11 inibidores de apetite: naturais e de farmácia

Alguns inibidores de apetite naturais incluem o chá verde, o glucomannan e a Griffonia simplicifolia. Já os principais remédios que ajudam a diminuir o apetite são a sibutramina, o Saxenda e o Victoza.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Os inibidores de apetite agem fazendo com que a sensação de saciedade se prolongue por mais tempo ou reduzindo a ansiedade, que é uma das causas do aumento do apetite e da da vontade de comer.

É importante lembrar que o uso de suplementos e medicamentos para inibir o apetite deve ser feito somente com a orientação de um médico, já que não são indicados em algumas situações, além de causarem alguns efeitos colaterais.

Imagem ilustrativa número 1

Remédios naturais

Algumas opções de remédios naturais que ajudam a inibir o apetite são:

1. Chá verde

O chá verde pode ajudar a inibir o apetite por ser rico em epigalocatequina-galato, um composto bioativo que parece diminuir os níveis de grelina no organismo, que é o hormônio responsável pela fome.

Como usar: O chá verde pode ser consumido em cápsulas, sendo normalmente indicada a ingestão de 1 cápsula de 2 a 3 vezes por dia, ou na forma de chás, podendo-se beber de 1 a 4 xícaras de chá por dia. Saiba como usar o chá verde.

2. Griffonia Simplicifolia

A Griffonia Simplicifolia é uma planta que ajuda a inibir o apetite por ter ótimas quantidades de 5-HTP, um aminoácido que é convertido em serotonina no organismo, promovendo o bem estar e diminuindo a fome provocada pela ansiedade.

Como usar: Essa planta pode ser usada na forma de chás ou em cápsulas, sendo indicado ingerir de 50 a 100 mg desse suplemento antes das refeições. Confira como usar a Griffonia Simplicifolia.

3. Glucomannan

O glucomannan ajuda a inibir o apetite por ser uma fibra que forma um tipo de gel no estômago, aumentando o tempo de digestão dos alimentos e diminuindo a fome entre as refeições.

Como usar: O glucomannan deve ser tomado de 15 a  60 minutos antes das refeições principais e sempre junto com 2 copos de água. O uso de glucomannan deve ser feito por até 4 meses. Veja como tomar o glucomannan.

4. Picolinato de cromo

Por conter o mineral cromo, esse suplemento favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue, podendo inibir o apetite e a compulsão alimentar.

Como usar: O picolinato de cromo deve ser tomado de preferência antes de uma das refeições principais, sendo normalmente recomendado ingerir 1 cápsula por dia, por até 6 meses. Saiba como tomar o picolinato de cromo.

5. Spirulina

Por ter boas quantidades de fibras e proteínas, a spirulina é um suplemento que melhora o metabolismo e inibe o apetite.

Como usar: Esse suplemento pode ser encontrado em pó ou em cápsulas, podendo-se consumir até 10 gramas por dia, por até 6 meses.

Leia também: Spirulina: o que é, para que serve e como tomar tuasaude.com/spirulina

6. Agar-agar

O agar-agar é uma microalga rica em fibras que, quando consumida com água, forma um gel no estômago que prolonga o tempo de digestão, inibindo o apetite e aumentando a sensação de saciedade. Confira todos os benefícios do agar-agar.

Como usar: O agar-agar pode ser consumido em pó, diluindo-se 1 colher de sopa desse suplemento no suco, mingau ou vitaminas, ou em cápsulas, sendo geralmente indicado tomar 1 cápsula de 0,5 a 1 g, antes do almoço e do jantar.

Assista ao vídeo a seguir e conheça os suplementos que ajudam inibir o apetite:

5 INIBIDORES DE APETITE PARA EMAGRECER

10:15 | 146.447 visualizações

Medicamentos de farmácia

Os medicamentos de farmácia inibidores de apetite, que devem ser usados sob orientação médica, são:

1. Sibutramina

A sibutramina é um remédio usado para aumentar o gasto energético e inibir o apetite, fazendo com que a pessoa coma menos e aumentando a queima de calorias. Por isso, a sibutramina é geralmente indicada para pessoas com obesidade e compulsão alimentar. Saiba mais sobre a sibutramina.

Como usar: A sibutramina deve ser tomada de acordo com a recomendação do médico, sendo que a dose inicial geralmente indicada é de 1 cápsula de 10 mg por dia. No entanto, essa dose pode ser aumentada pelo médico para 15 mg por dia.

2. Saxenda

O Saxenda é um remédio que age nas regiões do cérebro, inibindo o apetite e reduzindo, por isso, as calorias da dieta. Assim, o Saxenda pode ser indicado pelo médico para pessoas que sofrem com sobrepeso ou obesidade.

Como usar: Esse medicamento deve ser usado conforme a orientação do médico, sendo que a dose recomendada é de 1 aplicação por dia por via subcutânea, no abdômen, coxa ou braço, a qualquer hora do dia. As doses do Saxenda dependem da semana do tratamento. Veja como usar o Saxenda.

3. Victoza

O Victoza é indicado principalmente para o controle da diabetes. No entanto, esse medicamento também pode ser indicado para ajudar no emagrecimento, já que estimula a produção de insulina, equilibrando os níveis de glicose no sangue e favorecendo, por isso, a saciedade. Entenda melhor para que serve o Victoza.

Como usar: A dose inicial recomendada pelo médico para adultos é de 1 injeção de 0,6 mg de Victoza por dia na primeira semana. Após esse período, essa dose pode ser aumentada pelo médico.

4. Anfepramona

A anfepramona, ou cloridrato de anfepramona, é um medicamento que age no centro da saciedade no cérebro, inibindo o apetite e ajudando, por isso, na perda de peso.

No entanto, devido ao aumento do risco de problemas cardiovasculares ou psiquiátricos, a Anvisa proibiu a comercialização da anfepramona em 2021 no Brasil.

5. Belviq (Cloridrato de lorcaserina)

O Belviq é um remédio que aumenta os níveis de serotonina no cérebro, que é o hormônio do bem-estar, diminuindo o apetite e aumentando a saciedade.

No entanto, a comercialização do Belviq no Brasil não está autorizada pela Anvisa. Isso porque o uso desse medicamento aumenta o surgimento de alguns tipos de câncer, como de pâncreas, de pulmão e de cólon.

Possíveis riscos do uso

Os principais riscos dos inibidores de apetite são insônia, tontura, nervosismo, ansiedade, depressão, náuseas, dor de estômago, prisão de ventre ou diarreia, dor de cabeça, pancreatite ou dependência, por exemplo.

Além disso, também podem ocorrer aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, dor no peito ou arritmia cardíaca, que devem ser comunicados imediatamente ao médico.

O inibidores de apetite também podem causar efeito sanfona, ou seja, ganho de peso que pode ser igual ou até maior que o peso perdido com o uso do remédio. Entenda o que é efeito sanfona e como evitar.

Por isso, o uso de inibidores do apetite, deve ser feito somente com indicação e acompanhamento médico regular, para avaliar a resposta ao tratamento e surgimento de efeitos colaterais.

Vídeos relacionados

Remédios para EMAGRECER: o que você precisa saber

11:38 | 18.636 visualizações

5 INIBIDORES DE APETITE PARA EMAGRECER

10:15 | 146.447 visualizações