Helmizol é um medicamento indicado para o tratamento de infeções causadas por vermes, parasitas como amebíase, giardíase e tricomoníase ou por algumas bactérias. Além disso, é também indicado para o tratamento de vaginites causadas por Gardnerella vaginalis.
Este remédio tem na sua composição Metronidazol, um composto anti-infeccioso com forte atividade antiparasitária e antimicrobiana que atua contra algumas infecções e inflamações causadas por microrganismos anaeróbios.
Preço
O preço de Helmizol varia entre os 15 e os 25 reais, e pode ser comprado em farmácias ou lojas on-line.
Como tomar
Helmizol pode ser usado na forma de comprimidos, suspensão oral ou geleia, sendo recomendadas as doses seguintes:
- Helmizol em comprimidos: a dose recomendada varia entre as 250 mg e as 2 gramas, 2 a 4 vezes por dia durante 5 a 10 dias de tratamento.
- Helmizol suspensão oral: a dose recomendada varia entre 5 e os 7,5 ml, tomados 2 a 3 vezes por dia durante 5 a 7 dias de tratamento.
- Helmizol geleia: é recomendado administrar 1 bisnaga cheia de aproximadamente 5 g, à noite antes do deitar, durante 10 a 20 dias de tratamento.
Efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais de Helmizol podem incluir dores de cabeça, confusão, visão dupla, náusea, vermelhidão, coceira, falta de apetite, diarreia, dor no estômago, vômito, descoloração da língua, alterações no paladar, tontura, alucinações ou convulsões.
Contraindicações
Helmizol está contraindicado para pacientes com alergia ao metronidazol ou a algum dos componentes da fórmula.
Além disso, a versão em comprimidos esta também contraindicada para crianças com menos de 12 anos.