Florais de Bach: o que são, como funcionam, tabela e como tomar

Os florais de Bach são uma terapêutica desenvolvida pelo Dr. Edward Bach baseada no uso de essências florais. Apresenta possíveis benefícios para o tratamento de condições de saúde como ansiedade, depressão ou problemas no sono. 

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Embora seus efeitos não sejam comprovados, acredita-se que a terapia com os florais possa aliviar sentimentos negativos e restaurar o equilíbrio interior, favorecendo o processo de cura do organismo. Este tratamento é completamente natural, não tem contraindicações e utiliza ao todo 38 tipos diferentes de essências.

Os florais de Bach devem ser utilizados como complemento ao tratamento médico convencional e não devem substituir as orientações do médico, especialmente se estiverem sendo utilizados sem supervisão de um terapeuta floral.

Frascos de florais de Bach

Para que servem

Os florais de Bach apresentam possíveis benefícios para o tratamento de condições, como:

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH);
  • Problemas do sono;
  • Dor.

No entanto, faltam estudos que comprovem os benefícios dos florais de Bach para saúde e, por isso, estes medicamentos normalmente não são indicados, nem devem substituir o tratamento indicado pelo médico. 

Florais de Bach servem para ansiedade?

É possível que os florais de Bach ajudem a controlar os  sintomas de ansiedade em algumas pessoas. No entanto, são necessários mais estudos para comprovar os seus benefícios no tratamento dessa condição.

Como funcionam os florais de Bach

Segundo o criador dos florais de Bach, Dr. Edward Bach, os sentimentos negativos estão envolvidos no desenvolvimento de problemas de saúde. Assim, emoções ruins, como medo ou insegurança, poderiam causar desequilíbrios internos e levar ao surgimento de doenças.

Os florais de Bach são baseados na crença de que a energia presente nas flores poderia ser difundida na água e utilizada para tratar problemas de saúde. Quando utilizada por uma pessoa doente, poderia melhorar a sua energia e favorecer o seu tratamento. É um princípio diferente da homeopatia ou medicina tradicional.

Leia também: Homeopatia: o que é, para que serve e como funciona tuasaude.com/entenda-o-que-e-e-como-funciona-a-homeopatia

O objetivo dos florais de Bach é restaurar o equilíbrio interno, aliviando os sentimentos negativos relacionados a problemas específicos. Por exemplo, quando alguém sente medo, deve trabalhar a coragem, já quem sente muito estresse, deve melhorar sua capacidade para relaxar.

Tabela de florais de Bach

A lista completa de florais de Bach inclui 38 essências que são divididas em 7 categorias, de acordo com a tabela abaixo:

Categoria Florais de Bach
Medo Mimulus, Cherry Plum, Aspen, Rock Rose, Red Chestnut
Insegurança Cerato, Gentian, Scleranthus, Gorse, Wild Oat, Hornbeam 
Perda de interesse Clematis, White Chestnut, Olive, Mustard, Wild Rose, Chestnut Bud, Honeysuckle
Solidão Heather, Water Violet, Impatiens
Hipersensibilidade Holly, Agrimony, Walnut, Centaury
Desesperança e desespero Star of Bethlehem, Sweet Chestnut, Crab Apple, Willow, Larch, Pine, Elm, Oak
Preocupação Rock Water, Chicory, Vervain, Vine, Beech 

Mesmo dentro da mesma categoria, cada floral tem sua indicação específica e, por isso, para escolher o melhor floral é sempre recomendado consultar um terapeuta floral, que irá avaliar a pessoa e tentar identificar as emoções que podem estar em desequilíbrio.

Assim, caso um problema tenha várias emoções na sua base, poderão ser utilizados mais que um ou dois florais no tratamento, geralmente até 6 ou 7, no máximo.

Como usar os florais corretamente

Existem 3 principais tipos de métodos para utilizar os florais de Bach:

1. Diluição num copo de água

Este método consiste em diluir 2 gotas de cada essência floral indicada pelo terapeuta num copo de água e, depois, ir bebendo ao longo do dia ou, pelo menos, 4 vezes ao dia. Caso não se beba o copo inteiro num dia, é possível guardar na geladeira para consumir no dia seguinte.

Este método é mais utilizado para tratamentos curtos.

2. Diluição num frasco conta-gotas

Colocar 2 gotas de cada floral de Bach indicado pelo terapeuta no interior de um conta gotas de 30 mL e, em seguida, preencher o restante espaço com água filtrada. Depois, deve-se beber 4 gotas da mistura, pelo menos, 4 vezes ao dia. O frasco conta-gotas pode ser guardado na geladeira até 3 semanas.

Este método é mais usado por quem precisa fazer um tratamento mais longo, pois ajuda a diminuir o desperdício da essência floral.

3. Colocar diretamente na língua

Este é o método que pode ser mais difícil para quem está começando a usar os florais, pois os florais não são diluídos, possuindo um sabor muito intenso. Neste método, as gotas do floral devem ser pingadas diretamente na língua, ou seja, 2 gotas, sempre que necessário.