Fios de PDO são dispositivos usadas para harmonização facial ou lifting facial pois estimulam a produção de colágeno, além de dar mais sustentação e volume ao rosto.
Os fios de PDO são biodegradáveis, ou seja, com o tempo o organismo reabsorve a polidiaxanona que é a substância ativa do fio, existindo também diferentes tipos de fio, que são usados de acordo com a finalidade do tratamento.
Leia também: Fios de sustentação: o que são, para que servem, como aplicar (e riscos) tuasaude.com/fios-de-sustentacaoA aplicação dos fios de PDO é feita pelo dermatologista ou cirurgião plástico, no consultório, utilizando anestesia local, e os resultados podem permanecer por até 18 meses.
Para que servem
Os fios de PDO servem para o rejuvenescimento facial sendo uma alternativa à cirurgia plástica.
Esses fios agem estimulando a produção de colágeno pela pele por produzir um processo inflamatório na pele, além de aumentar o volume do rosto e dar mais sustentação e elasticidade à pele.
Desta forma, os fios de PDO podem ser usados para a harmonização facial ou lifting facial não cirúrgico, existindo também outros tipos de fios de sustentação ou aplicação de ácido hialurônico que podem ser indicados pelo médico.
Se deseja a avaliação do dermatologista para realizar a aplicação dos fios de PDO, marque uma consulta na região mais próxima de você:
Quando são indicados
Os fios de PDO são indicados para:
- Flacidez facial;
- Rugas e linhas de expressão;
- “Códigos de barra” ou rugas em volta da boca;
- Bigode chinês;
- Papada;
- Olhar caído;
- "Linha de marionete" ou ruga que vai da boca até o queixo.
Os fios de sustentação podem ser aplicados em diferentes áreas do rosto, como ao redor dos olhos, parte externa das sobrancelhas ou lateral do rosto.
Além disso, os fios de PDO também podem ser aplicados em outras partes do corpo com flacidez, como coxas, braços ou barriga, por exemplo.
Leia também: Harmonização facial: o que é, como é feita (e como reverter) tuasaude.com/harmonizacao-facialFios de PDO para olheiras
A aplicação dos fios de PDO também pode ser indicado para olheiras para clarear a pele abaixo dos olhos melhorando o aspecto da pele.
Isso porque os fios de PDO aumentam a firmeza da pele por estimular a produção de colágeno e elastina, deixando com aspecto mais descansado e rejuvenescido.
Como deve ser o preparo
Para se preparar para a aplicação de fios de PDO deve-se esclarecer com o médico todas as dúvidas sobre o procedimento, resultados esperados e possíveis complicações.
Além disso, deve-se informar ao médico os remédios que se usa com frequência, pois pode ser recomendado interromper o uso de anticoagulantes ou anti-inflamatórios uns dias antes do procedimento.
É importante também não fumar ou consumir bebidas alcoólicas por pelo menos 5 dias antes da aplicação dos fios de PDO.
Como é aplicado
Os fios de PDO são aplicados pelo dermatologista ou cirurgião plástico, no consultório, com anestesia local
Para realizar a aplicação dos fios de PDO, o médico deve seguir alguns passos, como:
- Realizar a assepsia da pele com antissépticos;
- Marcar a região da pele do rosto onde será aplicado o fio de PDO, com um lápis adequado para a pele;
- Aplicar a anestesia local, para diminuir a dor e o desconforto do procedimento;
- Inserir uma agulha na pele do rosto, por onde será passada a cânula;
- Colocar a cânula através do orifício feita com a agulha;
- Fixar o fio de PDO na pele através da cânula;
- Retirar a cânula da pele e cortar a ponta do fio de PDO.
A aplicação de fios de PDO pode durar por cerca de 1 hora e a pessoa pode ir para casa logo após o procedimento.
Quanto tempo dura o efeito dos fios de PDO?
O tempo que os fios de PDO dura é cerca de 6 meses para sua absorção completa pela pele.
Mesmo após sua absorção, o efeito do colágeno produzido pela pele pode permanecer por cerca de 1 a 2 anos anos.
Depois desse período, o médico pode recomendar a reaplicação dos fios de PDO ou outros procedimentos de rejuvenescimento facial. Veja os principais procedimentos de rejuvenescimento facial.
Leia também: 10 opções de tratamento para rugas tuasaude.com/tratamento-para-rugasTipos de fios de PDO
Os principais tipos de fios de PDO são:
1. Fios de PDO lisos
Os fios de PDO lisos são indicados principalmente para estimular a produção de colágeno pela pele, aumentando sua firmeza e elasticidade.
Esses fios geralmente são aplicados em regiões do rosto como abaixo dos olhos, testa ou parte inferior do queixo.
2. Fios de PDO espiculados
Os fios de PDO espiculados possuem pequenas "garras" ou "farpas" que além de estimular a produção de colágeno, também fornecem sustentação à pele, pois mantêm o tecido posicionado no lugar.
Esses fios, podem ser unidirecionais ou bidirecionais, geralmente são indicados para a flacidez facial principalmente em áreas que necessitam de maior sustentação, como pescoço ou papadas, por exemplo.
3. Fios de PDO de parafusos
Os fios de PDO na forma de parafusos possuem os fios cruzados ou em espiral, além de "garras" ou "farpas", que promovem uma maior sustentação da pele.
Esses fios, também chamados de fios de PDO multifilamentares ou volumizadores, formam uma malha sob a pele, fixando a pele, sem a levantar.
Por isso, o fio de PDO na forma de parafusos são geralmente usados junto com outros fios de PDO, aumentando o tempo dos resultados.
Como é a recuperação
Após a aplicação dos fios de PDO, é possível sentir um pouco de inchaço ou ter hematomas na pele nas primeiras 24 a 48 horas, podendo ser recomendado pelo médico aplicar compressas frias no rosto.
Durante a recuperação, alguns cuidados são necessários, como evitar esfregar ou massagear o rosto, franzir o rosto e fumar nas primeiras semanas após o procedimento.
Além disso, deve-se evitar dormir de lado ou de bruços com o rosto no travesseiro e fazer atividades físicas intensas, por cerca de 1 a 2 semanas, conforme orientação médica.
Possíveis riscos
A aplicação de fios de PDO é considerada segura quando feita pelo dermatologista ou cirurgião plástico experiente nesse tipo de procedimento.
No entanto, em alguns casos pode causar complicações como rompimento dos fios, infecção ou alteração na textura da pele como "casca de laranja".
Quem não deve fazer
A aplicação de fios de PDO não deve ser feita por crianças, adolescentes, mulheres grávidas ou em amamentação.
Além disso, também é contraindicado para pessoas com doenças autoimunes, epilepsia, problemas de coagulação sanguínea ou infecções ativas na pele.