A insuficiência cardíaca congestiva acontece quando o coração não consegue mais bombear sangue corretamente, o que diminui o transporte de oxigênio para os tecidos, resultando em sintomas como cansaço, falta de ar e aumento dos batimentos cardíacos.
A insuficiência cardíaca congestiva, ou ICC, é mais comum em idosos e pessoas com hipertensão, mas seu aparecimento também pode ser influenciado por hábitos de vida, como consumir frequentemente bebidas alcoólicas ou fumar, por exemplo. Entenda melhor o que é insuficiência cardíaca.
Assista ao vídeo a seguir e entenda mais sobre a insuficiência cardíaca:
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: principais sintomas de um coração fraco
04:28 | 19.699 visualizaçõesPrincipais sintomas
Os principais sintomas de ICC são:
- Falta de ar, que tende a piorar com o passar do tempo, passando a ser sentida mesmo quando se está em repouso ;
- Cansaço excessivo;
- Palpitações;
- Inchaço dos membros inferiores e da região abdominal;
- Dificuldade para dormir;
- Tosse constante e com sangue, em alguns casos;
- Náuseas;
- Aumento do peso devido ao acúmulo de líquidos no organismo;
- Vontade de urinar mais vezes, principalmente durante a noite;
- Dor no peito, principalmente quando a ICC é causada por infarto.
Na insuficiência cardíaca congestiva, a diminuição do bombeamento de sangue para o resto do corpo faz com que haja uma sobrecarga do coração, o que resulta em aumento dos batimentos cardíacos na tentativa de promover a oxigenação correta dos tecidos e o bom funcionamento do organismo.
No entanto, o aumento dos batimentos cardíacos leva ao desequilíbrio entre os líquidos intra e extracelulares, resultando na entrada de líquido nos tecidos, o que promove o inchaço dos membros inferiores e da região abdominal. Saiba identificar todos os sintomas de insuficiência cardíaca.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da insuficiência cardíaca congestiva normalmente é feito pelo cardiologista através de diferentes exames como teste de esforço, raio X do tórax ou ecocardiograma, por exemplo, em que pode-se verificar o funcionamento do coração.
Caso tenha interesse, marque uma consulta com o cardiologista mais próximo de você:
Possíveis causas
As principais causas da insuficiência cardíaca congestiva são:
- Hipertensão arterial, que pode ter como resultado uma disfunção diastólica, em que o coração não relaxa após a contração;
- Doença arterial coronária grave e/ ou infarto, que acontece devido à obstrução dos vasos sanguíneos pela presença de placas de gordura dentro das artérias, interferindo na passagem de sangue. Veja mais sobre a doença arterial coronariana grave;
- Estenose valvar, que é o estreitamento das válvulas cardíacas devido ao envelhecimento ou febre reumática;
- Arritmia cardíaca, que é caracterizada pela alteração nos batimentos cardíacos, fazendo com o que o coração bata de forma mais lenta ou mais rápido.
- Uso de alguns medicamentos para o tratamento do câncer (quimioterapia), antidiabéticos e anti-inflamatórios não esteroides.
Além dessas causas, a ICC também pode acontecer devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, tabagismo, problemas reumáticos, obesidade, diabetes, infecções virais ou depósito excessivo de ferro nos tecidos.
A ICC tem cura?
A ICC não tem cura, no entanto o tratamento ajuda a evitar a progressão da doença e complicações.
Como é feito o tratamento
O tratamento para a Insuficiência Cardíaca Congestiva é feito sob orientação do cardiologista, e de acordo com a causa da doença e estágio em que se encontra. Os principais medicamentos que podem ser indicados são:
- Anti-hipertensivos, como enalapril, benazepril e captopril, em caso de pressão alta;
- Betabloqueadores, como carvedilol, bisoprolol ou metoprolol, em caso de ter sofrido um infarto;
- Diuréticos, como furosemida e espironolactona, quando há retenção de líquidos.
Além disso, é importante praticar atividade física de forma regular, evitar o cigarro e bebidas alcoólicas, assim como ter uma alimentação mais saudável, devendo evitar o consumo excessivo de sal, de gorduras saturadas e de alimentos ultraprocessados.
Em fases mais avançadas da doença, dependendo da causa, o médico pode indicar a realização de transplante cardíaco, o uso de um dispositivo de assistência ventricular, cirurgia cardíaca ou uma infusão contínua de medicamentos. Veja mais detalhes do tratamento para a insuficiência cardíaca.
Possíveis complicações
As complicações da ICC normalmente acontecem quando o tratamento não é feito de acordo com a orientação do médico ou quando não há resposta ao tratamento, podendo acontecer o acúmulo de água nos pulmões (edema pulmonar), desnutrição, arritmia ou parada cardíaca, pressão alta, dano renal e hepático.