A hemorragia interna é o sangramento que ocorre dentro do corpo, devido ao rompimento de veias ou artérias, causado por traumas ou fraturas, mas também podem ocorrer devido a doenças, como hemofilia, gastrite ou doença de Crohn, ou até pelo uso de remédios anticoagulantes ou anti-inflamatórios, por exemplo.
Os sintomas da hemorragia interna dependem do local onde acontece e da gravidade da lesão, podendo não ter sintomas iniciais. No entanto, podem surgir sintomas como tontura, fraqueza, falta de ar, confusão mental ou até perda da consciência.
No caso de surgimento de sintomas de hemorragia interna, deve-se procurar atendimento médico imediatamente ou o pronto-socorro mais próximo, para que seja feito o tratamento o mais rápido possível, que pode ser através de cirurgia, aplicação de soro na veia ou transfusão sanguínea, de forma a evitar complicações que podem colocar a vida em risco.
Sintomas de hemorragia interna
Os sintomas da hemorragia interna são:
- Tontura e perda do equilíbrio;
- Fraqueza e dormência, em um dos lados do corpo;
- Dor de cabeça forte e súbita;
- Dor abdominal intensa;
- Sangue na urina ou fezes;
- Suor frio;
- Dificuldade para engolir ou mastigar;
- Falta de ar e dor no peito;
- Tosse com sangue;
- Náuseas e vômitos;
- Alterações na visão ou audição;
- Diarreia;
- Falta de coordenação motora;
- Sonolência;
- Perda da consciência ou desmaio.
Além disso, podem surgir sintomas de choque hipovolêmico, que é uma situação que ocorre como consequência da perda de grande quantidade de sangue, e que pode colocar a vida em risco, podendo ser identificada através de sintomas, como pele pálida e fria, palpitação cardíaca, confusão mental e dedos e lábios roxos. Saiba como identificar o choque hipovolêmico.
É importante procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto-socorro mais próximo sempre que surgirem sintomas de hemorragia interna, para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da hemorragia interna é feito pelo médico avaliação física e do histórico de saúde, além de exames de sangue de forma a perceber a gravidade da hemorragia.
Além disso, o médico pode solicitar exames de imagem, como ultrassom, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou angiografia, para identificar o local da hemorragia, a gravidade do sangramento e analisar os vasos sanguíneos.
Outros exames que o médico pode solicitar são exame de sangue nas fezes, endoscopia, ou colonoscopia, especialmente no caso de suspeita de sangramento gastrointestinal.
Possíveis causas
A hemorragia interna é causada pelo rompimento de veias ou artérias, devido a:
- Traumas, como acidentes de carro, agressões ou quedas;
- Fraturas ósseas, especialmente de ossos da perna, pelve ou braço;
- Aneurisma cerebral ou da aorta;
- Distúrbios de coagulação sanguínea, como hemofilia ou deficiência de vitamina K, e uso de medicamentos anticoagulantes;
- Gravidez ectópica;
- Pressão alta crônica;
- Trombose venosa profunda;
- Câncer ou tumor no intestino, estômago, esôfago, bexiga, pulmão, útero ou leucemia;
- Doenças no fígado, vesícula biliar ou rins;
- Uso de remédios anti-inflamatórios, como ibuprofeno ou ácido acetilsalicílico;
- Consumo de bebidas alcoólicas em excesso ou a longo prazo, pois pode causar cirrose;
- Uso de drogas de abuso;
- Infecções virais, como dengue, Chikungunya, ebola, hantavírus ou febre amarela.
Além disso, doenças gastrointestinais como pólipos no intestino, úlceras de estômago, colite, varizes esofágicas, doença de Crohn, doença celíaca, gastroenterites ou esofagite podem também causar hemorragias internas no estômago ou no abdômen.
A hemorragia interna também pode ocorrer horas ou mesmo dias após cirurgias, podendo ser necessário regressar ao hospital para parar o sangramento.
Como é feito o tratamento
O tratamento da hemorragia interna deve ser orientado pelo médico com o objetivo de identificar o local do sangramento e parar a hemorragia, e varia dependendo da causa, da extensão do sangramento, do órgão, tecido ou vaso que é atingido e do estado de saúde da pessoa.
Algumas hemorragias internas podem parar por si só sem que seja necessário tratamento. No entanto, na maioria dos casos é necessário realizar uma cirurgia com urgência, pois a grande perda de sangue pode colocar a vida em risco.
Além disso, podem ser necessárias aplicação de soro na veia ou transfusão sanguínea, para repor o volume de sangue perdido e prevenir complicações.
Possíveis complicações
Algumas complicações que podem surgir devido a hemorragia interna são:
- Choque hipovolêmico;
- Falência de órgãos, como rins, fígado, pulmões ou cérebro;
- Coma.
Por isso, é importante procurar ajuda médica sempre que surgirem os sintomas de hemorragia interna, para evitar complicações, pois podem colocar a vida em risco.