Inflamação no olho: sintomas, o que pode ser (e o que fazer)

A inflamação no olho pode ser causada por situações como conjuntivite, terçol, síndrome do olho seco, blefarite, ceratite ocular ou uveíte, por exemplo.

Os possíveis sintomas de inflamação no olho são vermelhidão, coceira, inchaço, dor ou desconforto nos olhos, além de lacrimejamento excessivo e sensação de areia ou cisco nos olhos.

Na presença de sintomas indicativos de inflamação no olho, é recomendado consultar o oftalmologista para fazer uma avaliação completa e indicar o tratamento adequado, que inclui o uso de colírios e pomadas com corticoides, anti-inflamatórios ou antibióticos, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de inflamação no olho

Os possíveis sintomas de inflamação no olho são:

  • Olho vermelho;
  • Coceira;
  • Olhos inchados;
  • Lacrimejamento;
  • Sensibilidade à luz, ou fotofobia;
  • Pus ou secreção amarelada nos olhos;
  • Dor ou desconforto nos olhos.

Conforme a causa desta condição, a inflamação no olho também pode causar secura nos olhos, visão embaçada e sensação de um corpo estranho nos olhos, como areia ou cisco.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

O que pode ser

Algumas situações que podem causar inflamação no olho são:

1. Conjuntivite

A inflamação nos olhos pode ser causada por conjuntivite, que é a inflamação da membrana que reveste a parte branca dos olhos e o interior das pálpebras.

Alguns sintomas de conjuntivite são vermelhidão, coceira, dor, inchaço, excesso de lágrimas ou até pus.

O que fazer: o tratamento da conjuntivite deve ser feito pelo oftalmologista, que pode recomendar a aplicação de compressas frias no olho para diminuir a inflamação e o inchaço.

Já nos casos de conjuntivite alérgica, pode ser recomendado o uso de colírios hidratantes, antialérgicos ou corticoides. Já na conjuntivite bacteriana, o oftalmologista pode indicar colírios ou pomadas com antibióticos, como polimixina B ou moxifloxacino.

Leia também: Conjuntivite: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/conjuntivite

2. Terçol

O terçol é a infecção bacteriana de glândulas sebáceas da pálpebra, podendo causar inflamação no olho e sintomas como o surgimento de um caroço, inchaço, vermelhidão, dor ou desconforto e aumento da sensibilidade ao toque na pálpebra.

O que fazer: em casos de suspeita de terçol, é aconselhado consultar o oftalmologista. O tratamento indicado pelo médico pode incluir o uso de antibióticos na forma de colírios ou pomadas, por exemplo.

O médico também pode indicar a aplicação de compressas mornas na pálpebra afetada durante 10 a 15 minutos, 3 ou 4 vezes ao dia, para ajudar a reduzir a inflamação, aliviar a dor e o desconforto, e facilitar a drenagem do pus.

3. Uveíte

Outra possível causa de inflamação do olho é a uveíte, que corresponde a inflamação da úvea, que é a parte do olho formada pela íris, corpo ciliar e coroide.

Os possíveis sintomas de uveíte são olho vermelho, sensibilidade à luz e visão embaçada, que pode acontecer como consequência de doenças autoimunes ou infecciosas, como artrite reumatoide, sífilis e hanseníase, por exemplo.

O que fazer: para tratar essa condição, o médico pode prescrever o uso de remédios corticosteroides e antibióticos orais, colírios anti-inflamatórios, dilatadores e relaxantes da pupila.

Em alguns casos, o médico também pode indicar o uso de medicamentos supressores do sistema imunológico.

Leia também: Uveíte: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/uveite

4. Síndrome do olho seco

A síndrome do olho seco é uma das possíveis causas da inflamação no olho, sendo caracterizada pela deficiência na produção ou evaporação excessiva da lágrima.

A síndrome do olho seco pode causar sintomas como coceira intensa, vermelhidão, sensação de queimação, picada ou de cisco nos olhos, sensibilidade à luz e visão embaçada. Veja outros sintomas da síndrome do olho seco.

O que fazer: o tratamento é indicado pelo oftalmologista, que incluir o uso de lágrimas artificiais, pomadas ou colírios com anti-inflamatórios ou antibióticos, ou suplementos de ômega 3, por exemplo.

Além disso, aplicar compressas mornas nas pálpebras, diminuir o tempo de uso do ar condicionado, computador e/ou celular, ou usar umidificador de ambiente, também ajudam no tratamento dessa condição.

5. Blefarite

A blefarite é a inflamação do olho que surge nas bordas das pálpebras e provoca o surgimento de remelas, crostas e sintomas como vermelhidão, inchaço, coceira, olhos secos e sensibilidade à luz.

Esta inflamação pode acontecer devido ao excesso de bactérias nas pálpebras, na base dos cílios, ou ainda por uma alteração nas glândulas de Meibomius, que é responsável por manter o equilíbrio da umidade ocular.

O que fazer: o tratamento da blefarite pode ser feito com a limpeza diária das pálpebras, usando-se água morna e um limpador suave, como xampu de bebê, para retirar as crostas.

O médico também pode recomendar o uso de colírios ou pomadas contendo esteroides ou antibióticos, ou ainda o uso oral de remédios antibióticos.

Leia também: Blefarite: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/blefarite

6. Quemose

A inflamação no olho pode surgir durante a quemose, que é uma condição caracterizada pelo inchaço das membranas transparentes que cobrem o branco do olho e o interior das pálpebras.

Alguns sintomas de quemose incluem irritação, coceira, vermelhidão nos olhos e pálpebras inchadas. Saiba reconhecer os sintomas de quemose.

O que fazer: para tratar a quemose, o médico pode prescrever o uso de remédios antibióticos e anti-inflamatórios, e colírios artificiais.

Além disso, a aplicação de compressas geladas por 15 a 20 minutos, sobre os olhos fechados, também ajuda a complementar o tratamento médico.

7. Ceratite ocular

A ceratite ocular é uma das possíveis causas de inflamação no olho. A ceratite ocular é a inflamação da córnea dos olhos, que pode ser causada pelo uso indevido das lentes de contato, lesões na córnea ou ser consequência de infecção por vírus, fungos, bactérias ou parasitas.

Os possíveis sintomas de ceratite são vermelhidão nos olhos, visão embaçada, maior sensibilidade à luz dor e sensação de queimação nos olhos.

O que fazer: o tratamento deve ser orientado pelo oftalmologista e pode incluir a aplicação diária de pomadas ou colírios antibacterianos, antivirais ou antifúngicos.

Além disso, o médico também pode recomendar o uso de colírios lubrificantes e/ou anti-histamínicos para ajudar a diminuir os sintomas.

Leia também: Ceratite: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/ceratite

Vídeos relacionados

Conjuntivite viral, alérgica ou bacteriana? Como tratar | com Dr. Arthur Frazão

10:33 | 301.331 visualizações