Gordura localizada é a gordura que fica acumulada em uma região do corpo, como barriga, quadril, pernas, culote, coxas e costas, por exemplo. O acúmulo de gordura pode ser devido a fatores genéticos, idade, variações hormonais ou estilo de vida.
Para queimar a gordura localizada é muito importante manter uma rotina de atividade física regular, apostando principalmente em exercícios aeróbicos, como correr, andar de bicicleta ou fazer caminhada, além de ter uma alimentação equilibrada e com menos calorias, evitando os alimentos industrializados e os alimentos ricos em gorduras e carboidratos.
No entanto, também existem alguns tratamentos estéticos que podem ajudar a obter melhores resultados, principalmente para a gordura localizada mais persistente, como a carboxiterapia, a criolipólise, a lipocavitação e a endermoterapia, por exemplo.
Causas de gordura localizada
As principais causas de gordura localizada são:
- Variações hormonais capazes de estimular a duplicação das células de gordura, sendo mais fácil a gordura acumular nas mulheres devido às maiores variações de hormônios;
- Idade, já que o metabolismo fica mais lento à medida que a pessoa envelhece, havendo maior acúmulo de gordura;
- Alimentação inadequada rica em gordura, carboidratos e alimentos industrializados, sendo principalmente notado o acúmulo de gordura na região abdominal;
- Sedentarismo, isso porque não há uso dos depósitos de gordura, permanecendo acumulada no corpo.
Além disso, a genética pode influenciar no acúmulo de gordura, de forma que é comum observar pessoas da mesma família com gordura acumulada na mesma região do corpo.
O que fazer
Para eliminar a gordura localizada, algumas opções são:
1. Alimentação e exercício
A alimentação saudável e a prática de atividade física de forma regular ajudam a acelerar o metabolismo e mobilizar a gordura, promovendo a sua eliminação. É importante que a alimentação seja feita sob orientação de um nutricionista, que deve indicar um plano alimentar de acordo com as necessidades da pessoa e focado na perda de gordura.
A prática de exercícios, tanto aeróbios quanto anaeróbios, também são fundamentais para promover a queima de gordura, sendo importante que seja praticado de forma regular e em intensidade média a moderada.
A combinação de alimentação e exercícios promove a perda de gordura como um todo, e, como consequência, estimula a eliminação da gordura localizada.
2. Lipocavitação
A lipocavitação é um procedimento estético muito utilizado para promover a destruição da gordura acumulada na barriga, costas, coxas e culotes, e consiste na aplicação de um gel na região a ser tratada que é espalhado por um equipamento específico com movimentos circulares.
O equipamento utilizado na lipocavitação emite ondas do tipo ultrassom que são capazes de penetrar as células de gordura e promover a sua destruição, além de favorecer a eliminação de restos celulares pela corrente sanguínea para serem eliminadas pelo organismo.
O número de sessões variam de acordo com a região a ser tratada e quantidade de gordura acumulada na região, podendo ser necessária até 10 sessões, além de também ser recomendado que após cada sessão seja realizada drenagem linfática, para garantir os resultados, além da prática de atividades físicas aeróbicas. Veja mais detalhes sobre a lipocavitação.
3. Endermoterapia
A endermoterapia é outro tratamento estético que ajuda a combater a gordura localizada na barriga, pernas e braços, além de também ser indicada para tratar celulite, tonificação da pele e melhora da silhueta.
Nesse tipo de tratamento é utilizado um equipamento que "suga" a pele da região a ser tratada, promovendo o descolamento da pele e da camada de gordura, favorecendo a melhora da circulação sanguínea, a queima da gordura localizada e a eliminação da retenção de líquidos. Entenda como é feita a endermoterapia.
4. Criolipólise
A criolipólise é um procedimento que tem como princípio o congelamento da gordura corporal para promover a destruição das células de gordura e combater a gordura localizada. Isso é possível porque na criolipólise é utilizado um equipamento que resfria a região a ser tratada a até -10ºC por cerca de 1 hora, o que faz com que as células de gorduras sejam rompidas como consequência da baixa temperatura.
Esse tratamento é bastante eficaz no combate da gordura localizada, no entanto para que os resultados sejam garantidos, é também recomendado realizar uma sessão de drenagem linfática, assim é possível favorecer a eliminação da gordura de forma mais eficaz. Saiba mais sobre a criolipólise.
5. Carboxiterapia
A carboxiterapia também pode ser realizada para eliminar a gordura localizada, principalmente na região da barriga, culote, coxas, braços e costas, e consiste na aplicação de gás carbônico medicinal na região, o que estimula a saída da gordura acumulada de dentro das células, que passam a ser utilizadas pelo organismo como fonte de energia.
Além disso, por meio dessa técnica é possível também favorecer a circulação sanguínea e a eliminação de toxinas, além de ajudar a pele mais fina. Confira outras indicações da carboxiterapia.
6. Cirurgia plástica
A cirurgia plástica é um método mais invasivo para combater a gordura localizada, podendo ser feitas em várias partes do corpo sob recomendação do cirurgião plástico.
Na maioria dos casos, a cirurgia é realizada para tratar a gordura localizada na região da barriga, podendo ser recomendado pelo médico a realização de lipoaspiração ou abdominoplastia de acordo com a quantidade de gordura a ser removida e estado geral de saúde da pessoa.
Como garantir os resultados
Para garantir os resultados dos tratamentos estéticos e evitar o acúmulo novamente de gordura no organismo, é importante realizar atividade física de forma regular, praticando tanto exercícios aeróbicos quanto de força, como musculação e crossfit, por exemplo, sendo importante que sejam praticados de forma intensa.
No caso da lipocavitação e criolipólise, por exemplo, para garantir os resultados, a recomendação é que seja realizada uma sessão de drenagem linfática em seguida e praticar exercícios até 48 horas depois de cada sessão de tratamento, para conseguir realmente queimar a gordura localizada. Somente dessa forma é que o corpo poderá gastar a energia proveniente da gordura localizada, eliminando-o definitivamente.
Além disso, é importante ter atenção à alimentação, dando preferência a uma alimentação mais natural e saudável, pobre em alimentos gordurosos e industrializados, além de também ser muito importante beber bastante líquidos durante o dia. Confira algumas dicas para evitar o acúmulo de gordura.
Veja mais detalhes de como deve ser a alimentação, de acordo com o biotipo corporal, para eliminar a gordura localizada: