O que são:
As hemorroidas internas são veias dilatadas dentro do reto e que não são observadas no ânus, sendo diagnosticadas muitas vezes quando se observa a presença de sangue vermelho vivo nas fezes ou no papel higiênico ao defecar, coceira e desconforto no ânus, o que dificulta a ida ao banheiro.
O tratamento da hemorroida interna varia conforme o grau dessa condição e os sintomas apresentados, podendo ser recomendado mudar os hábitos alimentares, ingerir bastante água, usar pomadas e, em alguns casos, o proctologista ou gastroenterologista também pode indicar procedimentos como escleroterapia ou ligaduras elásticas.
Assista ao vídeo a seguir com o Dr. Antônio Carlos e conheça mais sobre as hemorroidas:
Sintomas de Hemorroidas que você não pode ignorar!
10:02 | 187.831 visualizaçõesPrincipais sintomas
Os principais sintomas de hemorroida interna são:
- Sangue vermelho vivo nas fezes;
- Coceira no ânus;
- Saída de muco pelo ânus;
- Dificuldade e dor para defecar;
- Desconforto anal;
- Tenesmo anal, que corresponde à intensa vontade evacuar mesmo que não exista mais nenhum conteúdo fecal para ser eliminado;
- Sensação de esvaziamento incompleto do reto após a evacuação.
Além disso, é possível perceber também o aparecimento de um pequeno nódulo no ânus durante a evacuação e que pode ou não voltar naturalmente para o local inicial, sendo esse nódulo correspondente às veias dilatadas que saem pelo ânus, caracterizando a hemorroida interna de graus 2, 3 ou 4, dependendo das características.
Quanto tempo duram as hemorroidas?
A duração dos sintomas das hemorroidas internas dependem da sua classificação e gravidade. A maioria das hemorroidas internas melhoram após poucos dias, podendo a recuperação durar até uma semana. É importante ter cuidados com a alimentação para acelerar o processo de recuperação.
Por outro lado, as hemorroidas internas maiores e mais graves podem durar entre 2 a 3 semanas para melhorarem e, em alguns casos, pode ser necessário que o médico seja consultado para que seja realizado o tratamento mais adequado.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da hemorroida interna deve ser feito pelo gastroenterologista ou proctologista por meio do exame proctológico, em que o médico irá avaliar a região anal para identificar qualquer alteração que seja indicativo de hemorroida interna. Para isso, o médico indica a posição que a pessoa deve ficar e em seguida faz a análise do ânus, sendo indicado para a pessoa fazer esforço como se estivesse defecando, pois assim é possível verificar a presença de hemorroidas ou de fissuras anais.
Marque uma consulta com o gastroenterologista mais próximo para investigar a possibilidade de hemorroida interna:
Além do exame proctológico, o médico avalia também os sintomas apresentados e o histórico da pessoa, os hábitos alimentares e a prática de atividade física, isso porque a alimentação pouco saudável e o sedentarismo favorecem o aparecimento das hemorroidas.
As hemorroidas internas são graves?
As hemorroidas internas não são graves, porém pode causar dor e incômodo, além de sangramentos e de aumentar o risco de anemia, infecções ou estrangulamento da hemorroida. Por isso, é importante que o médico seja consultado quando os sintomas não melhoram, pois assim é possível fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.
Graus das hemorroidas internas
De acordo com os sintomas apresentados, a hemorroida interna pode ser classificada em 4 graus, o que influencia no tratamento recomendado pelo médico:
- Hemorroida interna de grau 1: é verificado apenas sangramento e as veias não saem para fora do ânus;
- Hemorroida interna de grau 2: as veias saem para fora do ânus durante a evacuação, mas voltam à posição original naturalmente, além de também haver sangramento;
- Hemorroida interna de grau 3: há também sangramento e as veias só voltam à posição normal quando são cuidadosamente empurradas;
- Hemorroida interna de grau 4: há sangramento intenso e o prolapso é irredutível, ou seja, não voltam para a posição original nem quando empurradas.
De acordo com os sintomas apresentados e com as características verificadas pelo gastroenterologista ou proctologista, pode ser indicado o grau da hemorroida e iniciado o tratamento logo em seguida.
É importante ir ao médico quando for observado qualquer sinal ou sintoma indicativo de hemorroida interna, pois assim é possível que o médico faça o diagnóstico e indique o tratamento mais adequado.
Principais causas
O aparecimento das hemorroidas internas está muitas vezes relacionados com os hábitos da pessoa, como:
- Alimentação pobre em fibras;
- Uso frequente de laxantes;
- Hábito de ficar muito tempo sentado no vaso sanitário;
- Tabagismo;
- Sedentarismo.
Além disso, a alimentação inadequada faz com que o trânsito intestinal seja prejudicado, além de deixar as fezes mais ressecadas, o que faz que seja necessário a pessoa realizar excesso de força para evacuar, levando à formação das hemorroidas.
A hemorroida interna também pode estar relacionada com infecções locais, ser consequência de diarreia crônica ou acontecer durante a gravidez, o que é muito comum devido ao aumento do peso corporal e da pressão exercida na região pélvica pelo bebê. Entenda por que surgem hemorroidas na gravidez e como é o tratamento.
O que pode piorar as hemorroidas
As hemorroidas podem piorar após o consumo de alimentos com muita gordura, cereais refinados, farinhas refinadas, bebidas alcoólicas, cafeína e pimenta. Além disso, outros fatores como ficar sentado por muito tempo, fazer muito esforço ao evacuar e não evacuar quando se tem vontade, também pode piorar as hemorroidas.
Dessa forma, o ideal é ter uma alimentação correta para acelerar a recuperação das hemorroidas. Veja como deve ser a alimentação para hemorroida.
Como deve ser o tratamento
O tratamento para hemorroida interna deve ser orientado pelo proctologista de acordo com o grau da hemorroida, podendo ser recomendado mudança nos hábitos alimentares, dando preferência ao alimentos ricos em fibras, consumo de bastante líquidos durante o dia, banho de assento, uso de analgésicos e anti-inflamatórios, como Naproxeno, ou o uso de pomadas para hemorroida, como Proctyl ou Ultraproct. Outras opções de tratamento que podem ser recomendadas pelo médico de acordo com o grau da hemorroida são escleroterapia, fotocoagulação, crioterapia e uso de ligaduras elásticas. Entenda como é feito o tratamento para hemorroida interna.
Já nos casos mais graves, em que a hemorroida fica presa no ânus, existe risco de formação de coágulos que podem provocar trombose hemorroidária e, por isso, o médico pode aconselhar a cirurgia para reparação das veias dilatadas.
A mudança nos hábitos alimentares é importante em todos os tipos de hemorroida, pois ao consumir maior quantidade de fibras, acontece melhora do trânsito intestinal e as fezes ficam mais macias, sendo mais fáceis de serem eliminadas e não havendo força para defecar. Confira o vídeo a seguir para saber o que comer para aliviar os sintomas e evitar novas crises de hemorroidas: