A geleia de mocotó é um doce feito a partir do tutano, que é um composto gelatinoso e gorduroso encontrado dentro dos ossos de boi, que ajuda a manter a saúde dos ossos e músculos e melhora a disposição física e mental.
Estes benefícios são possíveis, porque a geleia de mocotó possui boas quantidades de carboidratos, além de conter vitamina B1, vitamina B6 e minerais, como magnésio e potássio, na sua composição.
A geleia de mocotó é geralmente comercializada em supermercados e possui diversos sabores. Mas esse doce também pode ser preparado em casa, sendo uma opção mais natural e sem aditivos como açúcar, saborizantes, espessantes e corantes.
5 benefícios da geleia de mocotó
Os principais benefícios da geleia de mocotó são:
1. Favorece a saúde dos ossos
A geleia de mocotó contém cálcio, que é um mineral importante para manter a saúde dos ossos. Embora não substitua os alimentos ricos em cálcio, a geleia de mocotó ajuda a complementar a ingestão diária recomendada desse mineral. Veja a ingestão diária de cálcio recomendada.
2. Fornece energia
Por conter boas quantidades de carboidratos, a geleia de mocotó é uma boa fonte de energia para o corpo. Além de serem importantes para manter as funções básicas do organismo, os carboidratos são essenciais para as atividades físicas, por exemplo. Confira mais alimentos ricos em carboidratos.
3. Mantém a saúde dos músculos
Por conter boas quantidades de carboidratos, a geleia de mocotó ajuda a manter a saúde dos músculos. Isso porque os carboidratos são importantes para preservar os músculos, já que, na falta desse nutriente, o organismo utiliza os músculos para obter a glicose.
4. Estimula o metabolismo
A vitamina B6, que também está presente na geleia de mocotó, estimula o metabolismo do corpo por ser importante para a produção de energia e proteínas, e para o funcionamento dos sistemas nervoso e imunológico, por exemplo. Descubra todas as funções da vitamina B6.
5. Melhora da disposição física e mental
A geleia de mocotó melhora a disposição física e mental, porque contém potássio, magnésio e vitamina B1, nutrientes que são importantes para o metabolismo de energia do corpo, a contração muscular e a condução dos impulsos nervosos. Veja mais alimentos que melhoram a disposição.
A geleia de mocotó engorda?
A geleia de mocotó pode engordar principalmente quando é consumida em excesso. Isso acontece porque a geleia de mocotó é rica em carboidratos, que são transformados em gordura quando consumidos em grandes quantidades. Além disso, a geleia de mocotó que contêm açúcar adicionado também pode engordar.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir traz a informação nutricional correspondente a 100 g, ou 4 colheres de sopa rasas, de geleia de mocotó natural e sem açúcar:
A geleia de mocotó pode ser uma boa opção de alimento para quem faz exercícios físicos, por ter boa quantidade de carboidratos. Confira o que comer antes e depois do treinos.
A quantidade de geleia de mocotó indicada na dieta pode variar conforme o estado de saúde e as necessidades nutricionais de cada pessoa. Por isso, é aconselhado consultar um nutricionista para saber quando incluir a geleia de mocotó na alimentação.
Para saber quando e como incluir a geleia de mocotó na dieta, marque uma consulta com o nutricionista mais próximo de você:
Como fazer geleia de mocotó
A geleia de mocotó, também conhecida como doce de mocotó, pode ser preparada em casa. Embora a aparência fique diferente da encontrada nos supermercados, essa receita é natural e não contém açúcar, espessante ou corantes.
Ingredientes:
- 1 Kg de mocotó de boi cortado;
- 3 litros de água;
- 1 litro de leite;
- 700 g de açúcar mascavo ou 2 colheres (de sopa) de adoçante culinário em pó;
- 1 colher (de café) de canela em pó.
Modo de preparo:
Lavar bem o mocotó e colocar numa panela de pressão com a água, levando ao fogo médio para cozinhar por 40 minutos, após pegar pressão. Retirar a panela do fogo e, após amornar, soltar o tutano do osso, com uma faca, reservando-o em uma tigela. Num liquidificador, acrescentar o leite e o tutano e bater bem até formar uma massa homogênea.
Transferir a geleia para uma panela, colocar o adoçante e a canela, e levar ao fogo baixo, mexendo sem parar, até encorpar e ficar quase firme. Colocar a geleia numa forma forrada com plástico filme e deixar esfriar na geladeira de um dia para o outro. Cortar no formato desejado e servir em seguida.