O figo-da-índia (opuntia ficus-indica) é uma fruta que oferece vários benefícios para a saúde, como regular o açúcar no sangue, favorecer o emagrecimento e melhorar a saúde intestinal. Esses benefícios são possíveis porque o figo-da-índia tem boas quantidades de fibras, vitamina C, flavonoides e minerais.
Também conhecida como tuna, pera espinhosa ou figo-palmeira, o figo da índia é o fruto do cacto nopal, uma planta comestível que possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e hipoglicemiantes. Veja todos os benefícios do nopal.
A cor do figo-da-índia varia entre verde, branca, amarela, rosada, alaranjada, vermelha ou roxa. Essa fruta tem a casca com espinhos e a polpa suculenta, adocicada e com muitas sementes, podendo ser consumida ao natural ou usada em preparações como sucos, bolos, geleias ou em xaropes, por exemplo.
7 benefícios do figo-da-índia
Os principais benefícios do figo-da-índia para a saúde são:
1. Combater a prisão de ventre
O figo-da-índia é rico em fibras que aumentam do volume das fezes e aceleram o trânsito intestinal, favorecendo a evacuação, sendo uma excelente opção para combater a prisão de ventre. Veja mais alimentos que ajudam a combater a prisão de ventre.
2. Favorecer o emagrecimento
Por ser uma fruta com poucas calorias e rica em fibras, o figo-da-índia favorece o emagrecimento, porque prolonga a sensação de saciedade, diminuindo a quantidade de alimentos ingeridos e ajudando, assim, a controlar as calorias da dieta.
No entanto, para promover o emagrecimento, o figo-da-índia deve ser incluído em uma alimentação saudável, associada à prática regular de exercícios físicos.
3. Cuidar da saúde do coração
O figo-da-índia é rico em fibras e antioxidantes, como flavonoides e betalaína, que favorecem a redução do colesterol "ruim", LDL no sangue, prevenindo o surgimento de doenças cardíacas como aterosclerose, infarto e AVC.
Além disso, o figo-da-índia também contém potássio, cálcio e magnésio, minerais que ajudam a regular a pressão arterial.
4. Aumentar a imunidade
O figo-da-índia fornece vitamina C e vitamina A, nutrientes que estimulam as células de defesa do organismo, chamadas de células T e B, assim como os glóbulos brancos do organismo, aumentando a imunidade. Veja outros alimentos que aumentam a imunidade.
5. Prevenir as úlceras gástricas
O figo-da-índia ajuda a diminuir a produção de ácido gástrico, evitando a formação de úlceras e aliviando o desconforto gástrico nas pessoas que sofrem com essa condição.
6. Regular o açúcar no sangue
O figo-da-índia, principalmente a vermelha, é rica em betalaína, um pigmento natural com ação antioxidante que ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue.
Além disso, o figo-da-índia também é rico em fibras que retardam a absorção de carboidratos no intestino, ajudando a regular a glicose no sangue, sendo uma excelente opção para pessoas com diabetes ou pré-diabetes.
7. Evitar doenças crônicas
O figo-da-índia é rico em antioxidantes, principalmente compostos fenólicos, como quercetina e kaempferol, betalaínas e betaxantinas (que são responsáveis pela coloração amarelo-alaranjada).
Esses antioxidantes presentes no figo-da-índia previnem os danos causados pelos radicais livres às células, evitando, assim, o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças crônicas como câncer, diabetes e problemas cardíacos. Veja outros alimentos ricos em antioxidantes.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir indica a informação nutricional para cada 100 g, o que equivale a cerca de 1 unidade de figo-da-índia:
Para se obter os benefícios do figo-da-índia, é importante que ele faça parte de uma alimentação saudável e equilibrada, e da prática regular de atividades físicas.
Como consumir
O figo-da-índia pode ser consumido ao natural ou usado em preparações como sucos, bolos, água saborizada, sobremesas ou xaropes, por exemplo.
Embora não exista uma quantidade específica indicada de figo-da-índia por dia, a ingestão mínima diária recomendada de frutas é de 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160 g a 240 g. Uma porção de figo-da-índia equivale a 2 unidades, por exemplo.
No entanto, a quantidade indicada de de figo-da-índia também varia conforme as necessidades nutricionais de cada pessoa. Por isso, é impostante consultar um nutricionista para uma avaliação completa e recomendação de frutas de forma individualizada.
Para manter uma alimentação saudável conforme as suas necessidades, marque uma consulta com um nutricionista mais próximo de você:
Receitas saudáveis com figo-da-índia
Algumas receitas saudáveis com figo-da-índia são:
1. Suco de figo-da-índia
Ingredientes:
- 3 unidades de figo-da-índia;
- Suco de 1 limão;
- 750 ml de água filtrada ou fervida;
- Adoçante e pedras de gelo a gosto.
Modo de preparo:
Lavar os figos-da-índia. Retirar a casca dos figos-da-índia com uma faca, fazendo um corte transversal, tendo muito cuidado para não se magoar com os espinhos. Retirar a polpa dos frutos e colocar num liquidificador com o suco de limão, a água e o adoçante. Bater bem até ficar uma mistura homogênea e coar. Transferir para um copo e servir com as pedras de gelo.
2. Doce de figo-da-índia com mel
Ingredientes:
- 3 unidades de figo-da-índia;
- 1 colher (de sopa) de mel;
- Amaranto torrado a gosto.
Modo de preparo:
Retirar a casca dos figos-da-índia e cortar a fruta em pedaços. Passar os de pedaços de figos-da-índia no mel e depois empanar com o amaranto e consumir em seguida.