O que é:
A fumária é uma planta medicinal da espécie Fumaria officinalis, indicada para auxiliar em diversos problemas digestivos, como prisão de ventre, má digestão, náuseas ou cólicas intestinais, mas também pode auxiliar no tratamento de doenças de pele, como psoríase ou eczema.
Isto porque essa planta, também é conhecida como erva-moleirinha, erva-pombinha e fumo-da-terra, é rica em alcaloides, flavonoides, glicosídeos, mucilagem e esteroides, com depurativa, anti-inflamatória e laxativa.
A fumária pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação, podendo ser utilizada toda a planta para o preparo do chá ou extrato fluido, e deve ser usada com orientação médica ou do fitoterapeuta.
Para que serve
A fumária possui diversos benefícios para a saúde, sendo normalmente indicada para:
- Má digestão;
- Prisão de ventre;
- Sensação de estômago pesado;
- Náuseas;
- Pedra na vesícula;
- Cólicas intestinais;
- Pressão alta;
- Psoríase;
- Eczema;
- Urticária;
- Sarna humana.
A fumária é rica em ácidos fumárico e cafeico, mucilagem, alcaloides isoquinolínicos, como protopina, fumarina e criptonina, flavonoides e esteroides que são as substâncias ativas responsáveis pelas suas propriedades anti-inflamatórias, reguladora da secreção biliar, regeneradora da pele, diuréticas, laxantes, antiespasmódicas e antibacterianas.
Embora tenha benefícios para a saúde, a fumária não substitui o tratamento médico e deve ser usada com orientação do médico ou de um fitoterapeuta.
Como usar
As partes geralmente usadas da fumária são o caule, as folhas e as flores, que podem ser utilizadas para preparar o chá, extrato fluido ou tintura.
1. Chá de fumária
O chá de fumária pode ser usado para má digestão, prisão de ventre, regular a secreção de bile, ajudar a expulsar pequenas pedras na vesícula, ou pressão alta, por exemplo.
Ingredientes
- 1 colher (de chá) de fumária seca e picada;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo
Colocar a água em uma panela, quando ferver deve ser retirada do fogo e adicionar a fumária. Tampar e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar e beber morno, de 1 a 3 xícaras por dia.
Devido ao sabor amargo do chá de fumária, a mistura com suco de frutas pode ser uma alternativa, misturando uma xícara do chá frio de fumária ao suco de maçã, por exemplo.
O chá de fumária também pode ser usado para aplicar compressas sobre a pele, devendo-se molhar uma gaze no chá e aplicar sobre a região da pele afetada com psoríase ou eczema, de 2 a 3 vezes por dia.
Para potencializar seu efeito anti-inflamatório para a pele, pode-se adicionar ao chá de fumária, ½ colher de chá de flores de calêndula. Confira os benefícios da calêndula para a pele.
2. Extrato fluido de fumária
O extrato fluido de fumária pode ser usado para estimular a vesícula biliar ou para problemas de pele.
Ingredientes
- 1 mL de extrato fluido de fumária;
- Água.
Modo de preparo
Adicionar o extrato fluido de fumária em um pouco de água, e beber até 3 vezes por dia.
Possíveis efeitos colaterais
O consumo máximo diário de fumária deve ser de 3 xícaras de chá por dia, pois o uso excessivo pode provocar vômito, diarreia e dor no estômago.
Além disso, o uso da fumária em doses maiores do que as recomendadas ou por mais de 18 semanas de uso, pode causar intoxicação e efeitos colaterais graves, como tremores, paralisia dos músculos e da respiração, sonolência ou convulsões, o que pode colocar a vida em risco.
Quem não deve usar
A fumária não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham glaucoma, alergia a esta planta.
Além disso, o uso da fumária não é recomendado para pessoas que utilizam remédios para pressão alta ou problemas cardíacos, pois pode baixar muito a pressão arterial.
O extrato fluido de fumária, por conter álcool na sua composição, é contra-indicado para pessoas em tratamento do alcoolismo ou que utilizam dissulfiram.