O uso do fio dental é importante para remover restos de alimentos que não conseguiram ser removidos por meio da escovação normal, ajudando a evitar a formação de placas bacterianas e tártaros e diminuindo o risco de cáries e inflamação da gengiva.
É recomendado que o uso do fio dental seja diário, 1 a 2 vezes por dia, no entanto o ideal é que seja usado após todas as refeições principais. Além disso, pode ser utilizada tanto antes como depois da escovação, pois se a passagem do fio for realizada corretamente, o resultado será sempre benéfico para a saúde da boca.
Como passar o fio dental
Para passar corretamente o fio dental, é orientado os seguintes passos:
- Enrolar as pontas do fio ao redor dos dedos indicadores ou dedos do meio, após separar cerca de 40 cm de fio;
- Introduzir o fio entre os dentes, utilizando o apoio dos dedos indicador e polegar, no caso de enrolar no dedo do meio, ou do polegar e do dedo do meio, quando o fio é enrolado no dedo indicador;
- Passar o fio em cada dente, abraçando-o num movimento em forma de C. Deve-se pressionar de um lado e depois do outro, e repetir o processo 2 vezes para cada lado, em todos os dentes.
- Também passar o fio delicadamente na base do dente, o que é importante para remover as impurezas infiltradas entre o dente e a gengiva;
- Remover o fio, em um movimento de trás para frente, para levar o restante da sujeira;
- Preferir utilizar uma parte nova do fio para cada região a ser limpa, para que não se passem bactérias e restos de placas de um dente para o outro.
Não se deve utilizar muita força para introduzir o fio, para que não machuque. Além disso, se as gengivas estiverem frequentemente inchadas ou sangrando, pode ser sinal de gengivite, por isso, é importante continuar fazendo a higiene oral com o fio, escovação e enxaguante, e agendar uma consulta com o dentista. Saiba como identificar e tratar a gengivite.
Como passar fio dental com aparelho ortodôntico
Quem usa aparelho ortodôntico deve ter muito cuidado com a limpeza da boca, pois o aparelho retém muitos restos de alimentos, portanto, também deve-se usar o fio dental cerca de 2 vezes ao dia.
Para usar o fio dental, deve-se passar, primeiramente, o fio pela parte de dentro do arco que liga os brackets, para, então, segurar o fio com as duas mãos, enrolar as pontas com os dedos e fazer todo o procedimento explicado no passo-a-passo, repetindo o processo para cada dente.
Como o fio dental é mole, para facilitar a passagem do fio por trás do aparelho, existe o Passa Fio, que é uma ponta mais dura, feita de silicone, que ajuda a guiar o fio dental para a região desejada. Esta é a única função do passa fio, pois em seguida, a limpeza entre os dentes é feita normalmente com o fio dental.
O fio Super floss também facilita a limpeza dos dentes, pois a haste mais firme ajuda a uma passagem mais prática por traz do arco do aparelho, e depois fazer a limpeza normalmente com as partes de fio esponjosa ou mais fina.
Tipos de fio dental
Os principais tipos de fio dental, vendidos em farmácias ou supermercados são:
- Fio de múltiplos filamentos: é o mais tradicional, e existem várias versões, com sabor, por exemplo.
- Fio de filamento único: é mais fino e achatado, com maior resistência, que impede que se parta ou desfie durante o uso, e é mais indicado para pessoas com dentes mais juntos que têm mais dificuldade em usar o fio.
- Fio Super floss: é um fio que tem uma parte mais firme e flexível, outra mais grossa e esponjosa e uma última com o fio normal. Ela se adapta à abertura dos dentes, sendo indicado para quem tem espaços maiores entre os dentes ou pessoas que usam aparelho ortodôntico e pontes.
Cada pessoa pode se adaptar melhor a um tipo de fio dental e, por isso, não existe um que seja mais recomendado que o outro, no entanto é importante procurar a orientação do dentista para saber qual tipo seria o mais indicado de acordo com as características dos dentes.
Como manter uma boa saúde bucal
Além do uso diário do fio dental, para manter a boca limpa, livre de doenças e manchas, é importante limpar a língua após a escovação dos dentes, usando uma escova ou um limpador de língua e escovar os dentes, pelo menos 2 vezes por dia, usando uma escova de cerdas macias. Veja como escovar melhor os dentes.
Além disso, é recomendado evitar alimentos ricos em açúcar, já que favorecem a formação de cáries, e consulta o dentista a cada 6 meses ou 1 anos para que seja feita uma limpeza mais profunda e a saúde da boca seja avaliada.
É ainda importante lembrar que, quem usa dentadura ou prótese também deve ter o cuidado de limpá-las e escová-las diariamente e, além disso, elas devem estar bem adaptadas à boca, para evitar acúmulo de placa bacteriana e formação de feridas.
Confirma mais dicas sobre o uso do fio dental para evitar gengivite, cárie e mau hálito no vídeo a seguir: