O que é:
A hipospádia é uma malformação da genitália masculina caracterizada pela abertura anormal da uretra embaixo do pênis e não na sua ponta, sendo geralmente identificada logo após o nascimento.
Meninos com hipospádia apresentam a saída de urina pelo local errado e podem notar uma curvatura anormal da genitália quando acontece a ereção do pênis. Além disso, quando não tratada, a hipospádia também pode dificultar ter relações íntimas na vida adulta.
Em caso de suspeita de hipospádia, é importante consultar um urologista ou, em caso de crianças, pediatra. O tratamento da hipospádia geralmente envolve a sua correção por meio de cirurgia que, em crianças, tende a ser feita entre 6 meses e 18 meses de idade.
Principais sintomas
Os principais sintomas de hipospádia são:
- Ausência da abertura da uretra na ponta do pênis;
- Pele do pênis cobrindo a cabeça do órgão incompletamente;
- Cabeça do pênis com formato anormal;
- Curvatura anormal do pênis, quando ereto;
- Jato de urina que não sai para frente.
Além disso, também é comum que homens com hipospádia sintam desconforto quando o pênis fica ereto e, nos casos mais graves, tenham dificuldade para ter filhos, devido à localização anormal da abertura da uretra, ou mesmo não consigam ter relações íntimas.
A hipospádia normalmente é identificada logo após o nascimento, quando o médico examina o bebê. No entanto, em caso de suspeita é recomendado consultar o urologista ou, em caso de crianças, o pediatra, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.
Tipos de hipospádia
Os principais tipos de hipospádia são:
- Distal: a abertura da uretra está localizada em algum lugar perto da cabeça do pênis;
- Peniana: a abertura aparece ao longo do corpo do pênis;
- Proximal: a abertura da uretra está localizada na região próxima do escroto;
- Perineal: é o tipo mais raro, em que a abertura da uretra se localiza próxima do ânus.
Na hipospádia, a saída da uretra está localizada embaixo do pênis, o que é diferente do que acontece na epispádia, quando a sua saída está na parte de cima do órgão. Entenda melhor o que é a epispádia.
Como é feito o tratamento
O tratamento da hipospádia normalmente é feito por meio de cirurgia, sendo normalmente indicado entre os 6 meses e os 18 meses de idade. Além disso, pode ser necessária mais de uma cirurgia até que a correção seja completada.
Durante a cirurgia de hipospádia, a abertura errada da uretra é fechada e uma nova é feita na ponta do pênis, sendo também corrigida a curvatura anormal do órgão, caso exista.
Normalmente, não é indicado fazer circuncisão antes da cirurgia, porque pode ser necessário utilizar a pele do prepúcio para fazer a reconstrução do pênis.
Como é a recuperação após a cirurgia de hipospádia?
Após a cirurgia, normalmente é colocada uma sonda na uretra que pode necessitar permanecer por alguns dias, mesmo após a alta do hospital. Normalmente, a criança fica internada por 2 a 3 dias, podendo ir para casa logo em seguida, sendo importante evitar esforços, especialmente durante as primeiras semanas após a cirurgia.
Além disso, é importante ficar atento aos sinais de infecção no local da cirurgia, como piora do inchaço, vermelhidão ou dor, por exemplo, sendo importante consultar o cirurgião assim que possível, caso surjam.