Jamelão: o que é, para que serve a fruta (e como consumir)

O jamelão, também conhecido como jambolão, azeitona-do-nordeste, jambuí ou guapê, é uma fruta que fornece muitos benefícios para a saúde, como ajudar a controlar o açúcar no sangue, a equilibrar a pressão arterial e a fortalecer a imunidade.

Esses benefícios são possíveis por que o jamelão é rico em antocianinas, flavonoides e vitamina C, nutrientes e compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

O jamelão pode ser consumido ao natural, ou em pó, sendo usado em preparações como sucos, vitaminas, iogurtes e geleias, além do chá das folhas do jamelão.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve o jamelão

Devido às suas propriedades, o jamelão pode servir para:

1. Ajudar a controlar o açúcar no sangue

O jamelão é rico em antocianinas e flavonoides, compostos bioativos antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Isso acontece porque o jamelão ajuda a diminuir a absorção do açúcar e estimula a produção de insulina, o hormônio que é responsável por equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Veja outras formas de baixar o açúcar do sangue.

2. Fortalecer a imunidade

Por ser rico em vitamina C, flavonoides e carotenoides, nutrientes e compostos bioativos  antioxidantes, o jamelão ajuda a fortalecer a imunidade, ajudando a combater infecções causadas por vírus ou bactérias.

3. Prevenir o envelhecimento precoce

Os antioxidantes encontrados no jamelão, como antocianinas, flavonoides e vitamina C, podem ajudar a reduzir os danos causados pelos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. 

Além disso, a vitamina C presente no jamelão também atua  na produção de colágeno, uma proteína que age na formação e regeneração da pele, deixando-a mais saudável e firme.

Leia também: 16 alimentos antioxidantes (e como consumir) tuasaude.com/alimentos-ricos-em-antioxidantes

4. Regular o intestino

O jamelão possui taninos, um composto bioativo com propriedade adstringente, que ajuda a equilibrar a flora intestinal, regulando o intestino e auxiliando no tratamento de diarreias leves.

Além disso, o jamelão possui fibras que estimulam o funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre e melhorando a absorção de nutrientes.

Leia também: Como regular o intestino: 6 dicas simples tuasaude.com/5-dicas-para-regular-o-intestino

5. Equilibrar a pressão arterial

Os compostos antioxidantes e anti-inflamatórios presentes no jamelão, como os flavonoides e as antocianinas, favorecem o relaxamento dos vasos sanguíneos e facilitam a circulação do sangue, ajudando a equilibrar a pressão arterial.

O jamelão também possui potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio pela urina, regulando a pressão arterial.

6. Controlar o colesterol

Os taninos, antocianinas e saponinas presentes no jamelão, evitam a oxidação das células de gordura, ajudando a controlar os níveis de colesterol “ruim”, LDL, no sangue.

Além disso, os antioxidantes presentes no jamelão também reduzem a inflamação nos vasos sanguíneos, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional em 100 gramas, o que equivale a cerca de 10 unidades de jamelão:

Componentes

Quantidade para 100g de jamelão (10 unidades)

Energia

60 calorias

Proteínas

0,72 g

Gorduras

0,23 g

Carboidratos

15,5 g

Fibras

1,78 g

Fósforo

17 mg

Potássio

79 mg

Magnésio

15 mg

Vitamina C

14 mg

Para se obter os benefícios do jamelão, é recomendado que essa fruta faça parte de uma alimentação saudável e da prática regular de atividade física.

Como consumir

O jamelão pode ser consumido ao natural e com casca, no entanto possui sabor adstringente, podendo provocar sensação de secura na boca em algumas pessoas. Assim, o seu consumo também pode ser feito através de preparações como sucos, vitaminas ou geleias.

Não existe uma recomendação específica para o consumo de jamelão. No entanto, a recomendação mínima diária de frutas é entre 2 a 3 porções, o que equivale entre 160 e 240 g.

Além disso, a semente do jamelão também pode ser encontrada na forma de pó e acrescentada a preparações como bolos, pães, iogurtes ou frutas. Já as folhas do jamelão podem ser usadas para preparar chás.

É possível também encontrar o jamelão na forma de extrato concentrado, cápsulas e tinturas. Entretanto, como são formas mais potentes da planta, a sua dosagem e indicação deve ser orientada por um médico, nutricionista, ou outro profissional especializado em fitoterapia.

Chá de folha de jamelão

O chá de folha de jamelão é um remédio caseiro que pode ser indicado para ajudar no tratamento da diarreia, má digestão e na regulação dos níveis de açúcar no sangue.

Ingredientes:

  • 10 folhas de jamelão;
  • 500 mL de água.

Modo de preparo:

Ferver a água em uma panela, desligar o fogo e, em seguida, adicionar as folhas de jamelão.Tampar a panela e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Coar e beber até 2 xícaras de chá por dia.

Quem não deve consumir

O jamelão não deve ser consumido em excesso durante a gravidez e no período de amamentação.

Além disso, as pessoas que fazem uso de medicamentos controle da diabetes e/ ou da pressão arterial devem consumir essa fruta sob orientação do médico ou fitoterapeuta, pois assim é possível prevenir a hipoglicemia e a hipotensão.