Hematoma é o acúmulo de sangue em um órgão, tecido ou espaço dentro do corpo devido à lesão de vasos sanguíneos, podendo causar sintomas como confusão mental, náusea, vômitos ou dor, dependendo da sua localização e gravidade.
Normalmente, o hematoma se forma devido à lesão causada por uma pancada, mas também pode estar associado a malformação de vasos sanguíneos, cirurgias, problemas da coagulação do sangue ou efeito colateral de medicamentos, por exemplo.
Em caso de suspeita de hematoma, é recomendado procurar uma emergência para avaliação, especialmente se existir histórico de pancada ou queda, por exemplo. Embora nem sempre um tratamento específico seja necessário, nos casos mais graves pode ser indicada a retirada do hematoma por cirurgia.
Tipos de hematoma
Os principais tipos de hematoma e sintomas associados variam de acordo com a sua localização:
1. Hematoma subdural
O hematoma subdural é um tipo de sangramento intracraniano que normalmente resulta do rompimento de pequenas veias localizadas entre os ossos do crânio e o cérebro. É mais comum em bebês e idosos devido a alterações nos vasos que são mais frequentes nessas faixas etárias.
Possíveis sintomas: os sintomas de hematoma subdural geralmente se manifestam dentro das primeiras 48 horas após uma lesão, podendo envolver, por exemplo, confusão mental, dor de cabeça, náusea e/ou vômitos e perda da consciência.
Leia também: Hematoma subdural: o que é, sintomas causas e tratamento tuasaude.com/hematoma-subdural2. Hematoma epidural
O hematoma epidural é o resultado de uma hemorragia intracraniana que afeta algumas artérias localizadas próximas dos ossos do crânio. Este tipo de hematoma tende a se expandir rapidamente e, dependendo do seu tamanho, pode começar a comprimir o cérebro.
Possíveis sintomas: os sintomas de hematoma epidural tendem a surgir e piorar rapidamente. A pessoa pode apresentar perda da consciência, batimentos cardíacos lentos, respiração irregular e/ou diferença de tamanho entre as pupilas, por exemplo.
Leia também: Hematoma epidural: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/hematoma-epidural3. Hematoma subgaleal
Este tipo de hematoma corresponde ao acúmulo de sangue abaixo do couro cabeludo. Embora possa estar associado a pancadas na cabeça, especialmente em bebês pode ser uma complicação relacionada com o parto.
Possíveis sintomas: o hematoma subgaleal pode causar sintomas como um inchaço abaixo do couro cabeludo ou mancha roxa na pele. No entanto, principalmente em recém nascidos, pode resultar em choque hipovolêmico devido à perda de sangue em alguns casos.
Leia também: Hematoma subgaleal: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/hematoma-subgaleal4. Hematoma subcoriônico
O hematoma subcoriônico é um tipo de hematoma que pode se formar entre a parede do útero e a bolsa amniótica durante a gravidez e acontece devido a um descolamento da membrana do córion, que faz parte dessa bolsa, do útero.
Possíveis sintomas: o sintoma mais frequente de hematoma subcoriônico é sangramento vaginal. No entanto, algumas mulheres com este tipo de hematoma podem ter poucos ou nenhum sintoma em alguns casos.
Leia também: Hematoma subcoriônico: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/hematoma-subcorionico5. Hematoma subungueal
O hematoma subungueal é um tipo de acúmulo de sangue que se desenvolve abaixo da unha e, normalmente, é o resultado de uma pancada ou pressão excessiva na ponta dos dedos.
Possíveis sintomas: devido à pressão causada pelo sangue que fica preso logo abaixo da unha, o hematoma subungueal normalmente causa sintomas como dor e alteração da cor da pele ao redor.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico de hematoma normalmente é feito pelo clínico geral ou pediatra, em caso de bebês e crianças, levando em consideração os sintomas apresentados e resultado de exames de imagem como o ultrassom ou tomografia computadorizada, que são capazes de identificar o acúmulo de sangue.
Caso deseje marcar uma consulta, encontre um clínico geral mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:
Diferença entre hematoma e equimose
O hematoma é resultado do rompimento de vasos sanguíneos localizados mais profundamente, provocando o acúmulo de sangue em órgãos, tecidos ou espaços corporais. Já a equimose resulta do rompimento de pequenos vasos sanguíneos superficiais, que estão presentes na pele ou mucosas. Entenda melhor o que é equimose e suas causas.
Possíveis causas
As principais causas de hematomas são:
- Pancadas fortes, como em caso de acidentes de carro;
- Complicações de cirurgias;
- Efeitos colaterais de medicamentos anticoagulantes;
- Problemas da coagulação do sangue, como a hemofilia;
- Malformações de vasos sanguíneos;
- Alguns tipos de tumor.
Os hematomas normalmente são causados pela lesão de vasos sanguíneos, resultando na saída e acúmulo de sangue em órgãos, tecidos e outros espaços corporais. Por isso, podem se formar em praticamente qualquer parte do corpo.
Picada de inseto pode causar hematoma?
Picadas de inseto normalmente não são profundas ou graves o suficiente para causar um hematoma, mas podem provocar uma equimose no local em alguns casos. O risco de hematomas é maior especialmente em caso de insetos venenosos e/ou problemas da coagulação do sangue. Confira os principais sintomas da picada de inseto.
Como é feito o tratamento
O tratamento para hematomas varia de acordo com a sua localização e gravidade e, especialmente quando são pequenos, tendem a desaparecer naturalmente sem a necessidade de um tratamento específico.
Para o hematoma subgaleal, por exemplo, o tratamento em adultos geralmente é feito apenas pelo acompanhamento médico. Neste caso, o hematoma tende a desaparecer entre 2 e 3 semanas na medida em que o sangue é reabsorvido do local pelo organismo.
No entanto, principalmente em caso de hematomas dentro do crânio, como o hematoma epidural ou subdural, que podem comprimir partes do cérebro, o tratamento normalmente envolve a sua retirada por meio da drenagem feita por cirurgia.