Formoterol + budesonida é um remédio indicado para o tratamento de controle da asma ou da DPOC, melhorando os sintomas, a capacidade pulmonar e evitando exacerbações ou crises.
Esse remédio contém um broncodilatador, o formoterol, e um corticoide, a budesonida, na sua composição sendo normalmente recomendado para pessoas que não têm um bom controle da asma ou DPOC somente com um broncodilatador ou um corticoide.
Leia também: Broncodilatadores: o que são, para que servem (e como usar) tuasaude.com/broncodilatadorO formoterol + budesonida pode ser fornecido gratuitamente pelo SUS ou comprado em farmácias ou drogarias na forma de cápsulas inalatórias ou bombinha, com os nomes Alenia, Symbicort, Foraseq ou Vannair, e deve ser usado com indicação do pneumologista.
Para que serve
O formoterol + budesonida é indicado para o tratamento de controle:
- Asma para controle dos sintomas e evitar crises;
- DPOC moderada a grave, com sintomas frequentes e histórico de exacerbações.
Esse remédio ajuda a melhorar a função pulmonar, aliviar o sintomas e prevenir crises de asma ou exacerbações da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
É importante ressaltar que o formoterol + budesonida não é indicado para aliviar as crises agudas de asma ou exacerbações agudas da DPOC, mas somente para sua prevenção. Veja os principais remédios para o controle e crises de asma.
O formoterol + budesonida deve ser usado somente com indicação do pneumologista, que pode indicar doses e a melhor apresentação do remédio de forma individualizada.
Leia também: Budesonida: para que serve, como usar e efeitos colaterais tuasaude.com/budesonidaComo usar
A forma de usar o formoterol + budesonida varia de acordo com a apresentação do remédio, que inclui:
1. Formoterol + budesonida cápsulas inalatórias
As cápsulas inalatórias de formoterol + budesonida possuem diferentes doses, devendo ser usada por inalação oral utilizando o inalador fornecido na embalagem.
As doses normalmente recomendadas do formoterol + budesonida cápsula inalatória para o tratamento de controle da asma, variam de acordo com a dose do remédio e idade, que incluem:
No caso de piora da asma, o médico pode recomendar uma dose de alívio de formoterol + budesonida 6/100 mcg ou 6/200 mcg de até no máximo 8 cápsulas por dia para adultos ou adolescentes com mais de 12 anos.
Para o tratamento da DPOC em adultos com mais de 18 anos, é recomendada a dose de 2 cápsulas de formoterol + budesonida 6/200 mcg, 2 vezes por dia, ou 1 cápsula de formoterol + budesonida 12/400 mcg, 2 vezes por dia. Veja também como usar as cápsulas inalatórias de formoterol.
2. Formoterol + budesonida bombinha
O formoterol + budesonida bombinha deve ser usado apenas por inalação por via oral, colocando o bocal da bombinha na boca e respirando profundamente o jato do remédio. Saiba como usar a bombinha corretamente.
A posologia do formoterol + budesonida para o tratamento da asma varia com a dose das substâncias e a idade, que incluem:
No caso de piora da asma, pode ser recomendado pelo médico 4 inalações, 2 vezes por dia do formoterol + budesonida 6/100 mcg ou 6/200 mcg para adultos ou adolescentes com mais de 12 anos. Já para crianças entre 6 e 11 anos, pode ser recomendada a dose máxima de 4 inalações de formoterol + budesonida 6/100 mcg por dia.
Para o tratamento da DPOC, as dose normalmente indicadas para adultos com mais de 18 anos são de 2 inalações de formoterol + budesonida 6/200 mcg, 2 vezes por dia. A dose máxima diária não deve ultrapassar 4 inalações por dia.
Cuidados durante o tratamento
Durante o tratamento com o formoterol + budesonida, é importante enxaguar a boca ou escovar os dentes imediatamente após a inalação da cápsula ou o uso da bombinha.
Isso porque o corticoide na composição do remédio pode aumentar o risco de infecções na boca, como a candidíase oral. Saiba identificar os sintomas de candidíase oral.
Além disso, o inalador deve ser limpo com uma escova ou pincel macio para retirar os resíduos da cápsula. Já a bombinha deve ser limpa na parte interna e externa do bocal com um pano limpo e seco pelo menos 1 vez por semana.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do formoterol + budesonida são tremores, dor de cabeça, palpitações cardíacas, náusea, vômito, inflamação da garganta, infecção respiratória, tosse, aumento do peso, sinusite, dor abdominal, candidíase oral, má digestão, alteração da voz, dificuldade na fala ou boca seca.
Além disso, devido ao formoterol na sua composição, esse remédio pode causar piora do problema respiratório ou exacerbação grave da asma, devendo nesses casos, procurar ajuda médica imediatamente.
Leia também: 12 efeitos colaterais dos corticoides (e o que fazer para aliviar) tuasaude.com/efeitos-colaterais-dos-corticoidesQuem não deve usar
O formoterol + budesonida não deve ser usada por mulheres em amamentação ou por pessoas que tenham alergia ao fumarato de formoterol di-hidratado ou a budesonida, ou qualquer outro componentes da fórmula.
Durante a gravidez, esse remédio só deve ser usado com indicação médica, após avaliar os benefícios do tratamento para a mulher e os potenciais riscos para o bebê, principalmente no primeiro trimestre da gestação e pouco tempo antes do parto.
Além disso, o formoterol + budesonida não deve ser usado por pessoas com tuberculose pulmonar ativa.
Leia também: Tratamento da asma: remédios, cuidados e como conviver tuasaude.com/tratamento-da-asma