso medicinal, são indicadas as sementes da planta, que podem ser usadas sobre a forma de:

1. Chá de feno grego

O chá de feno grego deve ser preparado com as sementes para ajudar a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue, por exemplo.

Ingredientes

  • 2 colheres (de chá) de sementes de feno grego;
  • 1 xícara de água fria.

Modo de preparo

Adicionar as sementes de feno grego na xícara com água fria e deixar repousar por 3 horas. Em seguida, ferver os ingredientes, coar e beber enquanto estiver morno, até 3 vezes ao dia.

2. Compressas de feno grego

As compressas de feno grego pode ser usada para ajudar no tratamento de problemas de pele, principalmente a caspa.

Ingredientes

  • 2 colheres (de chá) de sementes de feno-grego;
  • 1 xícara de água filtrada.

Modo de preparo

Juntar os ingredientes em uma panela e ferver durante 10 minutos. Em seguida coar e usar a infusão em compressas no couro cabeludo para tratamento de caspa.

3. Emplastro de feno grego

O emplastro de feno grego pode ser usado para ajudar a combater o furúnculo ou feridas na pele, que não estejam abertas ou sangrando.

Ingredientes

  • 110 g de sementes de feno-grego;
  • Água ou vinagre.

Modo de preparo

Adicionar as sementes de feno grego e a água ou vinagre de maçã no liquidificador e bater. A quantidade de água ou vinagre de maçã deve ser suficiente para formar uma pasta.

Em seguida, levar ao fogo até levantar fervura. Espalhar a polpa ainda quente sobre uma compressa limpa e seca ou gaze estéril, esperar amornar e aplicar sobre o furúnculo ou ferida na pele até esfriar ,repetindo o procedimento de 3 a 4 vezes por dia.

4. Cápsulas de feno grego

As cápsulas de feno grego devem ser tomadas por via oral, com um copo de água, sendo que a dose normalmente recomendada para adultos é 1 cápsula de 500 ou 600 mg, de 1 a 2 vezes por dia, conforme indicação médica.

Para auxiliar no tratamento da diabetes, é recomendado tomar a cápsula de feno grego antes ou durante a refeição.

O uso das sementes do feno grego e o tempo de tratamento devem ser orientados pelo médico ou profissional de saúde com experiência em plantas medicinais.

Possíveis efeitos colaterais

O uso das sementes do feno grego é seguro para a maioria das pessoas quando consumido por via oral na forma de cápsula ou chá.

No entanto, alguns efeitos colaterais podem surgir durante o uso prolongado ou em grandes quantidades, incluindo diarreia, produção excessiva de gases intestinais e cheiro forte na urina.

Além disso, o feno grego pode causar alergia em algumas pessoas, devendo-se procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto socorro mais próximo se surgirem sintomas como dificuldade para respirar, sensação de nariz entupido, tosse ou inchaço na boca, língua ou rosto. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica.

Quem não deve usar

O feno-grego não deve ser usado por mulheres grávidas, pois pode estimular as contrações uterinas e induzir o parto.

Essa planta também não deve ser usada por crianças, ou por pessoas em tratamento de câncer sensíveis a hormônios como câncer de mama ou próstata, por exemplo.

Além disso, pessoas que utilizam insulina ou outros remédios para diabetes, devem ter cautela ao usar o feno grego, pois pode reduzir muito o açúcar no sangue e causar crise de hipoglicemia.

O uso do feno grego deve ser interrompido 2 semanas antes de qualquer cirurgia, pois pode afetar a coagulação do sangue e aumentar o risco de sangramentos ou hemorragias.