Goma xantana é um aditivo alimentar rico em fibra solúvel, um tipo de fibra que forma um tipo de gel no estômago e aumenta o tempo de digestão dos alimentos, prolongando a sensação de saciedade e ajudando, assim, na perda de peso.
Além disso, a goma xantana ajuda a combater a prisão de ventre, pois aumenta a quantidade de água no intestino, hidratando e amaciando as fezes, o que facilita a evacuação. Veja outros alimentos que também ajudam a combater a prisão de ventre.
Obtida a partir da fermentação de alimentos, a goma xantana é muito usada pela indústria na fabricação de alimentos, cosméticos e remédios. Além disso, a goma xantana também é encontrada em lojas de produtos naturais e farmácias, podendo ser usada para engrossar molhos, sucos e sobremesas, e aumentar a maciez de pães e bolos, por exemplo.
Para que serve
A goma xantana pode ser usada para:
1. Combater a prisão de ventre
A goma xantana combate a prisão de ventre, por ser rica em fibra solúvel, um tipo de fibra que facilita a hidratação e maciez das fezes, facilitando as evacuações.
No entanto, é importante lembrar que para ajudar no combate à prisão de ventre, deve-se beber bastante água, para hidratar a goma e facilitar a eliminação das fezes. Saiba a quantidade de água recomendada para cada pessoa.
2. Ajudar na perda de peso
Por ser rica em fibras, a goma xantana aumenta a absorção de água e forma um tipo de gel no estômago, prolongando o tempo de digestão dos alimentos e aumentando a saciedade, ajudando, assim, na perda de peso. Veja outras dicas para aumentar a saciedade.
3. Diminuir o colesterol sanguíneo
A goma xantana é rica em fibras que reduzem a absorção da gordura dos alimentos no intestino, ajudando a diminuir os níveis de colesterol do sangue e evitando, assim, o surgimento de doenças, como aterosclerose, infarto e derrame.
4. Prevenir a diabetes
A goma xantana diminui a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue, prevenindo a resistência à insulina e a diabetes.
Além disso, a goma xantana também ajuda a controlar os níveis de açúcar em pessoas que já possuem diabetes, prevenindo o risco de complicações da doença, como lesões nos rins, catarata e derrame, por exemplo. Conheça as principais complicações da diabetes.
5. Facilita a ingestão de alimentos
A goma xantana aumenta a viscosidade de líquidos, como sopas, molhos e sucos, facilitando a ingestão desses alimentos, sendo, por isso, recomendada para pessoas com doenças que podem causar dificuldades para engolir, como doença de Parkinson, derrame e esclerose múltipla.
Como consumir
A goma xantana é muito usada na indústria para a produção de cosméticos, remédios e alimentos, como biscoitos, sorvetes, bolos, molhos, alimentos sem glúten e sucos de fruta, por exemplo.
Além disso, a goma xantana também pode ser usada para melhorar engrossar sucos e molhos,e melhorar a maciez de pães e bolos, por exemplo.
A quantidade geralmente recomendada de goma xantana é de até 15g (1 e 1/2 colher de sopa) por dia para adultos.
Possíveis efeitos colaterais
A goma xantana pode causar efeitos colaterais como aumento da frequência das evacuações, diarreia e dor no estômago em algumas pessoas.
Goma xantana faz mal?
O consumo excessivo de goma xantana pode fazer mal, aumentando a produção de gases intestinais e causar o inchaço abdominal.
Quem não deve usar
Pessoas que usam medicamentos para controle da diabetes, devem conversar com o médico antes de usar a goma xantana, pois a goma pode alterar o efeito do medicamento.
Além disso, a goma xantana não deve ser usada por pessoas que tenham alergia a esse aditivo alimentar.
A goma xantana não é indicada para bebês, assim como não é recomendada para pessoas com diarreia, incontinência fecal e pessoas com alergias alimentares graves, pois a goma xantana é produzida a partir de alimentos de origem vegetal, como soja, trigo, milho e laticínios.