Iogurte: 7 benefícios, tipos e como fazer em casa

Evidência científica

O iogurte é um produto preparado por meio da fermentação do leite, e que oferece alguns benefícios para a saúde como equilibrar a flora intestinal, manter a saúde dos ossos e ajudar no emagrecimento.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esses benefícios são possíveis porque o iogurte contém proteínas, cálcio, potássio, fósforo, vitaminas, além de também poder conter probióticos, em algumas versões.

Existem diferentes tipos de iogurte, como natural, grego e Skyr, que são comercializados no supermercado. Além disso, o iogurte também pode ser feito em casa, podendo ser consumido puro, com frutas e mel ou ainda usado no preparo de molhos, pães, bolos e vitaminas.

Leia também: Iogurte grego: o que é, benefícios e como consumir tuasaude.com/iogurte-grego
Imagem ilustrativa número 3

Benefícios do iogurte

Os benefícios do iogurte natural para saúde são:

1. Equilibrar a flora intestinal

O iogurte, com probióticos adicionados, equilibram a flora intestinal por proteger o sistema gastrointestinal contra bactérias patogênicas, ajudando a diminuir o risco de inflamações, câncer de cólon e diarreia, por exemplo.

2. Ajudar a emagrecer

Por conter boas quantidades de proteínas, o iogurte ajuda a prolongar o tempo de digestão dos alimentos, controlando a fome e ajudando, assim, a emagrecer.

Além disso, o iogurte também contém poucas calorias, sendo uma boa opção para acrescentar em dietas de emagrecimento.

No entanto, para ajudar a emagrecer, o iogurte deve fazer parte de uma alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos.

3. Manter a saúde dos ossos

Por conter cálcio e fósforo, minerais importantes para manter os ossos fortes, resistentes e saudáveis, o iogurte mantém a saúde dos ossos, ajudando a evitar osteopenia, fraturas e osteoporose.

Leia também: 9 alimentos que ajudam a fortalecer os ossos tuasaude.com/3-alimentos-para-fortalecer-os-ossos

4. Promover o ganho de massa muscular

O iogurte promove o ganho de massa muscular, por conter boas quantidades de proteínas, um nutriente que é essencial para a contração e formação dos músculos.

Leia também: 16 melhores alimentos para ganhar massa muscular tuasaude.com/alimentos-para-ganhar-massa-muscular

5. Preservar a saúde mental

O iogurte contendo probióticos poderia ajudar a preservar a saúde mental, melhorando a função cognitiva. Isso acontece porque a flora intestinal equilibrada pode atuar na produção de neurotransmissores como serotonina, dopamina e ácido gama-aminobutírico.

No entanto, mais estudos ainda são necessários para confirmar o possível benefício do iogurte com probiótico na saúde mental.

6. Equilibrar o sistema imunológico

O iogurte ajuda a equilibrar o sistema imunológico por conter proteína, um nutriente importante para produção de anticorpos que combatem doenças e infecções.

7. Melhorar a saúde cardíaca

O iogurte, especialmente o desnatado ou semidesnatado, pode melhorar a saúde cardíaca, ajudando a controlar a pressão arterial.

Isso porque o iogurte contém potássio e cálcio, minerais que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, facilitando a circulação de sangue.

Tipos de iogurte

Os principais tipos de iogurte são:

  • Iogurte natural: este tipo é o menos processado, contendo apenas leite fermentado, fermentos lácteos;
  • Iogurte líquido: é feito a partir do iogurte natural batido, sendo adicionado de soro do leite;
  • Iogurte grego: é similar ao iogurte natural, mas com mais proteínas e gorduras. No entanto, o iogurte grego tem menos soro, sendo mais cremoso;
  • Iogurte Skyr: este iogurte tem origem na Islândia, feito com leite desnatado e onde se usa até quatro vezes mais leite que o iogurte natural para a sua produção.

Conforme a quantidade de gordura presente, os iogurtes podem ser integrais, semidesnatados ou desnatados. Além disso, o iogurte também pode conter ou não probióticos, açúcar, lactose, adoçante e aromas.

Qual iogurte é mais saudável?

O iogurte mais saudável é o menos processado, como o natural, o grego ou o Skyr. Além disso, para ser considerado saudável, o iogurte não deve conter aditivos na lista de ingredientes, como açúcar, adoçante e aromatizantes.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir indica a composição nutricional de 100g para cada tipo de iogurte:

Componentes 100 g de iogurte integral sem açúcar 100 g de iogurte natural semidesnatado sem açúcar  100 g de iogurte natural desnatado
Energia 61 calorias 63 calorias 56 calorias
Gorduras 3,25 g 1,55 g 0,18 g
Carboidratos 4,66 g 7,04 g 7,68 g
Proteínas 3,47 g 5,25 g 5,73 g
Vitamina A 27 mcg 14 mcg 2 mcg
Vitamina B1 0,029 mg 0,044 mg 0,048 mg
Vitamina B2 0,142 mg 0,214 mg 0,234 mg
Vitamina B3 0,075 mg 0,114 mg 0,124 mg
Vitamina B6 0,032 mg 0,049 mg 0,053 mg
Vitamina B9 7 mcg 11 mcg 12 mcg
Potássio 155 mg 234 mg 255 mg
Cálcio 121 mg 183 mg 199 mg
Fósforo 95 mg 144 mg 157 mg

Para se obter os benefícios do iogurte, esse alimento deve ser incluído numa alimentação saudável e balanceada, associada a práticas regulares de exercícios físicos.

Como fazer iogurte natural caseiro

Para fazer um iogurte natural caseiro é preciso apenas 1 litro de leite de vaca integral e 1 pote de iogurte natural sem açúcar (170g).

O passo a passo para fazer o iogurte natural caseiro é:

  1. Preaquecer o forno a 150 ºC por 15 minutos e, em seguida, desligar o forno, deixando-o fechado;
  2. Colocar o leite numa panela e levar ao fogo baixo, mexendo delicadamente por 15 minutos, até começar a formar espuma na parte de cima, mas sem deixar ferver;
  3. Deixar o leite amornar. Para verificar a temperatura, deve-se colocar um dedo no leite e aguentar por 10 segundos. Se estiver mais quente que isso, deve-se esperar mais um pouco;
  4. Colocar o leite morno numa tigela de vidro ou cerâmica e acrescentar o iogurte natural em temperatura ambiente, misturando delicadamente;
  5. Tampar a tigela com plástico filme e um pano grosso;
  6. Colocar a tigela no forno e deixar por cerca 8 a 12 horas.

Depois de pronto, guardar o iogurte na geladeira por 2 horas antes de servir. O iogurte deve ser armazenado na geladeira, com tampa, e pode ser consumido até uma semana.

Como consumir

Pode-se consumir o iogurte no café da manhã ou nos lanches, puro ou junto com cereais, frutas, granola e mel. O iogurte também pode ser usado no preparo de molhos, bolos, pães, smoothies e vitaminas.

Não existe uma recomendação específica de ingestão iogurte por dia. No entanto, a recomendação diária de leite e derivados, incluindo o iogurte, é de 2 a 3 porções, o que equivale a cerca de 400 a 600 g de iogurte natural, por exemplo.

Receitas com iogurte

Algumas receitas saudáveis com iogurte incluem:

1. Bolo de iogurte natural

Ingredientes:

  • 1 copo de iogurte natural (200 mg);
  • 1 xícara (de chá) de azeite ou outro óleo vegetal;
  • 3 ovos;
  • 2 xícara (de chá) de farinha de trigo;
  • 1 xícara (de chá) de açúcar;
  • 1 colher (de café) de essência de baunilha;
  • 1 colher (de café) de fermento químico em pó;
  • 1 colher (de café) de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo:

Preaquecer o forno a 180 ºC. Bater na batedeira os ovos, o azeite e o açúcar e, depois, acrescentar a farinha e o iogurte mexendo bem com uma colher. Acrescentar a essência de baunilha, o fermento e o bicarbonato, e misturar bem com uma colher.

Transferir a mistura para uma forma untada e levar para assar por 30 a 35 minutos. Aguardar amornar e servir em seguida.

2. Molho de iogurte natural para salada

Ingredientes:

  • 1 pote de iogurte natural sem açúcar (170 g);
  • 1 colher (de sopa) de azeite;
  • 1 dente de alho;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Amassar o alho ou picar em pedaços bem pequenos. Transferir o alho para um pote pequeno e acrescentar o restante dos ingredientes, misturando bem.

Deixar o molho na geladeira, armazenado num pote com tampa, e consumir por até 3 dias.

Vídeos relacionados

PROBIÓTICOS para um INTESTINO SAUDÁVEL

06:14 | 206.923 visualizações