O jejum intermitente é uma boa ferramenta para ajudar a emagrecer, pois ficar um determinado período sem comer, diminui os níveis de insulina no sangue, o que estimula o organismo a usar as reservas de açúcar e as células de gordura do corpo para fornecer energia, o que contribui diretamente para o emagrecimento.
Ficar em jejum por um período mínimo de 14 horas, por exemplo, contribui diretamente para diminuir a ingestão de calorias na alimentação, o que ajuda na perda de peso. Além disso, o jejum intermitente é uma dieta onde não se sente fome e não se perde massa muscular, diferente de outras dietas com restrição de calorias, onde a perda de músculo é bastante comum.
O jejum intermitente, quando associado a uma alimentação saudável, com frutas, vegetais, e leguminosas, por exemplo, promove o emagrecimento e ajuda a prevenir doenças como diabetes tipo 2, obesidade, esteatose hepática, que é o excesso de gordura no fígado. Veja outros benefícios de se fazer o jejum intermitente.
Confira mais detalhes sobre o porquê fazer jejum intermitente no vídeo a seguir:
JEJUM INTERMITENTE: você precisa começar agora
11:24 | 188.540 visualizaçõesComo usar o jejum intermitente para emagrecer
O jejum intermitente pode durar de 2 a 6 meses e deve ser orientado por um médico ou nutricionista, que escolherá entre os métodos existentes, como o jejum de dias alternados, onde se alterna entre dias onde não se come por um dia inteiro e retorna a comer normalmente no dia seguinte, jejum com restrição de tempo, que varia entre 14, 16 ou 18 horas sem comer, e o jejum onde se come por 5 dias normalmente e se diminui as calorias da dieta nos outros 2 dias da semana, por exemplo. Conheça melhor sobre os diferentes tipos de jejum intermitente e como fazer.
Estudos mostram que a perda de peso varia de acordo com o método de jejum intermitente adotado, a duração, o tipo de alimentação feita pela pessoa nos momentos em que se pode comer e se pratica atividade física regular ou não.
Durante o jejum, bebidas como água, café e chás sem açúcar ou adoçante podem ser consumidos. Ao fim do jejum, é importante fazer uma alimentação com baixa carga glicêmica para não aumentar muito os níveis de açúcar no sangue, priorizando vegetais, frutas, cereais integrais, como arroz e macarrão integrais, proteínas magras, como peixes brancos e frango e gorduras saudáveis, como azeite e castanhas.
Deve-se evitar a ingestão de alimentos muito gordurosos como frituras e margarina e carboidratos simples como açúcar refinado, doces, pão e arroz brancos, pois estes tipos de alimentos podem comprometer a perda de peso e causar doenças como diabetes e obesidade.
Veja mais detalhes de como fazer o jejum intermitente:
Guia do JEJUM INTERMITENTE de 16H para iniciantes
07:32 | 263.892 visualizaçõesOpção de cardápio para jejum intermitente de 16 horas
Este cardápio é apenas um exemplo do que se pode comer em um jejum intermitente de 16 horas:
Este cardápio é apenas um modelo de como o jejum intermitente pode ser feito. Para melhores resultados no emagrecimento, é fundamental receber o acompanhamento de um nutricionista, para uma orientação personalizada e escolha do tipo de jejum mais adequado para cada pessoa.