O que é:
A flor de sal é um tipo de sal que favorece o equilíbrio da pressão arterial, facilita a absorção de nutrientes e previne problemas na tireoide, porque é rico em minerais como magnésio, sódio, iodo e potássio.
A flor de sal contém mais minerais que outros tipos de sal, porque não possui aditivos químicos e não passa por nenhum tipo de tratamento ou refinamento. Conheça outros tipos de sal.
Esse tipo de sal tem uma textura crocante e um sabor intenso, sendo geralmente usado como tempero final em preparações como chocolate, mousse, carnes, peixe e saladas. No entanto, a flor de sal também contém boas quantidades de sódio e, por isso, deve ser consumida com moderação.
Principais benefícios
Os principais benefícios da flor de sal são equilibrar a pressão arterial, ajudar na contração muscular e facilitar a absorção de nutrientes. Isso porque a flor de sal é rica em sódio, um mineral que regula a quantidade e distribuição da água no corpo, além de permitir a entrada de nutrientes nas células. Confira outros benefícios do sódio.
Além disso, por ser rica em iodo, a flor de sal também atua na formação dos hormônios T3 e T4 na tireoide, ajudando a prevenir doenças como hipertireoidismo e bócio.
Diferença entre sal comum e flor de sal
O sal comum, ou de mesa, passa por um processo de refinamento e branqueamento, onde são retirados muitos minerais. Além disso, esse tipo de sal contém antiumectante, que é um aditivo químico para deixá-lo com uma textura mais fina e solta.
Já a flor de sal é um tipo de sal que contém minerais, porque não possui aditivos e não passa por nenhum tipo de tratamento químico ou refinamento.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir traz a informação nutricional de 1g, o que equivale a uma pitada de flor de sal:
Como a flor de sal tem um sabor mais intenso, basta adicionar uma pequena quantidade nas preparações.
Quantidade recomendada
A quantidade máxima de sal recomendada pela Organização Mundial da Saúde é de 4 a 5g, o que corresponde a aproximadamente 1 colher de chá de flor de sal por dia.
Isto porque, por conter elevado teor de sódio, o consumo excessivo da flor de sal, pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares como pressão arterial, AVC ou infarto.
Como usar a flor de sal
A flor de sal pode ser usada como tempero no final das preparações, sendo recomendado evitar levá-la ao fogo para preservar o seu sabor e a sua textura crocante.
Assim, a flor de sal pode ser adicionada no final do preparo de alimentos salgados, como saladas, carnes e peixes grelhados ou legumes cozidos, ou doces, como chocolate, mousse e bolo.