Gosto de sangue na boca: 10 causas (e o que fazer)

O gosto de sangue na boca é um gosto metálico, normalmente descrito como gosto de ferro, que pode ser causada pela má higiene bucal, gengivite, uso de vitaminas e suplementos a base de ferro, sangramento nasal, uso de medicamentos, tratamento contra o câncer, sinusite ou ser sinal de úlcera no estômago ou refluxo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Em alguns casos, além do gosto de sangue podem ser notados outros sintomas, como enjoo, dor abdominal, dor de cabeça, dor no rosto, azia, arrotos frequentes e sensação de bolo na garganta.

É importante que o médico seja consultado para que seja investigada a causa do gosto de sangue na boca e, assim, ser indicado o melhor tratamento, que pode envolver melhora dos hábitos de escovação, suspensão ou mudança na dose do medicamento ou mudanças alimentares, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas

As principais causas de gosto de sangue na boca são:

1. Escovação inadequada dos dentes

Escovar os dentes com muita força ou com uma escova de dentes muito dura pode provocar sangramento das gengivas, causando o gosto de sangue na boca.

O que fazer: nesse caso, é importante tentar escovar os dentes com menos força e usar uma escova de dentes com cerdas mais macias e com a cabeça mais flexível, pois assim é possível evitar que aconteça o sangramento. Veja como escovar os dentes corretamente.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Gengivite

A gengivite é a inflamação das gengivas que acontece devido ao acúmulo de placas bacterianas ou tártaro entre a gengiva e o dente. Devido à inflamação, as gengivas ficam mais sensíveis, podendo sangrar e causar o gosto de sangue durante a escovação dos dentes, ao passar fio dental ou ao consumir um alimento muito duro, além de também poder acontecer sangramento espontâneo. Confira outros sintomas da gengivite.

O que fazer: é recomendado consultar o dentista para que seja feita uma limpeza dos dentes e, assim, eliminar as placas e os tártaros acumuladas. Além disso, é indicado melhorar os hábitos de higiene bucal, escovando os dentes cerca de 3 vezes ao dia e passando fio dental.

3. Uso de vitaminas e suplementos a base ferro

O uso de suplementos e vitaminas que contém ferro, zinco, cromo e/ ou cobre em sua composição podem também provocar o gosto metálico na boca, como se fosse sangue. Confira outras causas de gosto metálico na boca.

O que fazer: de forma geral, o gosto de sangue na boca melhora à medida que acontece a absorção dos nutrientes presentes nas vitaminas. No entanto, se for o gosto de sangue na boca não melhorar ao longo do tempo, é importante que o médico que recomendou o suplemento seja consultado para que seja avaliada a possibilidade de suspender ou trocar o suplemento.

4. Uso de medicamentos

Alguns medicamentos podem ter como efeito colateral a alteração no paladar e gosto de sangue na boca, já que podem interferir na produção de saliva, como é o caso de antibióticos, antifúngicos, antidepressivos, alguns anti-histamínicos, diuréticos, esteroides e medicamentos indicados no tratamento da osteoporose ou glaucoma, por exemplo.

O que fazer: o gosto de sangue na boca costuma desaparecer após terminar o uso do medicamento. No entanto, é importante indicar ao médico o efeito colateral para que seja avaliada a possibilidade de ajustar a dose do medicamento ou trocar.

5. Sangramento do nariz

Quando existe sangramento no nariz, é possível que o sangue desça para a boca, principalmente quando se inclina a cabeça, o que pode provocar o gosto de sangue. O sangramento do nariz pode acontecer devido a pancadas no local ou ser consequência da pressão alta, desvio de septo ou hemofilia, por exemplo. Conheça as principais causas de nariz sangrando.

O que fazer: para parar o sangramento no nariz, é indicado segurar o nariz por 5 a 10 minutos. Se após esse tempo ainda existir sangramento, é indicado que o médico seja consultado para que seja identificada a causa do sangramento e, assim, seja possível iniciar o tratamento. Para tirar o gosto de sangue na boca, basta escovar os dentes e fazer bochecho com enxaguante bucal, por exemplo.

6. Tuberculose

Um dos sintomas da tuberculose é a tosse com sangue, o que pode fazer com que a pessoa sinta um sabor metálico na boca. Além disso, como no tratamento da tuberculose são indicados antibióticos, é possível que esses medicamentos tenham como efeito colateral alteração no paladar, favorecendo o gosto de sangue na boca.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria que atinge os pulmões, onde se multiplica e leva ao aparecimento dos sintomas, como dificuldade para respirar, febre baixa, suor frio, tosse persistente e dor no peito. Confira outros sintomas de tuberculose.

O que fazer: é importante que o tratamento indicado pelo médico seja realizado, pois assim é possível promover a eliminação da bactéria e o alívio dos sintomas. Nos casos em que o gosto de sangue na boca está acontecendo como efeito colateral do medicamento, é importante que o médico seja informado para que seja avaliada a possibilidade de ajuste na dose do medicamento de acordo com a evolução da doença e resposta ao tratamento.

7. Sinusite

A sinusite é a inflamação dos seios da face que causa sintomas como dor no rosto, dor de cabeça, nariz entupido, tosse, febre e gosto de sangue na boca, em alguns casos. O gosto metálico na boca acontece devido ao fato de haver muito muco acumulado no rosto, que pode escorrer pela garganta e provocar o gosto metálico.

Além disso, a tosse constante na sinusite pode também provocar irritação na garganta, o que também pode provocar o gosto de sangue na boca.

O que fazer: em caso de sinusite, é importante seguir o tratamento indicado pelo médico, que normalmente indica o uso de medicamentos que ajudam a deixar as secreções mais fluídas e favorecer a sua eliminação. Além disso, é recomendado beber bastante líquido, fazer inalação com vapor e, nos casos em que a sinusite é causada por bactérias, pode ser indicado o uso de antibióticos. Veja mais sobre a sinusite.

8. Úlcera gástrica

A presença de úlceras gástricas, que são feridas que se formam na parede do estômago, podem sangrar e levar ao gosto de sangue na boca. Além disso, é comum haver outros sintomas como dor abdominal, enjoo, vômito e presença de sangue nas fezes. Confira mais sintomas da úlcera gástrica.

O que fazer: é fundamental que o gastroenterologista seja consultado na suspeita de úlcera gástrica para que sejam feitos exames que ajudem a confirmar o diagnóstico e, assim, ser possível iniciar o tratamento. O tratamento para a úlcera gástrica envolve o uso de medicamentos de diminuem ou inibem a acidez do estômago, além de analgésicos e/ ou antibióticos, assim como alteração nos hábitos alimentares.

9. Refluxo

O refluxo é uma situação em que acontece a volta do conteúdo do estômago para o esôfago, causando sintomas como sensação de queimação e peso no estômago, azia, arrotos, tosse seca e sensação de bolo na garganta. Além disso, devido ao aumento do conteúdo ácido no estômago, é possível também haver alteração no paladar, resultando no gosto metálico na boca.

O que fazer: é importante que o gastroenterologista seja consultado para que sejam dadas orientações sobre o que fazer para aliviar os sintomas. O médico pode indicar a realização de mudanças na alimentação e uso de medicamentos que diminuem a quantidade de ácido. Veja mais detalhes do tratamento do refluxo.

10. Tratamento para o câncer

A quimioterapia e a radioterapia, que são tratamentos indicados em caso de câncer, podem provocar, como efeito colateral, inflamação dos tecidos da boca e alteração no funcionamento das glândulas salivares, o que pode provocar o sangramento e, consequentemente, o gosto metálico na boca. Além disso, como consequência desses tratamentos, é possível também notar alteração no paladar e enjoos, o que também contribui para o gosto de sangue na boca.

O que fazer: o gosto de sangue na boca devido ao tratamento para o câncer é uma situação temporária, melhorando ao longo do tempo. No entanto, caso seja permanente, é importante que o médico seja informado para que seja avaliada a possibilidade de ajustes no tratamento.

Vídeos relacionados

REFLUXO GASTROESOFÁGICO: o que é, sintomas, como evitar e tratamento

07:32 | 51.367 visualizações

NARIZ SANGRANDO: o que fazer

04:13 | 102.274 visualizações