Para desinchar a barriga, independentemente da causa, podem ser adotadas algumas estratégias como diminuir o consumo de leite, macarrão e pães, assim como evitar o consumo de alimentos ricos em açúcares refinados.
Além disso, o consumo de chá de erva-doce, erva-cidreira ou hortelã durante o dia também pode ajudar a prevenir a formação de gases, facilitar a sua eliminação e melhorar a digestão, ajudando a diminuir a inchaço da barriga.
Quando o inchaço está acompanhado por dor abdominal constante ou outro sintoma gastrointestinal, é importante consultar o gastroenterologista para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado.
Leia também: Barriga inchada: 9 principais causas (e o que fazer) tuasaude.com/barriga-inchadaVeja no vídeo a seguir mais informações sobre as possíveis causas de barriga inchada e algumas formas para prevenir o inchaço e evitar:
O que eu fiz para ACABAR com a BARRIGA INCHADA
13:41 | 1.006.732 visualizaçõesAlgumas dicas para desinchar a barriga são:
1. Alimentação saudável
Para reduzir o inchaço na barriga é importante ingerir alimentos ricos em fibras e que facilitem a digestão, como legumes, verduras cozidas ou folhosos crus.
Além disso, também é importante reduzir alguns alimentos que contribuam para a formação de gases, evitando ingerir mais do que uma fonte de carboidratos, como macarrão com batata, arroz com batata ou arroz com feijão, por exemplo.
Leia também: 12 alimentos que causam gases tuasaude.com/alimentos-que-causam-gasesTambém é importante reduzir a ingestão de refrigerantes, adoçantes artificiais e bebidas com gás, e evitar o consumo de alimentos processados como salsicha, linguiça e lasanha ou pizzas congeladas, por exemplo.
Além disso, pode-se também experimentar interromper o consumo de leite durante 4 ou 5 dias, de forma a verificar se o inchaço diminui. Se isso acontecer, existe a possibilidade da pessoa sofrer de intolerância à lactose, que causa gases e diarreia. Além do leite, a intolerância ao glúten também pode provocar gases. Saiba como identificar a intolerância ao glúten.
2. Praticar exercício físico
Além da alimentação, existem alguns exercícios que também ajudam a acabar com o inchaço, como:
Exercício 1
Deitar de barriga para cima dobrando e segurando um joelho, pressionando-o em direção à barriga. Este exercício deve ser feito à vez para cada uma das pernas e deve ser repetido entre 20 a 30 vezes para cada perna.
Exercício 2
Ajoelhar e tentar sentar sobre o calcanhar, esticando-se em seguida para a frente estendendo os braços. Este exercício permite o alinhamento do final do intestino com o esfincter anal, o que facilita a saída dos gases.
Saiba como fazer o exercício corretamente no vídeo seguinte:
Melhor posição para SOLTAR PUM
02:27 | 1.113.098 visualizações3. Tomar probióticos
Para diminuir a formação de gases, comer iogurte natural ou com bífidos ativos diariamente, no café da manha, por exemplo, é uma boa estratégia. Estes iogurtes têm bactérias que regulam a fermentação dos alimentos e a produção de gases.
Além disso, também é possível adicionar na sopa ou bebidas, probióticos em cápsula ou em pó, que se compram nas farmácias de manipulação ou em lojas especializadas em produtos naturais.
Estes probióticos equilibram a flora intestinal, diminuindo o desconforto provocado pelo inchaço e gases.
Leia também: Probióticos: o que são, benefícios (e como tomar) tuasaude.com/o-que-sao-os-probioticos4. Tomar chá para os gases
Tomar chás naturais é uma excelente opção para diminuir o inchaço da barriga, já que favorece a eliminação dos gases. Algumas opções são o chá de erva-doce, hortelã, camomila e gengibre, por exemplo, que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, o que permite que as fezes sejam eliminadas mais rapidamente, evitando a formação e o acúmulo de gases.
Leia também: 8 melhores remédios caseiros para excesso de gases tuasaude.com/remedio-caseiro-para-gases